Concurso Deap-SC para agente penitenciário tem banca definida

Publicado nesta segunda, 7, o extrato de dispensa de licitação do concurso Deap-SC revela a banca organizadora da seleção para agentes.

concurso Deap-SC para agente penitenciário tem banca organizadora definida. Publicado nesta segunda-feira, 7, no Diário Oficial de Santa Catarina, o extrato de dispensa de licitação revela o nome da empresa que ficará responsável pela seleção, sendo ela a Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (Fepese).

Com a definição da banca organizadora, o próximo passo será a assinatura do contrato entre a Fepese e a Secretaria de Administração Prisional e Socioeducativa (SAP-SC). Após esta etapa, o edital do concurso do Departamento de Administração Prisional de Santa Catarina (Deap-SC) poderá ser publicado.

Ao todo, serão oferecidas 600 vagas para o cargo de agente penitenciário. O concurso Deap-SC deverá ser aberto ainda este ano. Em setembro, o governador de Santa Catarina, Carlos Moisés, respondeu um seguidor em sua rede social sobre a seleção. Segundo ele, o "edital será publicado em breve".

Concurso para agente prisional de SC terá edital em breve (Foto: Divulgação/SJC-SC)
Concurso Deap-SC terá Fepese como banca do concurso para
600 vagas agente penitenciário (Foto: Divulgação/SJC-SC)

 

Ao que tudo indica, o edital do concurso Deap-SC será lançado ainda neste segundo semestre. Segundo o Governo, após a publicação do documento, será estabelecido o cronograma com a previsão do início das atividades dos novos agentes.

Em maio, quando a seleção foi anunciada, o presidente do Tribunal de Justiça, Rodrigo Collaço, avaliou o processo.

"O governo tem conseguido reverter os índices de criminalidade, mas isso implica em mais pessoas encarceradas. Esse chamamento é muito oportuno porque vai permitir a abertura de vagas e colocação dessas pessoas no sistema prisional", disse o presidente.

enlightenedConfira provas anteriores e prepare-se para o concurso Deap-SC!enlightened

Concurso Deap-SC é aguardado desde janeiro

Autorizado desde 2018, o concurso para agente penitenciário de Santa Catarina tinha edital previsto para janeiro deste ano. No entanto, na época, a seleção ainda precisava ter o seu orçamento aprovado pela atual gestão do estado.

Com o objetivo de assegurar as ações para a redução da criminalidade na área de Segurança Pública, o ex-governador Eduardo Pinho Moreira decretou, em julho de 2018, situação de emergência no sistema prisional de Santa Catarina. Entre as medidas apresentadas, foi dada a autorização para um novo concurso.

De acordo com o decreto, o intuito era contratar 807 agentes prisionais. Desta forma, é possível que, além das 600 vagas anunciadas, mais aprovados sejam convocados, durante a validade da seleção.

Inicie seus estudos

último concurso para a carreira ocorreu em 2013. Na ocasião, foram oferecidas 320 vagas, nos cargos de agente penitenciário e socioeducativo. Para concorrer, foi preciso ter nível superior completo.

Os candidatos foram avaliados por meio de provas objetivas e físicas. A primeira etapa contou com 70 questões, que foram distribuídas entre Conhecimentos Gerais e Específicos. Os vencimentos oferecidos aos convocados foram de R$2.800, já incluindo hora extra e adicional noturno.

Comentários