Concurso Seduc-RS: sai autorização para 5.020 vagas temporárias

O governo do Rio Grande do Sul autorizou nesta sexta-feira, 11, a abertura de mais de 5 mil vagas para professores em caráter temporário

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, autorizou a abertura de 5.020 vagas temporárias para professores na Secretaria de Educação (Seduc-RS). O aval foi publicado no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira, 11. De acordo com a portaria, as contratações serão válidas até o final do ano letivo de 2020.

A justificativa do governo é a necessidade de suprir a rede pública estadual com profissionais nos municípios onde não há banco de concursados. Assim como nos postos de professores cedidos para entidades conveniadas.

Um processo seletivo Seduc-RS será aberto para que os profissionais possam se inscrever. O governo ainda não informou a data de publicação do edital, as disciplinas que serão ofertadas, o método de seleção e os salários.

A contratação de 5 mil professores temporários foi aprovada pela Assembleia Legislativa do Estado no dia 17 de setembro. Restava apenas a sanção do governador.

Governo do Rio Grande do Sul autoriza abertura de 5 mil vagas na
Seduc-RS (Foto: Divulgação)

 

A autorização de Eduardo Leite também prorroga os contratos temporários de orientador educacional, supervisor escolar e técnicos agrícolas até o término de 2020.

Além disso, o aval confirma que, a partir de 2021, será aberto o concurso Seduc-RS para professores, especialistas e servidores da Secretaria. Isso ocorrerá após o estudo de viabilidade.

Os aprovados, nesse caso, serão contratados pelo regime estatutário, que garante a estabilidade empregatícia. A presidente da comissão de Educação da Assembleia Legislativa, Sofia Cavedon, enfatizou o compromisso político que o governo assumiu para realizar concurso para essas funções.

“Essa é uma conquista muito linda para a educação do Rio Grande do Sul”, constatou. Para que o concurso seja aberto, o governo ainda deve realizar o levantamento do número de vagas e cargos, estabelecer as etapas de seleção e contratar a banca organizadora.

+ Assine a Folha Dirigida e turbine sua preparação!
+ Seduc-RS abrirá 5 mil vagas temporárias e concurso a partir de 2021

Últimos concursos Seduc-RS foram em 2014 e 2013

Em 2013, foi realizado o último concurso Seduc-RS para professores estaduais no Rio Grande do Sul. Enquanto para servidores da área de apoio, o processo anterior ocorreu em 2014.

Para o magistério, a seleção teve oferta de 10 mil vagas, tanto para graduados quanto para pessoas com formação de nível médio na modalidade Normal.

As chances foram para todo o estado em diversas áreas. Como por exemplo, Linguagens e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias e Educação Básica.

Para profissionais do quadro de apoio das escolas, o concurso de 2014 teve oferta de 1.393 vagas. Assim como formação de cadastro de reserva, em cargos de níveis médio e médio/técnico.

As oportunidades foram para agente educacional I - técnico em Nutrição (240 vagas), agente educacional II - assistente financeiro (270), Administração Escolar (354), Interação com o Educando (339), técnico em Informática (114) e tradutor e intérprete de Língua de Sinais - Libras (76). 

Comentários