Folha Dirigida Entrar Assine

Notícia principal

Nova série: guia do concurseiro em seis capítulos

Estudar para concurso não é tarefa fácil. Além da necessidade de um emocional extremamente preparado, é preciso foco, determinação e, principalmente, a escolha do caminho certo. Não existe uma fórmula do sucesso, mas existem fatores que ajudam. FOLHA DIRIGIDA estreia na próxima segunda-feira, dia 6 de junho, uma nova série em vídeo que promete guiar o concurseiro (...)  

Estudar para concurso não é tarefa fácil. Além da necessidade de um emocional extremamente preparado, é preciso foco, determinação e, principalmente, a escolha do caminho certo. Não existe uma fórmula do sucesso, mas existem fatores que ajudam. FOLHA DIRIGIDA estreia na próxima segunda-feira, dia 6 de junho, uma nova série em vídeo que promete guiar o concurseiro, tanto o iniciante que está perdido sem saber por onde começar, quanto o mais 'cascudo' mas que não vê resultados e provavelmente não está se preparando da forma correta.
 
Serão seis capítulos, um por dia, de segunda até sábado, dia 11 de junho. Na série, o especialista Marcus Silva vai trazer um passo a passo de como obter a aprovação da maneira mais indicada, mas longe dos falsos atalhos para a aprovação mais rápida. A ideia é ser um catalisador da aprovação, ensinando a você, concurseiro, de forma prática e objetiva os principais passos e ferramentas para que você mesmo otimize seus estudos e se torne um concurseiro eficiente. Confira abaixo os temas e prepare-se para mais uma série da FOLHA DIRIGIDA Online! E o melhor, totalmente gratuita!
 
Capítulo 1 - Definindo o objetivo
Como escolher o concurso dos sonhos: área, órgão e cargo de interesse. Onde quer trabalhar? Quanto quer ganhar? Será o objetivo final ou apenas um degrau para objetivos maiores? Metas intermediárias e meta final. Quais as reais chances de aprovação? Qual poderá ser a rotina de estudos? Quanto tempo tem disponível? O que levar em conta para definir a estratégia?
 
Capítulo 2 - Entendendo o edital
A importância de ler o edital. Principais tópicos; o que não pode deixar de ler. Significados de termos difíceis e/ou jurídicos. Procurar leis que regem as carreiras: plano de cargos e salários, benefícios e direitos, chances de crescimento futuro. O que não tem no edital e é importante? Onde procurar as informações?
 
Capítulo 3 - Conhecendo a banca
Enquanto o novo edital não sai, a dica é considerar a banca do concurso anterior. Análise geral do perfil de cada uma das principais bancas: Cespe, FGV, FCC, Cesgranrio e Esaf. Formas de cobrança, critérios para pontuação e aprovação, áreas de concursos que costumam pegar, mais fáceis e mais difíceis, textos longos ou curtos, letra da lei ou jurisprudência, pegadinhas.
 
Capítulo 4 - Plano de estudo
Como montar um cronograma, o que levar em consideração nessa construção, quantas horas para cada matéria, quando mudar o ciclo, quantas disciplinas por semana, como incluir descanso, lazer e intervalos, diferença de cronogramas entre os níveis de concurseiros, como incluir revisão e exercícios.
 
Capítulo 5 - Metodologias de estudo
Prós e contras das diferentes modalidades: cursos presenciais, videoaulas, livros, apostilas, exercícios, simulados (presenciais ou online), turmas de exercícios...
 
Capítulo 6 - Controle de resultados
Autoavaliação: como fazer relatórios de resultados, planilhas de acertos e erros, identificar o nível de comprometimento, pontos fracos e fortes, como decidir sobre a readequação do plano de estudos. Se algo deu errado, como não desanimar e apostar em melhores resultados? 

Comentários

NEWSLETTER
Cadastre-se para receber notícias e Informações