Folha Dirigida Entrar Assine

Concurso Sejuc-RR: 700 vagas de agente penitenciário são criadas

Assembleia Legislativa de Roraima aprova a criação de 700 cargos de agente penitenciário, na Sejuc-RR, e concurso poderá ter 424 vagas.

A Assembleia Legislativa de Roraima aprovou, na última terça-feira, 21, o projeto de lei complementar de autoria do Poder Executivo, que cria 700 vagas para o cargo de agente penitenciário. Desta forma, o novo concurso Sejuc-RR poderá ter mais de 400 vagas.

Durante a reunião da comissão, foram acrescentadas duas emendas ao projeto. O líder do governo na Casa, o deputado Soldado Sampaio (PCdoB), esclareceu o motivo das mudanças.

"Essas emendas foram pequenos ajustes, em especial relacionados à necessidade de conter o impacto orçamentário para efetivação do concurso", disse.

Segundo Sampaio, a necessidade da celeridade da realização do concurso se dá em decorrência da saída da Força Nacional, responsável pela intervenção no Sistema Prisional do Estado, desde outubro deste ano.

Antes de ser apreciada em plenário, a matéria foi analisada por uma comissão conjunta de parlamentares. "São 700 vagas que serão ofertadas para que o governo tenha condição de realizar o concurso público", explicou o presidente da Comissão, deputado Jeferson Alves (PTB).

Atualmente, Roraima conta com 276 agentes, com a aprovação do projeto, o efetivo poderá ser ampliado até 700 postos. Os servidores do quadro atual estão incluídos nesse número, desta forma, o novo concurso Sejuc-RR terá até 424 vagas.

"Automaticamente vão ficar 400 e poucas vagas novas para que a população possa participar do concurso", apontou Jeferson Alves.

A matéria seguirá agora para a análise governamental. Caso seja aprovada pelo governador, Antonio Denarium, o novo concurso da Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania de Roraima poderá enfim ocorrer.

Concurso Sejuc-RR é aguardado desde 2017 (Foto: Eides Antonelli/Governo de Roraima)
Concurso Sejuc-RR poderá ter mais de 400 vagas
(Foto: Eides Antonelli/Governo de Roraima)

Concurso Sejuc-RR é aguardado desde 2017

Desde 2017 o Estado de Roraima estuda o concurso para a Sejuc-RR, com vagas de agente penitenciário. Em outubro de 2017, por exemplo, foi instituído o plano de cargo, carreira e remuneração dos agentes.

A Lei Complementar nº 259 foi aprovada pela Assembleia Legislativa do Estado de Roraima e sacionada pela então governadora Suely Campos. O cargo ficou com uma jornada de 40 horas e com remuneração entre R$4.421 e R$9.242, a partir de julho de 2018.

Inicie os estudos para o concurso Sejuc-RR

Quer se preparar para os concursos de Alagoas?

O concurso Sejuc-RR tem como requisitos o nível médio, a idade mínima de 18 anos e a CNH na categoria AB. A seleção constuma ter as seguintes etapas: prova objetiva, Teste de Capacidade Física (TAF), exame psicológico, exame toxicológico e investigação social.

Os selecionados no concurso ainda realizarm um curso de formação profissional. A duração máxima costuma ser de quatro meses, com carga horária mínima de 400 horas.

Com 424 previstas para o concurso Sejuc-RR, os interessados já devem começar os estudos. Para isso, FOLHA DIRIGIDA separou algumas dicas. Confira! 

Saiba como se preparar para concursos em 2019

Inicie seus estudos





Comentários