Folha Dirigida Entrar Assine

Notícia principal

Concurso TJ-BA para juízes tem crédito suplementar aprovado

Concurso TJ-BA para juízes tem crédito suplementar aprovado

O Tribunal de Justiça da Bahia teve crédito suplementar aprovado pelo governador Rui Costa para realizar concurso para juízes.

O governador da Bahia, Rui Castro, aprovou crédito suplementar para que o concurso TJ-BA para juízes seja realizado. De acordo com o decreto publicado no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira, 10 de agosto, o Tribunal de Justiça contará com R$530 mil para executar a nova seleção para magistratura baiana.

A concessão do orçamento foi confirmada à FOLHA DIRIGIDA pela Assessoria de Imprensa do TJ-BA. O tribunal ainda disse que o projeto básico da seleção está pronto e já foi aprovado pela comissão do concurso. Mas, “ainda não há a informação de quando será publicado o edital”, consta em nota.

Reprodução Diário Oficial do Estado da Bahia de sexta-feira, 10 de agosto

 

Com o projeto básico pronto, o próximo passo será a escolha da banca organizadora. Somente com o término da licitação que definirá a empresa responsável por aplicar as provas do concurso, os detalhes como cronograma e conteúdo programático poderão ser fechados. Saiba como funcionam os concursos públicos em 13 passos.

Concurso TJ-BA terá 50 vagas para juízes substitutos

O Tribunal de Justiça da Bahia oferecerá, no novo concurso, 50 vagas para juízes substitutos – cargo que exige graduação em Direito e três anos de atividade jurídica após a obtenção do grau de bacharel. Além das oportunidades imediatas, o TJ-BA formará cadastro de reserva com até 150 aprovados.

TJ-BA planeja novo concurso para juízes substitutos 
(Foto: Prefeitura de Guanambi-BA)

 

No último concurso para magistratura da Bahia, realizado em 2012, a remuneração inicial da carreira era de R$18.335,80. Tal valor, no entanto, deve ser ainda maior este ano em função dos reajustes salariais. O último concurso TJ-BA para juízes foi composto por cinco etapas de seleção. São elas:

  • Prova objetiva, eliminatória e classificatória;
  • Provas escritas, eliminatórias e classificatórias; 
  • Inscrição definitiva, sindicância de vida pregressa e investigação social, exame de sanidade física e mental, e exame psicotécnico, todos eliminatórios; 
  • Prova oral, eliminatória e classificatória; 
  • Avaliação de títulos, classificatória. 

Qual é o melhor lugar na sala de prova de concursos?

A objetiva consistiu em 100 questões divididas em três blocos. No primeiro eram 35 itens sobre Direito Civil, Direito Processual Civil, Direito do Consumidor e Direito da Criança e do Adolescente. 

No segundo bloco foram mais 35 perguntas sobre Direito Penal, Direito Processual Penal, Direito Constitucional e Direito Eleitoral. Já no terceiro bloco foram 30 questões distribuídas entre Direito Empresarial, Direito Tributário, Direito Ambiental e Direito Administrativo. Veja mais detalhes sobre o último concurso!

Comece sua preparação para o concurso TJ-BA 

Com os avanças nos preparativos para o concurso TJ-BA, os interessados em ingressar na magistratura baiana devem começar os estudos o quanto antes. FOLHA DIRIGIDA tem materiais que te ajudarão a conquistar uma vaga. 

Quer acesso ilimitado a cursos de preparação para concursos?

No vídeo abaixo, saiba como fazer ficha-resumo para concursos: 




Comentários

NEWSLETTER
Cadastre-se para receber notícias e Informações