Folha Dirigida Entrar Assine

Concurso TC-DF tem número de vagas e cargos alterados

O quantitativo de vagas do concurso TCDF foi alterado e não haverá mais oferta para o cargo de técnico, sendo todas para nível superior.

Novas informações sobre o concurso TCDF. O quantitativo de vagas da seleção foi reduzida por conta de restrições orçamentárias. Assim, o cargo de técnico de controle externo foi excluído e serão oferecidas chances apenas para nível superior.

Das 14 vagas previstas e anunciadas, o concurso agora contará com 12 oportunidades, não havendo mais a oferta de vagas para interessados com nível médio.

A nova distribuição ficou da seguinte maneira:

  • Dez vagas para auditor de controle externo;
  • Uma vaga para procurador; e
  • Uma vaga para auditor conselheiro substituto.

• Concurso TC-DF: saiba o que faz um auditor de controle e inspire-se

Além da exclusão do cargo, a distribuição das vagas também foi modificada. Isso porque eram sete vagas para auditor de controle externo, e agora serão dez.

Cabe relembrar que essa não é a primeira vez que o concurso TCDF reduz o número de vagas da seleção. Antes de ser autorizado em outubro de 2018, era esperada uma oferta de 47 vagas como previso na LDO 2019, mas o despacho de autorização trouxe apenas 14 vagas. O motivo da oferta autorizada ser menor não foi divulgado. 

• TC-DF forma comissões organizadoras de concurso para quatro cargos

TC-DF reduz quantidade de vagas do concurso (Foto: Divulgação)
TC-DF reduz para 12 o número de vagas do concurso
(Foto: Divulgação)

Cebraspe é cotado para ser a banca do concurso

O Tribunal de Contas do Distrito Federal ainda não definiu qual instituição será a banca responsável pelo próximo concurso público do órgão. A Assessoria de Imprensa informou ainda que tampouco há um prazo definido para que o nome da escolhida seja anunciado.

No entanto, o Cebraspe é o grande cotado para mais uma vez ser o organizador do concurso TCDF. Embora haja uma expectativa para a escolha da banca, o órgão não confirma, já que aguarda um parecer favorável sobre a contratação do Cebraspe. Dessa forma, ainda não considera o instituto como o organizador definido.

"...levando em consideração que a instituição tem realizado os concursos no âmbito deste Tribunal desde 1980, como também organiza os certames públicos para carreiras e cargos de notória relevância na estrutura pública do país."

O Cebraspe foi sugerido como banca pela Secretaria de Gestão de Pessoas do Tribunal de Contas do DF em dezembro. No entanto, até o momento não houve nenhuma manifestação para oficializá-la.

O processo foi encaminhado ao Ministério Público Junto ao Tribunal de Contas do DF em janeiro, mas ainda aguarda decisão. Se o parecer pelo Cebraspe não for concedido, será feito um procedimento licitatório para escolher a organizadora.

Prepare-se para o concurso TC-DF
Inicie os estudos para concursos

Cebraspe também foi a banca do último concurso

A escolha do Cebraspe pode animar os concurseiros que estão se preparando com antecedência. Isso porque a banca também foi o organizador do último concurso, realizado em 2014.

Dessa forma, quem está tendo o edital anterior como base para os estudos levará vantagem por já conhecer toda a estrutura e perfil da banca.

Na época, foram oferecidas 69 vagas, sendo 19 destinadas ao cargo de auditor de controle externo, 12 para técnico de administração pública e 38 vagas para o analista.

Os participantes foram avaliados com provas objetiva e discursiva, sendo a primeira com 150 questões sobre Conhecimentos Gerais e Específicos, conforme relação abaixo.

Conhecimentos Gerais:

Língua Portuguesa; 
Raciocínio Lógico;
Controle da Administração Pública;
Lei Orgânica do Distrito Federal;
Direito Constitucional;
Direito Administrativo;
Direito Civil;
Direito Processual Civil;
Direito Penal.

Conhecimentos Específicos:

Auditoria Governamental;
Administração Financeira e Orçamentária;
Contabilidade Pública;
Administração Pública;
Economia;
Fiscalização de Obras Civis, Rodoviárias e Hídricas;
Fiscalização de Contratos de Tecnologia da Informação. 

CADASTRE-SE

Para ter acesso a este conteúdo

CADASTRE-SE


Comentários