Folha Dirigida Entrar Assine

Notícia principal

Concurso Sefaz-GO nomeará aprovados em janeiro, segundo secretário

Concurso Sefaz-GO nomeará aprovados em janeiro, segundo secretário

O concurso da Sefaz-GO teve seu edital publicado. O Secretário de Fazenda conversou com FOLHA DIRIGIDA e falou sobre nomeações.

O aguardado edital do concurso Sefaz-GO foi divulgado no dia 28 de junho, com 28 vagas para auditor fiscal da receita. A garantia da estabilidade e a boa remuneração prometem atrair muitos interessados. A reportagem de FOLHA DIRIGIDA conversou com o Secretário da Fazenda de Goiás, Manoel Xavier Ferreira Filho.

Entre os assuntos destacados, o secretário comentou sobre a utilização do cadastro de reserva, além de destacar a importância da nova seleção para o estado de Goiás. Segundo o gestor, o fato do último concurso ter sido realizado há 14 anos evidencia a necessidade de novos servidores.

Cadastro será bem utilizado no concurso Sefaz-GO

O baixo quantitativo de vagas do concurso da Secretaria de Fazenda de Goiás não deve preocupar os candidatos. Isso porque o cadastro de reserva deverá ser bastante utilizado durante o prazo de validade da seleção, foi o que garantiu o secretário Manoel Xavier.

Segundo ele, o cadastro de reserva poderá ser utilizado em caso de vacância, exonerações e aposentadorias. A intenção da Sefaz-GO é utilizar dessa formação de cadastros na medida em que os cargos surjam, evitando assim um déficit no quadro de servidores do órgão.

"Hoje mais de 150 (centro e cinquenta) auditores fiscais tem direito a se aposentar, mas com a mudança de idade para a aposentadoria compulsória, é difícil prever a quantidade de servidores que ingressarão com pedido de aposentadoria."

Secretário Manoel Xavier fala sobre o concurso Sefaz-GO (Foto: Denis Marlon/Sefaz-GO)
Secretário de Fazenda, Manoel Xavier, quer novos servidores em janeiro
(Foto: Denis Marlon/ Sefaz-GO)

Novos servidores deverão tomar posse em janeiro

A boa notícia é que a convocação dos servidores não deve demorar para acontecer. De acordo com o edital de abertura, o cronograma inicial prevê que o resultado final saia em 31 de janeiro de 2019. No entanto, o secretário disse que a intenção é que a nomeação dos aprovados ocorra em janeiro de 2019.

Isso demonstra que a Sefaz-GO tem pressa na realização do concurso e deseja contar com o reforço no quadro de pessoal o quanto antes. O secretário Manoel Xavier destacou ainda quais são as vantagens de trabalhar na Secretaria da Fazenda.

"Primeiro temos que falar de nosso Estado, moderno, em que o desenvolvimento proporciona um incremento do PIB acima da média nacional, com diversas cidades turísticas. Temos uma política tributária transparente, voltada para o equilíbrio das contas públicas e o desenvolvimento econômico. Sobre a Sefaz, é um órgão extremamente técnico, com servidores engajados, que proporcionam um bom ambiente de trabalho."


adquira curso para a sua preparaçãoSecretário estima número de inscritos do concurso Sefaz-GO

Perguntado sobre quantos inscritos, em média, a secretaria pretende receber na seleção, o secretário Manoel Xavier disse que um número próximo a 15 mil candidatos é o peserado. Esse quantitativo é tendo como parâmetro outros concursos realizados no país para a mesma carreira.

De acordo com o dirigente da Sefaz-GO, a carreira dos auditores é regulamentada pela Lei 13.266/1998. Essa estabelece um plano de carreira, com promoções e progressões para os servidores. A fixação dos subsídios obedece à proporcionalidade entre as classes, padrões e tempo de progressão e promoção.

"Os auditores fiscais exercem suas funções fundamentalmente na Superintendente Executiva da Receita Estadual, responsável pela fiscalização tributária, orientação aos contribuintes e arrecadação das receitas próprias do Estado de Goiás."

Após 14 anos, novo concurso vai suprir a carência de pessoal

Para o secretário Manoel Xavier, o novo concurso é de suma importância, visto que a última seleção aconteceu há 14 anos. Sendo assim, evidencia a necessidade de novos servidores e demonstra que a Sefaz-GO terá pressa ao realizar as etapas.

"Mesmo com a intensificação do uso da tecnologia e da mudança nas estratégias de fiscalização, percebemos que o quantitativo atual é pequeno para a demanda que é sempre crescente. Buscamos que estes novos profissionais venham a suprir a carência de pessoal, principalmente no combate à sonegação e à concorrência desleal", disse o secretário.

Sobre os principais projetos da Sefaz-GO em 2018, ele conta que estão elaborando um novo Planejamento Estratégico da Instituição, inclusive, realizando a Análise Prospectiva destinada à visualização de Cenários Futuros 2018/2038. Elas embasarão a tomada de decisões, em que a partir de nosso sítio eletrônico, qualquer cidadão pode enviar sua manifestação. 

Além disso a Secretaria de Fazenda do estado de Goiás ainda trabalha de forma consistente na manutenção do equilíbrio fiscal do Estado de Goiás, sem perder de vista a orientação ao contribuinte e o fomento ao desenvolvimento da atividade produtiva. 

"Este é uma grande oportunidade de que os candidatos integrem uma carreira importante do Estado de Goiás, e passem a fazer parte de um quadro técnico que valoriza o mérito e o servidor público."

Prepare-se para o concurso Sefaz-GO

As inscrições do concurso da Sefaz-GO serão aceitas a partir do dia 26 de julho e ficarão disponíveis até 24 de agosto, pelo site da Fundação Carlos Chagas - FCC, a organizadora da seleção. Para garantir participação, é preciso quitar a taxa de R$200 até o último dia do prazo.

Ficou interessado no concurso da Sefaz de Goiás? Essa é uma excelente oportunidade para garantir a estabilidade e uma remuneração. Intensifique já a sua preparação. Confira um super e-book com dicas para ajudar os seus estudos.


Comentários

NEWSLETTER
Cadastre-se para receber notícias e Informações