Concurso TJ-PA tem mais de 69 mil inscritos. Veja a concorrência

Concurso TJ-PA atrai mais de 69 mil candidatos. Concorrência por cargo foi divulgada pelo Cebraspe nesta quinta-feira, 16.

Um total de 69.814 pessoas tiveram inscrições homologadas no concurso TJ-PA para servidores. A concorrência por cargo foi divulgada pelo Cebraspe nesta quinta-feira, 16. 

Só para oficial de justiça, carreira para a qual será apenas formado cadastro de reserva, foram registrados 3.485 candidatos. Mas a maior procura foi para auxiliar judiciário, de nível médio. 

São 573 inscritos para as vagas da especialidade programador de computador e 41.605 para as demais vagas de auxiliar, sem especialidade. As regiões com mais inscritos são a Central e Marabá. 

Os demais candidatos estão distribuídos pelas vagas de analista, que abrange diversas especialidades e lotações. No documento abaixo é possível consultar o número de inscritos e a concorrência de cada cargo:

Locais de provas do concurso TJ-PA já foram divulgados

Vale lembrar que já estão disponíveis para consulta os locais de aplicação das provas. Os candidatos devem acessar os endereços por meio de login individual no site do Cebraspe, organizador

Os exames serão realizados no próximo domingo, 19 de janeiro. Para o nível superior serão aplicadas provas objetivas e discursivas, ambas de caráter eliminatório e classificatório, com duração máxima de cinco horas e início às 8h (horário local). 

Os candidatos a oficial e analista terão que responder a 70 questões, sendo 40 de Conhecimentos Específicos (variando conforme a especialidade) e 30 de Conhecimentos Gerais:

  • Língua Portuguesa
  • Ética no Serviço Público
  • Administração Pública e Poder Judiciário
  • Legislação
  • Políticas de Saúde (apenas para cargos da área)
  • Matemática/ Raciocínio Lógico (apenas para cargos de Exatas)
  • Noções dos Direitos das Pessoas com Deficiência

A objetiva será avaliada na escala de 0 a 70 pontos, de modo que cada questão valerá 1 ponto. Para ser habilitado será preciso alcançar nota superior a 15 em Conhecimentos Gerais e 20 pontos em Conhecimentos Específicos.

A discursiva será uma redação dissertativa contendo de 20 a 30 linhas sobre tema de atualidades. Valerá 30 pontos, sendo reprovado quem obtiver menos de 15. Os gabaritos serão divulgados a partir das 19h do dia 21 de janeiro.

Os candidatos a analista e oficial ainda serão submetidos a análise de títulos, cuja data ainda não foi divulgada pela banca. 

Assine a Folha Dirigida e turbine os estudos

Já para os candidatos de nível médio, nas carreiras de auxiliar, a avaliação compreenderá somente prova objetiva, eliminatória e classificatória, com duração máxima de três horas. A aplicação será no turno da tarde, com início às 15h. 

O exame compreenderá 50 questões, sendo 30 de Conhecimentos Específicos e 20 de Conhecimentos Gerais, que abrangem:

  • Língua Portuguesa
  • Ética no Serviço Público
  • Administração Pública e Poder Judiciário Legislação
  • Políticas de Saúde (apenas para cargos da área)
  • Matemática/ Raciocínio Lógico (apenas para cargos de Exatas)
  • Noções dos Direitos das Pessoas com Deficiência

A prova será avaliada na escala de 0 a 50 pontos, de modo que cada questão valerá 1 ponto. Pra ser considerado habilitado será preciso alcançar nota maior que 10 em Conhecimentos Gerais e maior que 15 em Conhecimentos Específicos.

(Foto: Sinjep-PA)
Concurso para servidores do TJ-PA tem 200 vagas efetivas
(Foto: Sinjep-PA)

O concurso TJ-PA para servidores oferta um total de 200 vagas, sendo 50 de nível médio e 150 de nível superior. Também será formado cadastro de reserva de modo que mais pessoas podem ser convocadas durante a validade dos resultados.

Os ganhos iniciais vão de R$3.207,90 podendo chegar a R$11.719,75. Além de benefícios, como: auxílio-alimentação, assistência pré-escolar, auxílio-transporte, assistência médica e odontológica, e exames periódicos. As contratações são feitas pelo regime estatutário, que assegura estabilidade.

Comentários