Prefeitura de Salvador anuncia concurso com 150 vagas para a Educação

Em entrevista à FOLHA DIRIGIDA, o secretário de Educação de Salvador anunciou novo concurso para professores e coordenadores pedagógicos.

A Prefeitura de Salvador, na Bahia, prepara novo concurso público com 150 vagas para professores e coordenadores pedagógicos. A informação é do secretário municipal de Educação, Bruno Barral. Em entrevista exclusiva à FOLHA DIRIGIDA, na segunda-feira, 29, ele revelou que o edital será divulgado no início de 2019.  

Das oportunidades, 145 serão para professores e cinco para coordenadores pedagógicos. De acordo com o secretário, a maioria das vagas será distribuída para Educação Infantil e Ensino Fundamental até o 5º ano.

“O concurso será para professores 20 horas e 40 horas nas disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia, Educação Física, Artes Plásticas, Música, Dança, Teatro e Inglês. Temos isso como prioridade na nossa gestão”, identificou Barral.  

No momento, o concurso está em fase de contratação da banca organizadora. O secretário de educação de Salvador não revelou o nome da instituição mais cotada. Porém, ele confirmou que a licitação terminará ainda este ano, já que a expectativa é que a seleção seja aberta no início de 2019.

(Foto: Smed/Salvador)
Bruno Barral (de azul à direita) junto com alunos e professores da rede
municipal de ensino de Salvador. (Foto: Smed/ Salvador)

 

A remuneração dos professores municipais gira em torno de R$4.800. “Esse valor inclui os 45% de gratificação por sala de aula e 30% de regência. Para coordenador, o salário é um pouco menor”, destacou o secretário. Os servidores ainda têm direito a benefícios, como auxílio-transporte e vale-alimentação.

Concurso terá estrutura de provas semelhante ao último edital

O secretário de educação de Salvador também adiantou que as provas objetivas, primeira etapa do concurso, serão aplicadas no primeiro trimestre de 2019. Barral disse que a estrutura das avaliações será semelhante com a da última seleção para professores efetivos do município, realizada em 2011.

“A estrutura será semelhante, muito parecida. Os interessados podem basear seus estudos no último edital”, garantiu.  O concurso anterior para educação de Salvador foi composto por provas objetivas, redação e avaliação de títulos. A banca organizadora foi a Fundação Cesgranrio.

Na objetiva, foram cobradas 50 questões com cinco alternativas sobre as seguintes disciplinas: Língua Portuguesa, Fundamentos Teórico-Metodológicos e Políticos-Filosóficos da Educação e Conhecimentos Específicos.  

Foi classificado o candidato que obteve 50% do total da pontuação do conjunto das provas objetivas. 

Primeiras convocações devem ocorrer já em 2019, diz secretário

Durante a entrevista, Bruno Barral explicou que o concurso tem como objetivo suprir a carência de servidores por aposentadorias. Além dos novos cargos que foram criados na ampliação do número de vagas oferecidas aos alunos de Educação Infantil na rede municipal de ensino de Salvador.

“O concurso será feito por algumas demandas naturais da rede. Primeiro, a ampliação que estamos fazendo na quantidade de vagas oferecidas para alunos na Educação Infantil, depois para repor aposentadorias e exonerações de cargos”.

• Saiba como funcionam os concursos públicos em 13 passos

A intenção, segundo o secretário, é contratar os aprovados já em 2019, de forma escalonada. Barral garante que preencherá todas as 150 vagas, mais cadastro de reserva. Isso no decorrer do prazo de validade do concurso, que será de dois anos, prorrogáveis por mais dois.

“Nossa intenção é contratar os aprovados em 2019. A tendência é ir chamando de acordo com a nossa necessidade. As 150 vagas são nossa demanda estimada para os próximos dois anos e o cadastro de reserva também”, assegurou.

Para os interessados nas vagas do concurso Salvador-BA, Bruno Barral deixou a seguinte mensagem: “A Educação de Salvador vem evoluindo a passos largos. E o nosso desejo é que as pessoas venham a somar nesse projeto de mudança, efetivamente, na educação infantil e fundamental do município. Nossa visão é que venham para deixar um legado para nossa Educação”.

No vídeo abaixo, saiba como se preparar antes da publicação do edital: