Concurso guarda municipal de Teresina-PI tem mais de 5 mil inscritos

Mais de 5 mil estão inscritos no concurso para a guarda municipal de Teresina, no Piauí, que oferece 75 vagas para a carreira de nível médio

O concurso para a guarda municipal de Teresina, no Piauí, promete ser concorrido, já que a seleção registrou mais de 5 mil inscritos. De acordo com o relatório de concorrência da banca organizadora, o Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (Nucepe), 5.563 candidatos estão na disputa pelas 75 vagas oferecidas.

A maior disputa será para as mulheres, que concorrem a 14 vagas da ampla concorrência. São 1.396 inscritas, gerando uma disputa de 99 candidatas por vaga.

Já para o sexo masculino, 4.092 inscritos disputam as 57 vagas oferecidas. Desta forma, a concorrência chega a 71 candidatos por vaga. Para as pessoas com deficiência, a disputa fica em 19 candidatos por vaga, no caso dos homens, e 16, para as mulheres. 

Os candidatos agora devem ficar atentos ao cartão de convocação para as provas. O documento deverá ser publicado até o próximo dia 24. As avaliações ocorrerão no dia 27 de janeiroconforme retificação. As provas objetiva e discursiva serão aplicadas das 8h30 às 13h30 (horário do Piauí).

Teresina-PI registra mais de 5 mil candidatos em concurso para a guarda municipal (Foto: Sema/Teresina-PI)
Guardas de Teresina-PI têm inicial de R$1.133
(Foto: Sema/Teresina-PI)

Concurso de Teresina-PI terá cinco etapas

A Prefeitura de Teresina-PI realiza concurso para a guarda municipal. A oferta é de 75 vagas, sendo 60 para homens e 15 para mulheres, incluindo oportunidades para Pessoas com Deficiência (PcDs). A organização é do Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (Nucepe)

Com exigência de nível médio completo, os candidatos serão avaliados em cinco etapas. A primeira fase ocorrerá no próximo dia 27 de janeiro, com provas objetiva e discursiva. 

Prepare-se para concursos

Prepare-se para concursos

A prova objetiva será composta por 50 questões de Português, Raciocínio Lógico, Noções de Informática, Legislação de Trânsito, Legislação do Município de Teresina, além de Direito Constitucional, Penal, Administrativo, Ambiental e Direitos Humanos. 

Já a prova dissertativa será uma redação, com o valor de 20 pontos. Os classificados nessa etapa serão convocados para as demais avaliações do concurso, sendo elas:

Avaliação médica e odontológica 1/04/2019 a 5/04/2019
Exame de aptidão física 22/04/2019 a 27/04/2019
Avaliação psicológica 19/05/2019
Investigação social 8/07/2019 a 12/07/2019
Resultado final do concurso Até 2/08/2019

 

Além dos aprovados nas vagas imediatas, os 400 candidatos mais bem classificados farão parte do cadastro de reserva. Esses poderão ser convocados em até dois anos, no máximo, conforme o prazo de validade do concurso. A remuneração inicial é de R$1.133.

"A perspectiva é de que chamemos um número maior do que estamos prevendo inicialmente. Queremos, com esse concurso, fortalecer a Guarda Municipal, que é uma instituição nova, mas que já tem sua importância e representatividade para nossa cidade", declarou o secretário da Semcaspi, Samuel Silveira.

Saiba como lidar com a concorrência

O concurso de Teresina-PI será concorrido. No entanto, o número de inscritos não pode ser motivo para desânimo ou desistência. Para explicar e ajudar a como lidar com a concorrência em concursos públicos, FOLHA DIRIGIDA traz abaixo as dicas da coach Deborah Cal sobre o assunto. Confira! 



Comentários