Folha Dirigida Entrar Assine

Notícia principal

DF planeja novo concurso para agente penitenciário com mil vagas

DF planeja novo concurso para agente penitenciário com mil vagas

O Governo do Distrito Federal aprovou a criação de 1,4 mil cargos para agente penitenciários, e pode abrir novo concurso.

O governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, sancionou a lei que cria 1.400 cargos efetivos para carreira de atividades penitenciárias. O despacho foi publicado no Diário Oficial do DF de quarta-feira, 4 de julho. Desde então, muitos concurseiros se questionaram se as novas vagas são para chamada de aprovados no último concurso agente penitenciário, realizado em 2014, ou para abertura de um novo edital.

A Secretaria de Segurança Pública e da Paz Social do Distrito Federal respondeu, em nota, à FOLHA DIRIGIDA, que os novos cargos serão para as duas situações. Primeiro, a intenção é priorizar a convocação de aprovados no último concurso público para o cargo. Há cerca de 300 candidatos nessa condição.

A proposta, em seguida, é que as demais vagas sejam preenchidas com abertura de novo concurso para agente penitenciário. A Secretaria atenta para o fato de que os dois contextos dependem da disponibilidade de orçamento. Confira, abaixo, a nota, na íntegra, enviada pela SSP-DF:

“A Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social informa que tem a intenção de priorizar o chamamento de aprovados no último concurso público de 2014 para compor o quadro de parte das 1,4 mil vagas criadas recentemente por lei. Há, aproximadamente, trezentos candidatos nessa condição. Para ocupar o restante das vagas, a proposta é realizar novo concurso. As duas situações (chamamento de aprovados do concurso de 2014 e abertura de novo edital), no entanto, dependem de recursos orçamentários”.

⇒ O que é preciso para ser um agente de atividades penitenciárias? De acordo com o edital do último concurso para carreira, para se candidatar é preciso ter apenas nível superior completo em qualquer área.

⇒ Qual o salário oferecido? Em início de carreira, os ganhos são de R$4.745. Os valores podem chegar a R$6.369,83, por meio de progressões. A jornada de trabalho é de 40 horas por semana.

Governo do Distrito Federal avalia a proposta de abri novo concurso
para agente penitenciário (Foto: Sesipe-DF)

 

⇒ Quais são as etapas de seleção? Segundo a lei, os concursos para agente penitenciário do DF são constituídos por prova objetiva, de conhecimentos gerais e específicos; teste de aptidão física; prova de aptidão psicológica; comprovação de idoneidade e conduta ilibada na vida pública e na vida privada; curso de formação profissional.

PL que cria as 1,4 mil vagas foi aprovado pela Câmara em junho

O projeto de lei que cria as 1.400 vagas efetivas para agentes de atividades penitenciárias já havia sido aprovado pela Câmara Legislativa em junho. A proposta recebeu o aval, em primeiro e segundo turno, do plenário, e depois foi encaminhada ao governador Rodrigo Rollemberg, para sanção ou veto. 

De acordo com a Câmara, depois da votação, alguns deputados parabenizaram os aprovados no concurso para o cargo, destacando a importância da organização e da mobilização da categoria. O deputado Rafael Prudente (MDB), entretanto, fez ressalvas.

"O governo enviou esse projeto às pressas, sem informar de onde sairão os recursos. É claro que a criação de vagas é necessária, mas é preciso tomar cuidado com promessas impossíveis em ano eleitoral", criticou. Já o parlamentar Raimundo Ribeiro (PPS) ressaltou que as 1.400 novas vagas criadas na Secretaria de Segurança Públicapermitirão o cumprimento do Código Penitenciário. "A lei prevê um agente para cada cinco internos", disse. 

Câmara Legislativa do DF durante votação do Projeto de Lei que cria 1.400 vagas
para agentes penitenciários (Foto: Carlos Gandra/ CLDF)

 

De acordo com o portal da Transparência do Distrito Federal, 18,3% dos cargos que deveriam ser preenchidos por agentes de atividades penitenciárias estão vagos.

Último concurso agente penitenciário-DF teve oferta de mil vagas

A Subsecretaria do Sistema Penitenciário do Distrito Federal (Sesipe-DF) ofereceu 1.100 vagas para o cargo de agente de atividades penitenciárias, sendo 200 imediatas e 900 em cadastro de reserva. A banca organizadora foi a Fundação Universa.

Quer acesso ilimitado à cursos de preparação para concursos?

A seleção foi feita em diversas etapas. A primeira foi composta por prova objetiva, seguida de teste de aptidão física, avaliação psicológica e sindicância de vida pregressa e investigação social. Houve também a etapa de curso de formação. 

Comece a preparação para o concurso agente penitenciário-DF

Com a criação de 1.400 vagas para o cargo de agente penitenciário, os interessados devem começar a preparação. FOLHA DIRGIDA tem materiais que ajudarão a conquistar a aprovação. No vídeo abaixo, saiba como começar os estudos antes do edital. 




Comentários

NEWSLETTER
Cadastre-se para receber notícias e Informações