Concurso Susam: governo convocará 774 aprovados na segunda-feira, 15

Todos os 774 aprovados restantes do concurso Susam serão convocados para posse na próxima segunda-feira, 15.

O governo do Amazonas anunciou para próxima segunda-feira, 15, a convocação de todos os 774 classificados no concurso da Secretaria de Estado de Saúde (Susam). Eles aguardam pela nomeação desde 2015, quando a seleção foi homologada.

O prazo de validade do concurso Susam vence em 16 de abril. O governo, portanto, só pode convocar até essa data. Em nota, o vice-governador do Amazonas, Carlos Almeida, explicou o motivo para demora da última chamada de aprovados.

“Conforme havíamos nos comprometido, estamos fazendo a chamada antes de vencer o prazo do Concurso. Precisávamos desse tempo para fazer o estudo de como faríamos essa convocação, tendo em vista que já alcançamos o limite prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e não poderíamos aumentar os gastos com a folha de pagamento”, esclareceu.

Carlos Almeida, vice-governador do Amazonas, anunicia última
convocação do concurso Susam (Foto: Bruno Zanardo/Secom)

 

Os novos servidores substituirão as vagas de aposentadorias, falecimentos e do Regime Especial Temporário (RETs). O secretário estadual de Saúde, Rodrigo Tobias, afirmou que a lista de convocações está pronta e será encaminhada à Casa Civil do Governo para publicação no Diário Oficial do Estado (DOE).

“Quando assumi a secretaria, já havia uma comissão trabalhando no estudo de viabilidade econômica e na substituição dos concursados. Precisava fechar a conta. O estudo foi concluído e estamos com a lista em mãos”, completou Tobias.

Essa será a 11ª chamada de aprovados no concurso, que foi homologado em abril de 2015. Os convocados ocuparão cargos na sede da Susam e demais unidades em Manaus, além das Fundações de saúde.

No final de 2018, todos os classificados para cargos no interior foram chamados, totalizando 2.446 convocados. A lista de documentos e exames para posse está disponível para consulta no site do governo do Amazonas.

Concurso Susam teve vagas para todos os níveis

O edital do concurso para a Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (Susam) foi publicado em 2014 e teve vagas para todos os níveis de escolaridade. A seleção ofertou, ao todo, 11.646 vagas, sendo 3.305 para nível fundamental, 5.247 para nível médio e 3.094 vagas para cargos de nível superior.

Na época, os salários variaram de R$1.294,57 a R$7.691,45 mensais. As oportunidades foram para agente administrativo, recepcionista, auxiliar de serviços gerais, técnico de radiologia, auxiliar de laboratório, assistente social, enfermeiro, psicólogo, entre outras.

Você sabe estudar para concursos públicos? Descubra!

Resolva o quiz sobre planejamento de estudos!

De acordo com o edital, a contratação dos aprovados é feita pelo regime estatutário, que garante estabilidade empregatícia ao servidor. Os inscritos no concurso Susam 2014 foram avaliados por meio de prova objetiva.

As questões cobradas foram cobradas conforme o nível de escolaridade, sendo elas de Língua Portuguesa, Matemática, Conhecimentos Específicos, Princípios e Organização do SUS. 

No vídeo abaixo, veja quais documentos são necessários para posse de aprovados em concursos:

CADASTRE-SE

Para ter acesso a este conteúdo

CADASTRE-SE


Comentários