Concurso Rio das Ostras: saem gabaritos das provas de domingo, 15

Foram publicados os gabaritos preliminares do último dia de provas objetivas do concurso Rio das Ostras, realizadas no domingo, 15

O terceiro e último dia de provas objetivas do concurso Rio das Ostras-RJ ocorreu no domingo, 15 de dezembro. O Instituto Brasileiro de Administração Municipal (Ibam), banca organizadora, disponibilizou o gabarito com as respostas preliminares em seu site, na segunda-feira, 16.

As avaliações foram aplicadas para os cargos do edital 03/2019 da Prefeitura de Rio das Ostras, da Fundação de Cultura (FROC) e do Sistema Autônomo de Águas e Esgoto (SAAE).

Quem for contra alguma resposta fornecida pela banca poderá recorrer a partir de terça, 17. Os formulários poderão ser preenchidos apenas até 18 de dezembro, pelo site do Ibam, banca organizadora.

Se, depois da análise de recursos, uma questão for anulada, os pontos correspondentes serão atribuídos aos concorrentes que não marcaram a alternativa inicialmente dada como certa no gabarito. Independentemente de terem recorrido.

As provas objetivas foram compostas por 50 questões de múltipla escolha. O tempo para completar a etapa foi de quatro horas.

Rio das Ostras-RJ realiza novo concurso com 822 vagas em todos
os níveis (Foto: Prefeitura de Rio das Ostras)

 

As perguntas foram divididas entre as disciplinas de Língua Portuguesa; Lei Orgânica do Município e Conhecimentos Gerais sobre Rio das Ostras; Matemática; Informática; e Conhecimentos Específicos. O número de questões por área foi variável de acordo com cada função.

Os participantes serão avaliados de zero a 100 pontos a partir dos acertos na prova, de forma que será aprovado quem alcançar pontuação mínima de 38. 

Para as demais carreiras, as provas foram realizadas nos dias 24 de novembro e 1º de dezembro. Os gabaritos, nesse caso, já foram divulgados e o prazo para recursos expirado. A seleção atraiu, ao todo, mais de 47 mil inscritos. O município e a banca organizadora ainda não informaram o número de faltosos.

+ Assine a Folha Dirigida e turbine sua preparação!
+ Concurso Rio das Ostras-RJ: professor analisa perfil da banca Ibam

Concurso Rio das Ostras-RJ ainda terá provas práticas e de títulos

De acordo com os editais, somente serão avaliados por prova prática os participantes ao cargo de motorista, nos dias 1º e 2 de fevereiro de 2020. Os habilitados a contador, professor I e outras carreiras de nível superior (editais 2 e 3) passarão por avaliação de títulos. 

O cronograma indica que os resultados finais estão previstos para 28 de janeiro de 2020, no caso dos candidatos do edital n°1, e 7 de fevereiro para os concorrentes do edital n°2. Os demais editais terão classificação publicada em 17 de fevereiro.

O concurso Rio das Ostras-RJ tem oferta de 822 vagas distribuídas entre a prefeitura, Fundação de Cultura (FROC) e Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE). Os salários são variáveis de R$998 a R$7.186,73.

O município, localizado a 156 km do Rio de Janeiro, contrata pelo regime estatutário, ou seja, que garante a estabilidade empregatícia ao servidor.

Para quem tem o nível fundamental, o concurso oferece 51 vagas. Já para o nível médio são 295 chances e apenas uma para formados no ensino técnico. Enquanto para os graduados, a seleção traz 495 oportunidades. Confira a distribuição abaixo:

Prefeitura de Rio das Ostras:

  • Nível fundamental incompleto (antiga 4ª série, atual 5º ano): auxiliar de creche (feminino);
  • Nível fundamental: auxiliar de secretaria escolar e motorista;
  • Nível médio: agente administrativo, auxiliar de desenvolvimento infantil, auxiliar educacional, monitor de transporte escolar, monitor escolar, secretário escolar;
  • Nível técnico: programador; e
  • Nível superior: analista de sistemas, assistente social, bibliotecário, contador, fonoaudiólogo, médico em diversas especialidades, nutricionista, professor em diferentes disciplinas, tradutor e intérprete de línguas, psicólogo, psicomotricista, psicopedagogo, terapeuta educacional e web designer.

Fundação Rio das Ostras de Cultura (FROC):

  • Nível médio: agente administrativo; e
  • Nível superior: contador. 

Sistema Autônomo de Águas e Esgoto (SAAE):

  • Nível fundamental: motorista;
  • Nível médio: agente administrativo; e
  • Nível superior: contador.

Comentários