Folha Dirigida Entrar Assine

Concurso SEE-SP para professor de Educação Básica II está mantido

O concurso para professores de Educação Básica II efetivos de São Paulo segue em análise na Secretaria Estadual de Planejamento.

Ao contrário do que consta na publicação do Diário Oficial do Estado de São Paulo de 5 de janeiro, as 1.656 vagas autorizadas para contratação temporária de professores de Educação Básica I e II não são para abertura de um novo processo seletivo.
 
De acordo com a Assessoria de Imprensa da Secretaria Estadual de Educação, a autorização é para reposição automática de docentes, através do decreto nº 63.037/2017. O pedido de concurso para PEB II, por sua vez, continua mantido e segue em análise na Secretaria de Planejamento.
 
 
Foi esclarecido que ocorreu um erro na publicação desta autorização no Diário Oficial. Na verdade, o governador Geraldo Alckmin deu aval para que 449 cargos vagos de professores I e 1.207 de PEB II fossem repostos automaticamente, com o cadastro de reserva do último processo seletivo realizado para os cargos. As contratações serão pelo prazo de três anos.
 
Concurso para professor de Educação Básica está sob análise
da Secretaria Estadual de Planejamento de São Paulo
(Foto: Divulgação)
 
O artigo primeiro do Decreto nº 63.037/2017, assinado pelo governador em dezembro de 2017, diz que:
 
Artigo 1º – Fica acrescentado parágrafo único ao artigo 4º do Decreto nº 54.682, de 13 de agosto de 2009, com a seguinte redação: “Parágrafo único – No âmbito da Secretaria da Educação poderá ocorrer a reposição automática da classe de docentes até o limite de 25.000 (vinte e cinco mil) para Professor Educação Básica I e 20.000 (vinte mil) para Professor Educação Básica II”.

Pedido de concurso para PEB II está sob análise do Planejamento

Em dezembro de 2017, o Secretário Estadual de Educação, José Renato Nalini, confirmou à FOLHA DIRIGIDA que foi encaminhado à Secretaria de Planejamento pedido de um novo concurso para professor de Educação Básica II. O número de vagas, no entanto, não foi divulgado. 
 
O cargo de professor II exige nível superior e licenciatura na área de atuação. A remuneração inicial é de R$1.811,91, para uma jornada de 30 horas semanais.
 
O secretário destacou que: "vou ter que abrir este concurso e eu tenho continuamente reiterado esta necessidade. Acontece que os setores técnicos dizem que a Lei de Responsabilidade Fiscal está no limite. Mas eu tenho acenado que por conta do tempo, o concurso acaba sendo só reposição, e não ampliação do quadro. Já existe um pedido tramitando." 
 
 
Nalini ainda reiterou a urgência na realização da nova seleção, em virtude das aposentadorias previstas no quadro de servidores. "Agora nós teremos um agravante pelo número de pedidos de aposentadoria por conta da reforma da previdência", completou.

Validade do último concurso para PEB II expira em janeiro

O prazo de validade do último concurso para professor de Educação Básica II, realizado em 2013, se encerra em 31 de janeiro, sem possibilidade de prorrogação. Após esta data, não será possível convocar mais aprovados para suprir possíveis carências de efetivos.
 
O último edital para PEB II na rede estadual de ensino de São Paulo ofereceu mais de 59 mil vagas. Tais oportunidades foram distribuídas entre as disciplinas de Arte, Biologia, Ciências Físicas e Biológicas, Educação Física, Física, Filosofia, Geografia, História, Língua Espanhola.
 
Além de Língua Inglesa, Língua Portuguesa, Matemática, Química, Sociologia e Educação Especial – Deficiências Auditiva, Física, Intelectual, Visual e Transtornos Globais do Desenvolvimento.
 
Quer saber os detalhes do último concurso PEB II?
 
Os candidatos foram submetidos a duas etapas. A primeira, de caráter classificatório e eliminatório, foi composta por provas objetivas e discursivas sobre Conhecimentos Pedagógicos e Específicos de cada disciplina.
 
 
Já a segunda fase consistiu na avaliação de títulos, de caráter classificatório. A Fundação Getúlio Vargas (FGV) foi a banca organizadora.

Comece sua preparação para o concurso SEE-SP para PEB II

Com a confirmação que o pedido de concurso para professor de Educação Básica II, não deixe seus estudos para última hora. Comece sua preparação assistindo aos vídeos de como estudar para concursos públicos. 


Cadastre-se e tenha acesso completo ao conteúdo do Folha Dirigida

Comentários