Concurso TCE-AM: edital depende do aval da nova presidência

Os preparativos do novo concurso TCE-AM para efetivos poderão ter andamento após a posse do novo presidente do tribunal, Mario de Mello.

O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas estuda a abertura de um novo concurso TCE-AM para efetivos. Em resposta à FOLHA DIRIGIDA nesta terça-feira, 15, a Assessoria de Imprensa do órgão confirmou a necessidade de reposição de servidores. Porém, esclareceu que a elaboração do edital depende de autorização da nova presidência.

Mario de Mello foi eleito nesta terça, 15, como presidente do tribunal. Sua atuação, no entanto, terá início apenas em 2020. A Assessoria de Imprensa do TCE-AM explicou que os estudos preliminares já realizados pelo setor de Recursos Humanos para o novo concurso devem ser transmitidos para a nova gestão.

Como a saída de servidores é constante no órgão, a expectativa é que o presidente conceda aval para que os preparativos do edital tenham andamento. Em 2018, a atual presidente do TCE-AM, Yara Lins dos Santos, anunciou um novo concurso público.

Com isso, determinou que o setor de Recursos Humanos realizasse um levantamento interno dos cargos vagos. Até o fim de 2019, a previsão é que o tribunal perca 248 servidores em função de aposentadorias.

TCE-AM prepara novo concurso para efetivos
(Foto: Ana Cláudia Jatahy/ TCE-AM)

 

O órgão ainda não confirmou o número de vagas que será aberto, os cargos e escolaridades. Em caso de aval da nova presidência, ainda deverá ser aberta uma licitação para contratação da banca organizadora.

Uma instituição será contratada para receber as inscrições e aplicar as etapas do concurso TCE-AM, como provas objetivas. Esta semana, circulou por sites de cursos preparatórios que os trâmites da seleção poderiam ter andamento após a transição de aposentados do tribunal para a Previdência do Estado do Amazonas (AmazonPrev).

A Assessoria de Imprensa do TCE, contudo, desmentiu a informação e afirmou que a transição já foi feita em agosto deste ano.

+ Assine a Folha Dirigida e turbine sua preparação!
TCE-AM realiza levantamento de cargos para seu próximo concurso

Último concurso TCE-AM foi realizado em 2015

Os últimos concursos para o TCE-AM ocorreram em 2015, 2013 e 2012. O primeiro teve a oferta de duas vagas para auditor fiscal, mais cadastro de reserva. Na época, o salário era de R$28.947,54.

As outras duas seleções foram para preencher cargos na área de apoio. Em 2013, o edital trouxe 24 vagas de analista técnico de controle externo.

Já em 2012, foram 30 vagas distribuídas entre áreas de Auditoria de Obras Públicas (25) e Tecnologia da Informação (cinco). Os ganhos corresponderam a R$5.500, mais benefícios.

Os três concursos tiveram a Fundação Carlos Chagas (FCC) como banca organizadora. Os concorrentes foram avaliados por meio provas objetivas e discursivas, com as disciplinas de Conhecimentos Gerais e Conhecimentos Específicos.

Comentários