Concurso Seduc-AM retoma cronograma e terá novas provas este mês - Folha Dirigida
Folha Dirigida Entrar Assine

Notícia principal

Concurso Seduc-AM retoma cronograma e terá novas provas este mês

Concurso Seduc-AM retoma cronograma e terá novas provas este mês

Após o juiz voltar atrás e a seleção ser retomada, foi publicado o novo cronograma do concurso da Secretaria de Educação do Amazonas.

Atenção, candidatos. O novo cronograma do concurso Seduc-AM foi publicado nesta segunda-feira, 3, no site do Instituto Acesso, o organizador da seleção. A seleção foi retomada após o juiz voltar atrás na decisão de suspendê-la.

O novo cronograma prevê a reaplicação das provas para os cargos professor ensino regular – 20h (Ciclo) e para professor ensino regular – 20h Língua Japonesa. A Secretaria de Educação divulgadou uma nota oficial informando a publicação das novas datas.

Além da publicação no site da banca foi enviado para o e-mail do candidato informando a retomada e continuidade do concurso, com a publicação de um novo cronograma. Para os demais cargos, também foi publicado um cronograma com as próximas datas até a homologação.

Para essas carreiras, as provas serão realizadas no dia 16 de dezembro, domingo. Os cartões de confirmação contendo os horários e locais do exame serão divulgados a partir do dia 10 do mesmo mês, no site do Instituto Acesso, o organizador.

Seduc-AM retoma cronograma e aplicará provas este mês (Foto: Divulgação)
Seduc-AM retoma cronograma e provas serão aplicadas neste mês
(Foto: Divulgação)

Concurso foi paralisado em agosto por irregularidades

As provas escritas do concurso público da Secretaria de Educação do Amazonas foram realizadas em 8 julho desse ano. Dias após a aplicação, oMInistério Público Contas do Amazonas (MPC-AM) entrou com um pedido de suspensão.

A alegação do órgão foi que foram identificadas várias irregularidades durante a realização das provas, tais como atraso na chegada das provas nos locais do exame, troca de prova entre municípios, transporte irregular de malotes e lacres violados.

Após o ocorrido, foram divulgadas nova data e locais para a aplicação da sprovas para os cargos envolvidos. Os cartões chegaram a ser divulgados, mas na semana seguinte as avaliações foram novamente suspensas e não puderam ser realizadas.

Em agosto, a Secretaria de Educação do Amazonas paralisou a seleção. As provas que seriam aplicadas na data provável de 2 de setembro tiveram que ser adiadas. Quem determinou foi o secretário de Educação, Lourenço Braga, que solicita ao Insituto Acesso, responsável pelo concurso, a apresentação do resultado de uma auditoria externa.

Já no dia 31 de agosto foi a vez da Justiça interferir no provesso. O juiz da 5ª Vara de Fazenda Pública, Flávio de Freitas, concedeu uma liminar que determina a suspensão do concurso. Isso aconteceu após o pedido de tutela de urgência feito pela (DPE-AM), mas cabia recurso das partes. O próprio juiz decidiu semanas atrás pela retomada do concurso.

Seduc-AM recebeu mais de 230 mil inscrições

O concurso da Secretaria de Educação do Amazonas foi recorde de inscritos. Ao todo, a seleção reuniu 238.593 inscritos que foram convocados para as provas. A seleção chegou a ter uma parcial de 360 mil inscrições, mas após o pagamento das taxas o número reduziu. No entanto, continua sendo bastante relevante.

O número de concorrentes do atual concurso Seduc supera em três vezes a última seleção que contou com 76 mil candidatos. A Seduc informou que 173.656 são candidatos aos cargos dos níveis fundamental e médio, o equivalente a mais de 70% do total de inscritos.

Os editais foram publicados em abril desse ano com uma oferta bastante atrativa. São 8.175 vagas distribuídas por meio de diversos cargos para a educação do Amazonas. As oportunidades contemplam todos os níveis de escoalridade. 




Comentários


NEWSLETTER
Cadastre-se para receber notícias e Informações