Prova objetiva do concurso TJ-PA para juiz tem nova data divulgada

Cebraspe divulgada nova data de aplicação da prova objetiva do concurso TJ-PA para juiz de direito substituto.

Após a anulação das provas objetivas do concurso TJ-PA para juiz, o Cebraspe divulgou na manhã desta sexta-feira, 1º, uma nova data para aplicação da primeira etapa. Os exames estão marcados agora para o dia 22 de dezembro, no turno da manhã. 

O edital de convocação contendo mais informações sobre a aplicação será publicado no dia 16 do mesmo mês no site da banca e no Diário da Justiça Eletrônico. A decisão é assinada pelo presidente da comissão do concurso, desembargador Ronaldo Marques Valle.

As provas objetivas do concurso para juiz de direito substituto do TJ-PA chegaram a ser aplicadas no último domingo, 27, mas foram anuladas após candidatos saírem dos locais com os cadernos de questões e cartões-resposta na mão. 

Concurso TJ-PA: prédio ameaça desabar e candidatos deixam prova

O ocorrido foi no prédio do Centro de Ensino Unamea quando, por volta das 12h, ouviu-se um estrondo que assustou candidatos e fiscais. No momento muitos acreditaram que o prédio estava ameaçando desabar, mas a perícia esclareceu mais tarde que uma mangueira se desconectou do ar-condicionado, causando o barulho. 

Na quinta-feira, 31, a comissão do concurso decidiu anular as provas aplicadas no dia 27, visando garantir a isonomia da seleção e para evitar que alguns candidatos possam ser prejudicados. 

Anuladas as provas objetivas do concurso TJ-PA para juiz substituto

Provas do concurso terão 100 questões de múltipla escolha

A estrutura e o programa das provas do concurso deverão ser mantidas. Conforme prevê o edital de abertura, a primeira etapa de avaliação compreende 100 questões de múltipla escolha distribuídas por três blocos de disciplinas:

Bloco I (30 questões): Direito Civil, Direito Processual Civil, Direito do Consumidor e Direito da Criança e do Adolescente;
Bloco II (40 questões):  Direito Penal, Direito Processual Penal, Direito Constitucional e Direito Eleitoral;
Bloco III (30 questões): Direito Empresarial, Direito Tributário, Direito Ambiental e Direito Administrativo.

A prova objetiva seletiva, que possui peso 1 no concurso, tem caráter eliminatório e classificatório. A aplicação terá duração máxima de cinco horas. 

Assim como na primeira convocação para o exame, deverão ser chamados novamente os 3.316 candidatos para realizarem a prova em quatro locais: Ideal, Paes de Carvalho, Jarbas Passarinho e Unamea. Qualquer mudança será previamente divulgada pela banca. 

A prova será avaliada na escala de zero a dez pontos, de modo que cada questão correta conta 0,10 décimos. Para ser considerado habilitado será preciso obter o mínimo de 30% de acertos em cada bloco de questões e 60% no total do exame.

Os 300 candidatos mais bem classificados seguirão para a próxima etapa do concurso, que compreenderá duas provas escritas: discursiva (com quatro questões) e prova prática de sentença (uma cível e uma criminal).

Os exames da segunda etapa estavam previstos para serem realizados nos dias 20, 21 e 22 de dezembro. Com a nova data da prova, o cronograma poderá ser retificado. As avaliações seguintes terão datas e horários divulgados pela banca organizadora.

As próximas etapas do concurso são: 

♦ 2ª etapa – Provas discursiva e prática de sentença cível e criminal;
♦ 3ª etapa – Inscrição definitiva, sindicância da vida pregressa e investigação social; exame de sanidade física e mental; e exame psicotécnico;
♦ 4ª etapa – Prova oral; 
♦ 5ª etapa – Avaliação de títulos.

(Foto: Sinjep)
Problemas na prova do concurso TJ-PA leva à anulação do exame
​​​​​​(Foto: Sinjep)

Concurso TJ-PA tem 50 vagas de juiz

Publicado em agosto deste ano, o concurso para juiz de direito substituto do Tribunal de Justiça do Estado do Pará visa preencher 50 vagas na carreira. Os ganhos iniciais são de R$30.404,42.

Para ingressar, além de ser aprovado em todas as etapas do concurso, é preciso ter diploma de bacharel em Direito e três anos de experiência de atividade jurídica, exercida após a formação. 

Além das vagas imediatas, o concurso TJ-PA prevê a formação de cadastro de reserva. Deste modo, mais pessoas poderão ser convocadas. Das 50 vagas imediatas, 37 são para ampla concorrência, dez reservadas a candidatos negros e três para pessoas com deficiência.

O concurso terá prazo de validade de dois anos, contados a partir da homologação do resultado final e podendo ser prorrogado pelo mesmo período.

Comentários