Folha Dirigida Entrar Assine

Concurso SEE-MG: governo anuncia mais 8 mil nomeações até 2020

Mais 8 mil aprovados em concursos SEE-MG serão nomeados até o primeiro semestre de 2020, conforme anunciado pelo governo do Estado.

*Matéria atualizada no dia 23/08/2019, às 11h25

O governo de Minas Gerais confirmou, na quinta-feira, 22, que oito mil aprovados em concursos SEE-MG (Secretaria de Educação) serão nomeados até o primeiro semestre de 2020. O anúncio foi feito pelos secretários de Planejamento e Gestão (Seplag), Otto Levy, e de Educação, Julia Sant’anna.

De acordo com Levy, as primeiras mil nomeações serão publicadas no Diário Oficial do Estado em até dez dias. Outras duas mil sairão ainda este ano. As cinco mil convocações restantes serão feitas até junho de 2020.

“Nosso cronograma prevê que, até o primeiro semestre de 2020, os sete mil aprovados estejam nomeados na Educação. Estas nomeações são muito importantes para o Estado e atendem à Lei de Responsabilidade Fiscal, já que os professores aprovados substituirão designados”, afirmou o secretário.

Sobre as convocações para posse, a titular da pasta da Educação explicou que a prioridade será para os aprovados que aguardam há muito tempo pela chamada do governo. Sobretudo em concursos que estão próximos do término da validade.

“Apresentamos nosso planejamento que, prioritariamente, nomeará os aprovados em concursos que estão em fase de encerramento. Tudo isso em respeito aos aprovados e seguindo nosso projeto de melhorias na Educação de Minas”, disse Julia Sant’anna.

Mais sete mil profissionais tomarão posse na Secretaria de Educação
do Estado de Minas Gerais (Foto: Divulgação)

 

Os prazos foram anunciados na quinta-feira, 22, durante visita técnica da Comissão de Administração Pública da Assembleia Legislativa do Estado (AL-MG) à Secretaria de Planejamento.

Os cargos contemplados não foram divulgados, assim como as lotações dos novos servidores. O Estado de Minas Gerais apresenta 47 Superintendências Regionais de Ensino. Os concursos abriram vagas para todas.

Como por exemplo, nos municípios de Santa Rita de Minas, Coronel Fabriciano, Ipatinga, Diamantina, Sabará, Contagem, Juiz de Fora, além da capital Belo Horizonte. As contratações serão feitas pelo regime estatut ário, que garante a estabilidade empregatícia aos servidores.

+ Assine a Folha Dirigida e turbine sua preparação para concursos
+ Novo governo de Minas considera alarmante número de comissionados

Último concurso SEE-MG teve oferta de 16 mil vagas

Em dezembro de 2017, a Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais divulgou edital do último concurso SEE-MG para efetivos. A oferta foi de 16.700 vagas, distribuídas entre professores de Educação Básica e especialista em Educação Básica (orientação educacional/supervisão pedagógica).

A seleção atraiu mais de 130 mil inscritos apenas para carreira docente. Para especialista, por sua vez, foram 47 mil concorrentes. O salário oferecido, na época, era de R$2.135,64 para jornada de trabalho de 24 horas semanais. 

Os participantes foram submetidos a provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, com 60 questões. Desse total, dez foram de Português, dez de Matemática, dez de Conhecimentos Didático-pedagógicos e 30 de Conhecimentos Específicos.

Foi aprovado quem obteve, pelo menos, 50% de acertos em Conhecimentos Gerais e Específicos. O concurso SEE-MG ainda teve prova de títulos, de caráter classificatório.

Até ser homologada, a seleção foi marcada por problemas nas provas objetivas. Diversos concorrentes registraram reclamações junto ao Ministério Público do Estado por irregularidades na hora da aplicação dos exames.

Segundo os candidatos, as provas começaram com uma hora de atraso. Fotos e vídeos dos cadernos de questões também circularam pelas redes sociais.

A organização do concurso, por sua vez, analisou todas as atas de prova e encontrou problemas apenas em Varginha, Montes Claros, Pirapora e Governador Valadares. A reaplicação dos exames ocorreu apenas nessas localidades.

O concurso SEE-MG está válido por dois anos, com possibilidade de prorrogação por igual período. 

Entenda como funciona o prazo de validade em concursos:



Comentários