Folha Dirigida Entrar Assine

Concurso São Gonçalo-RJ poderá ter também cargos administrativos

São Gonçalo prepara novo concurso que deverá ter vagas para as áreas de Educação e Administrativa. Confira entrevista com secretário.

Com os processos para o novo concurso São Gonçalo em andamento, FOLHA DIRIGIDA entrevistou o secretário municipal e Administração, Marcelo Azeredo, que revelou algumas novidades sobre a seleção. 

De acordo com ele, além do magistério, serão contempladas vagas para inspetor de disciplinas e auxiliar de creche. Também estão previstos cargos da área administrativa, como o de agente de apoio técnico e funções de nível fundamentel. 

"Tanto é que a previsão está dentro da Secretaria de Administração, porque vamos prever vários cargos", diz. Questionado sobre quando os cargos serão divulgados, Azeredo informa que ainda não é possível revelar, pois os levantamentos ainda estão sendo feitos.  

"Até o final de novembro, daqui a no máximo uns 30 ou 40 dias, já deve haver uma previsão. Até a primeira semana de dezembro já devemos ter um posicionamento", afirma.

Antes da realização do concurso São Gonçalo, no entanto, a Secretaria de Administração está desenvolvendo um plano de cargos e salários para os servidores do
município. Na entrevista, o secretário afirmou que um dos objetivos é valorizar o profissional que trabalha na prefeitura.

“Nós temos servidores, mas boa parte da classe dos servidores não tem um plano. Então, é uma questão de valorização. O governo passa a olhar seu servidor, passa a valorizar aquele que é viga-mestra para que os serviços oferecidos aqui na Prefeitura possam andar”, declara.

 Concurso São Gonçalo-RJ: sindicato aponta déficit de 850 servidores

Por isso, a secretaria também vem investindo na capacitação e qualificação dos servidores, ao realizar diversos cursos e palestras. O secretário explica que, além de receber conhecimento, o servidor também pode ganhar 3% de gratificação sobre o salário se completar 120 horas de cursos, dentro da área de atuação, no período de 12 meses.

O benefício pode ser alcançado durante todo ano e pode chegar ao limite de 30% após acúmulo de gratificações. Para os que pretendem entrar na carreira pública do município, Azeredo fala mais sobre o plano de cargos e salários.

Concurso São Gonçalo-RJ (Foto: Divulgação)
Concurso São Gonçalo-RJ deve ter vagas para Educação e áreas
Administrativas (Foto: Divulgação)

De acordo com ele, o servidor do município não tem um plano de cargos e salários pré-determinado. Há algumas leis que dão alguns ganhos e escalonamentos, mas falta regulamentação.

Então, o maior benefício é que o profissional, com o tempo e a formação, vai receber um ganho em cima do salário, não em cima de gratificação.

"Então, ele sabe que, a partir de determinado tempo, vai ter interstício fixo, melhorando assim a certeza de, no futuro, ter uma aposentadoria melhor e um salário melhor, baseado no plano realmente que vai passar a existir, coisa que hoje não tem. Hoje, trabalha-se muito com gratificação, mas gratificação é aquilo que você não leva na aposentadoria ou em algum momento. Com o plano, você passa a ter salário", afirma.

Minuta de plano de carreira e salário será entregue em dezembro

De acordo com o secretário de Administração, atualmente está sendo feito um estudo para que o plano de salários seja aprovado. 

"Temos uma perspectiva de entregar essa minuta do plano ao Poder Executivo em dezembro. Esse prazo também está ajustado com o Ministério Público, que tem acompanhado o serviço da Secretaria de Administração", afirma.

Ele explica que, a partir daí, monta-se uma comissão onde vão ter todos os representantes da prefeitura para que seja encaminhada essa minuta. Depois, há uma período para discussão, até ser levada à Câmara e depois ser aprovada e implementada. 

"Nós vamos apresentar uma minuta ao prefeito em dezembro. A partir daí, vai ser montada uma comissão para avaliar, abrir uma discussão com os funcionários da prefeitura, então isso requer um período. Eu deduzo que uns seis meses. Então, o plano de cargos pode ser aprovado no segundo semestre de 2019", afirma.

O secretário explica que não há como afirmar se o plano entrará em vigor antes ou depois do concurso. Porém, é bem possível que o novo concurso São Gonçalo  aguarde o plano.

"Uma coisa não interfere diretamente na outra porque nós já acrescentamos mais ou menos o orçamento que a gente prevê. Quando abrir o concurso, aquele que entrar já vai estar dentro do plano. Mas, ele ainda vai passar por uma comissão, vai passar pela câmara, tem as emendas. Pode ser que tarde um pouquinho mais a publicação. Então, não posso associar o plano à questão do concurso. Eles vão ocorrer de forma simultânea, mas cada um no seu fluxo", diz.

Novo concurso já consta na LDO 2019

O novo concurso para a Prefeitura de São Gonçalo consta na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) do próximo ano, na parte de Metas e Prioridades para o Exercício de 2019, confirmando assim a seleção. 

Em julho deste ano, o secretário de Educação, professor José Augusto Nunes, havia abordado o concurso e que nele teriam vagas para professores. Se seguir a linha da última seleção, os candidatos devem passar por provas objetivas com diferentes disciplinas.

No concurso de 2016, para nível fundamental, foram 15 questões de Português, 15 de Raciocínio Lógico e dez sobre o Estatuto do Servidor. Já para os cargos de nível médio, as questões foram de Português, Raciocínio Lógico, Noções de Informática, Estatuto do Servidor e Conhecimentos Específicos.

Acesse curso preparatório para concursos

Acesse curso

A prova de nível superior, contou com itens de Português, Estatuto do Servidor e Conhecimentos Específicos, de acordo com o cargo escolhido.

Como estudar antes do edital? 



Entrevista por: Érica Bastos - [email protected]
Texto por: Fernanda Gomes - [email protected]

Comentários