Concurso Seap-RJ temporários entra em fase de contratação da banca

Seap-RJ já iniciou escolha da banca para concurso público com vagas temporárias nas áreas Administrativa e de Saúde.

O concurso Seap-RJ com vagas para as áreas Administrativa e de Saúde, que é aguardado desde 2018, segue em fase de contratação da banca organizadora. O posicionamento foi transmitida à reportagem da FOLHA DIRIGIDA na tarde desta sexta-feira, 22, pela Assessoria de Comunicação. 

A empresa responsável pela seleção, segundo informações divulgadas pela própria secretaria em outubro, será a Fundação Ceperj. Desde então o órgão alega que a formalização da empresa está em tramitação. 

No último dia 11 de novembro foi publicado no Diário Oficial do Estado o regulamento, que traz a estrutura básica do processo seletivo. Por conta disso, a expectativa é os trâmites estejam avançando e que o edital possa ser publicado os mais rápido possível.

O último concurso público para efetivos da Seap, segundo informações do sindicato da categoria, foi realizado em 1994. Esta nova seleção, porém, terá como objetivo a contratação de profissionais temporários. 

Assine a Folha Dirigida e turbine os estudos

Edital terá vagas nas áreas Administrativa e da Saúde

A autorização para a contratação de temporários na Secretaria de Administração Penitenciária no Rio foi concedida em outubro de 2018. Na época, o aval previa oferta de 93 vagas nas áreas Administrativa e da Saúde.

Conforme consta no regulamento recentemente divulgado, essas áreas estão mantidas, por isso a expectativa é que o edital contemple os mesmo cargos autorizado em 2018. O número de vagas, contudo, pode ter sofrido variações em razão de vacâncias no órgão. 

FOLHA DIRIGIDA questionou a Seap-RJ sobre o número de vagas, mas o órgão não respondeu ao questionamento. A previsão para publicação do edital também não foi divulgada. 

O que se sabe é que, conforme previsto em lei e no regulamento, 5% das vagas serão reservadas para pessoas com deficiência, 20% para negros e índios e 10% para pessoas de baixa renda.

As vagas poderão distribuídas entre as regiões Sul Fluminense, Metropolitana e Norte/Noroeste. Confira as oportunidades previstas:

Cargo Vagas
Área administrativa
Engenheiro Civil 1
Engenheiro Eletricista 1
Contador 2
Arquiteto 1
Área da Saúde 
Assistente Social 37
Psicólogo 20
Psiquiatra 9
Médico Clínico 8
Nutricionista 2
Farmacêutico  2
Enfermeiro 10
Total 93


Todos esses cargos da Seap-RJ exigem formação em nível superior. Segundo dados do ano passado, a remuneração inicial era de R$3 mil para cargas de trabalho de 40 ou 24 horas por semana, dependendo da função.

Os contratos terão duração de dois anos, podendo ser prorrogados por mais um. Os selecionados poderão receber benefícios como:

• Licença maternidade/ paternidade;
• Férias, inclusive proporcionais;
• 13º salário, inclusive proporcional;
• Adicional de periculosidade, desde que preenchidos os requisitos legais;
• Adicional de insalubridade, desde que preenchidos os requisitos legais.

Em entrevista à FOLHA DIRIGIDA, o porta-voz da Seap-RJ revelou que haverá possibilidade de contratação de mais candidatos em decorrência de vacâncias vindas do próprio processo seletivo, dentro de sua validade. 

Concurso Seap-RJ: sancionada lei que reestrutura quadros da Saúde

(Foto: Divulgação)
Concurso para temporários é aguardado desde outubro de 2018
(Foto: Divulgação)

Processo seletivo será composto por três fases 

Conforme estabelecido no regulamento, o concurso para temporários da Seap-RJ será realizados em três fases: 

1ª fase: avaliação de títulos e experiência profissional, de caráter eliminatório e classificatório;
2ª fase: inspeção de saúde, de caráter eliminatório;
3ª fase: investigação de comportamento social, aplicada somente aos candidatos convocados para Inspeção de Saúde, de caráter eliminatório.

A primeira etapa será aplicável a todos os candidatos. Será concedido 0,5 ponto para cada seis meses completos de experiência, sendo aceito no máximo quatro anos. A distribuição dos pontos de títulos será da seguinte forma:

Diploma ou certidão de pós-graduação, com carga horária mínima de 360 horas, na área do cargo concorrido, ou Residência Médica (no caso da Saúde) - 1,5 ponto.
Mestrado - 2,5 pontos
Doutorado - 3 pontos.

Saiba mais sobre as etapas do concurso Seap-RJ:

Seap-RJ divulga regulamento de seleção para contratar temporários

Assim como a vigência dos contratos, o prazo de validade do processo seletivo será de dois anos, podendo ser prorrogado uma vez por mais um ano. O período começa a contar da homologação dos resultados.

Comentários