Concurso para guarda municipal de Teresina-PI tem comissão formada

A comissão organizadora do concurso de guarda municipal da Prefeitura de Teresina-PI foi formada. Seleção está autorizada desde 2017.

Autorizado desde agosto de 2017, o concurso para guarda municipal da Prefeitura de Teresina, no Piauí, enfim sairá do papel. A comissão organizadora da seleção foi formada, conforme divulgado no Diário Oficial do Município, na última segunda-feira, 29. A equipe designada ficará responsável por elaborar a minuta do edital.

O concurso para guarda municipal é um dos mais aguardados em Teresina-PI. De acordo com a autorização publicada em 2017, a seleção oferecerá 100 vagas para a carreira. Para concorrer, será preciso ter concluído o nível médio.

A comissão é constituída por cinco membros da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi), sob a presidência do secretário do órgão, Francisco Samuel Lima Silveira. São eles: Francisco Caros de Macedo Rocha; Mauricéia Lígua Neves da Costa Carneiro; Lucijane Ibiapina Silva; Gabriela Cronemberger Rufino Freitas Pires; Iracilda Alves Braga; e Janaína Lucélia Oliveira de Carvalho (suplente).

Reprodução Diário Oficial do Município de Teresina-PI em 29/10/2018
Reprodução Diário Oficial de Teresina-PI em 29/10/2018

Em janeiro deste ano, a Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Teresina-PI adiantou os motivos que levaram à demora para iniciar os trâmites do concurso. Na época, estudos sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias, com o intuito de verificar os limites de gastos com pessoal, conforme a Lei de Responsabilidade Fisical, ainda seriam feitos. 

FOLHA DIRIGIDA entrou em contato com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Teresina nesta terça-feira, 30, para saber detalhes sobre o concurso da guarda e demais seleções do município. No entanto, até a publicação desta matéria, o setor não se posicionou sobre o assunto. 

Teresina tem mais de 600 vagas autorizadas

Com o concurso para a guarda municipal, a Câmara Municipal e a Prefeitura de Teresina estão autorizadas a realizar seleções, que somam 602 vagas efetivas. A autorização para estes concursos foi publicada em agosto de 2017, no Diário Oficial.

Concurso para guarda municipal começa a ser planejado (Foto: SEMA/Teresina-PI)
Concurso para guarda municipal está entre os autorizados​​​​​
em Teresina-Pi (Foto: SEMA/Teresina-PI)

Na ocasião, foram autorizados concursos para os seguintes cargos de nível superior: médico. professor - ciclo I; técnico de nível superior; engenheiro; arquiteto; analista ambiental; fiscal de serviços públicos; e procurador. 

Já para o nível médio, foram autorizadas, além da seleção para guarda municipal, os concursos para postos de técnico de nível médio e agente de trânsito. Até o momento, não há previsão para a publicação de editais.

A Prefeitura de Teresina-PI realizou seu último concurso público unificado, ou seja, como vagas para diversos setores, em 2016, com homologação em 2017. Na ocasião, foram ofertadas 118 vagas, que contemplavam diversos órgãos.

Inicie os estudos para concursos

Prepare-se para concursos

Prepare-se para o concurso de Teresina-PI

Mesmo sem data prevista para a divulgação do edital, o concurso para guarda municipal de Teresina-PI está confirmado. Com a comissão organizadora formada, quem deseja ingressar no quadro de servidores do município já pode iniciar os estudos. 

Abaixo, você confere alguns conteúdos de apoio e os próximos passos a serem tomados, até a publicação do edital do concurso. Confira!