Folha Dirigida Entrar Assine

Concurso Segurança-AM: sai quadro final com 1.333 vagas

O quadro de vagas dos concursos PM, Polícia Civil e Bombeiros do Amazonas foi publicado. Oferta é de 1.333 vagas em diversos cargos.

Os concursos para a Segurança do Estado do Amazonas tiveram novidades. O quadro final de vagas que deverão ser ofertadas foi publicado no Diário Oficial e trouxe o total de 1.333 oportunidades. As vagas estão distribuídas entre diversos cargos, da Polícia Militar, Polícia Civil e Bombeiros. A maior quantidade foi para o concurso PM-AM com 681 oportunidades (veja a distribuição abaixo). 

No entanto, as 108 vagas de agente penitenciário, para Secretaria de Administração Penitenciária (Seap-AM), ficaram de fora. Com isso, o quantativo antes de 1.421 vagas para concursos Segurança-AM foi mais uma vez reduzido.

Concurso Segurança Amazonas (Foto: Aleam)
Concurso Segurança-AM abrirá vagas para PM, Polícia Civil e Bombeiros
(Foto: Divulgação/Aleam)


Anteriormente procurado pela reportagem da FOLHA DIRIGIDA, o órgão explicou a redução da oferta. Um dos motivos seria o fato de que o estado do Amazonas também precisa repor servidores em outras áreas, como na Educação – cujo concurso teve oferta de mais de 8 mil vagas –, além de não poder atingir o limite prudencial. 

Concurso Polícia Militar-AM 

Para a Polícia Militar, as vagas estão distribuídas entre os cargos de oficial combatente e de saúde, cabo especialista músico, cabo especialista de saúde e soldado. Veja a distribuição: 

Cargos Vagas
Oficial combatente 20
Oficial de saúde 20
Cabo especialista Músico 20
Cabo especialista de saúde 20
Soldado combatente 601


⇒ Saiba o que estudar para a Polícia Militar-AM

Concurso Polícia Civil-AM

A Polícia Civil ficou com 424 vagas distribuídas entre as funções de delegado, investidor, escrivão, perito criminal, perito legista, perito odontolegista, auxiliar perito e padioleiro. Confira os quantitativos:

Cargos Vagas
Delegado 62
Investigador 200
Escrivão 98
Perito Criminal 27
Perito Legista 8
Perito Odontolegista 3
Auxiliar Perito 16
Padioleiro 10

Concurso Bombeiros-AM

O corpo de Bombeiros ficou com a menor quantidade: 228 vagas. Os interessados contam com oportunidades como oficial e soldado. Veja quantas vagas por cargo:

Cargos Vagas
Soldado 30
Oficial 198


⇒ Veja como foi o último concurso Bombeiros-AM

Processo de escolha da banca já começou

Em resposta à FOLHA DIRIGIDA, no dia 18 de setembro, a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas informou que o processo para a escolha da banca organizadora  já foi iniciado. Assim que esta etapa for concluída será dada a previsão para publicar os editais. 

Em julho deste ano, o deputado Dermilson Chagas (PP) declarou que os editais deveriam sair em 2019. Ele explicou, na época, sobre a proposta que autoriza o Poder Executivo a incluir uma ação no Plano Plurianual (PPA 2016/2019) e abrir um crédito adicional de R$1,1 milhão dentro do orçamento de 2018 da SSP-AM, visando ampliar os quadros da PM-AM, Polícia Civil-AM e Bombeiros-AM. 

Comentários