Concurso Deap-SC de agente penitenciário tem mais de 29 mil inscritos

Segundo a Secretaria de Estado da Administração Prisional e Socioeducativa (SAP), mais de 29 mil estão inscritos no concurso Deap-SC.

O concurso Deap-SC, para a carreira de agente penitenciário de Santa Catarina, promete ser concorrido. Com 600 vagas ao todo, a seleção atraiu mais de 29 mil candidatos, sendo 29.316 inscritos no total. Em uma prévia geral, a concorrência chega a cerca de 49 pessoas por oportunidade.

Os dados foram revelados pela Secretaria de Estado da Administração Prisional e Socioeducativa de Santa Catarina (SAP). A relação definitiva, no entanto, será divulgada, provavelmente, na próxima quarta-feira, 20, no site da Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (Fepese), banca organizadora.

Do total de vagas, 480 são destinadas ao sexo masculino e 120 ao sexo feminino. Por isso, a concorrência poderá ser maior, dependendo da vaga escolhida. Para concorrer, era necessário ter o nível superior completo e carteira de habilitação na categoria B. Os aprovados terão ganhos de R$3.993,82.

Concurso Deap-SC oferece 600 vagas (Foto: Divulgação/SJC-SC)
Concurso Deap-SC oferece 600 vagas de agente penitenciário
 (Foto: Divulgação/SJC-SC)

 

Do total de inscritos, mais de 3 mil candidatos garantiram a isenção da taxa. As inscrições foram recebidas até o dia 13 de novembro, por meio do site da Fepese. Além das 600 vagas, a seleção conta ainda com um cadastro de reserva para o cargo de agente penitenciário.

Concurso Deap-SC terá provas em dezembro

Os candidatos do concurso Deap-SC serão avaliados em até seis etapas, sendo elas: provas escritas; e física; avaliação psicológica; exame toxicológico; investigação social; e curso de formação.

A prova objetiva ocorrerá no dia 1º de dezembro, das 13 às 18h. Os locais serão divulgados no dia 27 de novembro. Os exames serão realizados nas cidades de: Blumenau, Chapecó, Criciúma, Grande Florianópolis, Itajaí, Joinville e Lages.

prova objetiva contará com 100 questões, sendo elas de:

  • Língua Portuguesa (15 perguntas);
  • Raciocínio Lógico (dez);
  • Direitos Humanos (15);
  • Direito constitucional (cinco);
  • Administração Pública (cinco);
  • Direito penal (cinco);
  • Legislação Especial (dez);
  • Direito Processual Penal (cinco);
  • Legislação Estadual (dez);
  • Execução Penal (dez); e
  • Sociologia Aplicada (dez).

Inicie seus estudos

 

Serão considerados aprovados os candidatos que obtiverem nota igual ou superior a cinco, com um ponto, no mínimo, em cada disciplina. Além disso, será preciso se classificar até a 1.920ª posição (homens) ou 480ª posição (mulheres).

Os aprovados serão convocados para a prova de capacidade física, que ocorrerá entre os dias 20 e 22 de dezembro. Serão convocados para o exame psicológico os candidatos considerados aptos no teste físico e classificados em até três vezes o número de vagas por sexo. A avaliação ocorrerá no dia 12 de janeiro de 2020.

O exame toxicológico deverá ser entregue, independente de convocação, entre os dias 6 de janeiro e 7 de fevereiro de 2020. Por fim, a investigação social ocorrerá concomitantemente às demais fases, desde a inscrição até o ato de posse.

Os aprovados serão convocados para o curso de formação. Para esta fase, serão chamados até 980 candidatos, sendo 784 do sexo masculino e 196 do sexo feminino, de acordo com a classificação.

resultado final está previsto para o dia 19 de junho. Após esta data, a seleção será homologada. Os aprovados serão convocados durante o prazo de validade do concurso Deap-SC, que será de dois anos, cabendo prorrogação por igual período.

Comentários