Folha Dirigida Entrar Assine

Sefaz-SP completa quatro anos sem concurso válido para técnicos

A Sefaz-SP não realiza novos concursos para técnico da fazenda estadual há nove anos. Veja a resposta da pasta sobre um novo edital.

Desde 2015, a Secretaria de Estado de Fazenda e Planejamento de São Paulo (Sefaz-SP) não tem concursos válidos para técnico da fazenda estadual, conhecido como TEFE. A seleção teve edital publicado há nove anos. Dessa forma, não tem mais cadastro de aprovados para suprir as carências de servidores por aposentadorias, mortes ou exonerações.

Nesta semana, circulou pela internet que a Sefaz-SP teria solicitado um novo concurso com 305 vagas para técnico da fazenda estadual. FOLHA DIRIGIDA entrou em contato com a pasta na quarta-feira, 17, para confirmar a informação.

De acordo com a Assessoria de Imprensa da secretaria ainda não há perspectiva para abertura de novos concursos.

“Até o momento, não há solicitação formalizada para abertura de concurso público destinado a cargos do quadro da Secretaria Estadual da Fazenda e Planejamento”, consta em nota.

A reportagem também procurou o Sindicato dos Agentes Fiscais de Rendas de São Paulo (Sinafresp). A categoria ratificou que, até então, não há previsão para o concurso.

“Segundo a diretoria do Sinafresp não há previsão de abertura de concurso para a Sefaz-SP, como também não há necessidade de novos servidores para a administração fazendária”.

Sefaz-SP não tem mais concurso em validade para técnicos
da fazenda estadual (Foto: Divulgação)

 

Conforme levantamento divulgado pelo governo de São Paulo, a secretaria tem 931 técnicos da fazenda estadual em atividade. O pré-requisito da carreira é ter ensino médio completo. A remuneração inicial é de R$3.135,47 para 40 horas de trabalho por semana.

No relatório de anual do governo do Estado, consta que a Sefaz-SP tem mais de 6 mil servidores aposentados no regime estatutário. Esse grupo integra não só os técnicos, como as outras carreiras da secretaria.

Os cargos de agente fiscal de rendas e analista em planejamento, orçamento e finanças públicas, por exemplo, tiveram editais de concurso publicados em 2013.

+ Concursos Carreiras Fiscais: principais cargos, requisitos e remunerações
+ Concursos fiscal 2019: são mais de 400 vagas previstas no país

Em 2015, Sefaz-SP solicitou concurso com 789 vagas de técnico

Há quatro anos, a Secretaria de Estado de Fazenda de São Paulo enviou um pedido para autorização de novo concurso com 789 vagas de técnico da fazenda estadual. O aval dependia do então governador Geraldo Alckmin.

A intenção era publicar o edital em 2015, porém em função do ajuste orçamentário feito pelo governo no ano seguinte, o concurso Sefaz-SP foi adiado. O planejamento da seleção de técnicos vinha desde 2013, quando expiraram os primeiros anos de validade do último edital.

Por conta do grande número de remanescentes aprovados no concurso em questão, a Procuradoria Geral do Estado de São Paulo (PGE-SP) ordenou a prorrogação da validade da seleção. O técnico da fazenda estadual atua no apoio administrativo dentro da secretaria.

Quer materiais de preparação para concursos?

O servidor ainda dá suporte aos cargos de chefia e aos agentes fiscais de renda, como no atendimento ao público. O último concurso para técnico da Sefaz-SP, realizado em 2010, contou com uma oferta de 550 vagas, para um total de 49.716 inscritos.

Com organização da Fundação Carlos Chagas, a seleção contou apenas com prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório. Ao todo, foram cobradas 80 questões, sendo 40 de Conhecimentos Gerais e 40 de Conhecimentos Específicos. 

A parte de Conhecimentos Gerais incluiu Língua Portuguesa, Matemática e Raciocínio Lógico, Noções De Informática e Atualidades. Já em Conhecimentos Específicos foram abordadas as disciplinas de Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Penal, Direito Tributário e Direito Civil. 

Enquanto não sai o edital da Sefaz-SP, confira os concursos previstos para o segundo semestre de 2019:



Comentários