Concurso Rio das Ostras-RJ: saem gabaritos das provas de domingo, 24

Os candidatos do concurso Rio das Ostras-RJ podem conferir os gabaritos do primeiro dia de provas. Recursos a partir desta terça, 26!

As primeiras provas do concurso Rio das Ostras-RJ foram aplicadas no domingo, 24 de novembro, para os cargos do edital 01/2019. Os gabaritos preliminares já estão disponíveis para consulta pelo site do Instituto Brasileiro de Administração Municipal (Ibam), banca organizadora.

De acordo com o município, no primeiro dia de provas objetivas foram convocados 15.400 concorrentes de ampla concorrência. Os exames ocorreram em 14 escolas de Rio das Ostras e duas de Macaé. A banca e a prefeitura ainda não informaram o número de faltosos.

Quem for contra as respostas fornecidas pela organização poderá entrar com recurso a partir desta terça-feira, 26. Os formulários ficarão disponíveis para preenchimento apenas até quarta, 27, pelo portal do Ibam. O resultado provisório das provas objetivas está previsto para o dia 23 de dezembro.

Se, após a análise de recursos, resultar anulação de questão, os pontos correspondentes serão atribuídos aos candidatos que não marcaram a alternativa inicialmente dada como certa no gabarito. Independentemente de terem recorrido.

As provas objetivas foram aplicadas, na parte da manhã, para os concorrentes a auxiliar de cuidados escolares, auxiliar de secretaria escolar, monitor de transporte escolar e monitor escolar. Os portões foram fechados às 9h.

Já no turno da tarde, as avaliações foram para as carreiras de professor I (30h, Libras, Informática Educativa e Mediador de Leitura) e tradutor intérprete de libras. O fechamento dos portões ocorreu às 15h30.

Provas do concurso Rio das Ostras-RJ foram aplicadas no domingo, 24
(Foto: Claudio Pacheco/Prefeitura Rio das Ostras-RJ)

 

Em ambos os períodos, as provas tiveram quatro horas de duração. Tais avaliações do concurso Rio das Ostras-RJ foram compostas por 50 questões de múltipla escolha.

As perguntas estavam distribuídas pelas disciplinas de Língua Portuguesa; Lei Orgânica do Município e Conhecimentos Gerais sobre Rio das Ostras; Matemática; Informática; e Conhecimentos Específicos.

O número de questões por área variou conforme a função escolhida. Os participantes serão avaliados de zero a 100 pontos a partir dos acertos na prova, sendo classificado quem obtiver pontuação mínima de 38. 

+ Assine a Folha Dirigida e turbine sua preparação!
+ Concurso Rio das Ostras-RJ: professor analisa perfil da banca Ibam

Concurso Rio das Ostras-RJ ainda terá provas em dezembro

Para os inscritos nos editais 2 e 3 da Prefeitura de Rio das Ostras e da Fundação de Cultura (FROC) e Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) as avaliações serão nos dias 1º e 15 de dezembro, a depender do cargo.

Os cartões de confirmação com os locais de prova, nesse caso, serão divulgados em até cinco dias úteis antes da realização do exame. As avaliações também serão compostas por 50 questões de múltipla escolha.

Somente serão submetidos a prova prática os participantes ao cargo de motorista, nos dias 1º e 2 de fevereiro de 2020. Já para contador, professor I e outras carreiras de nível superior (editais 2 e 3) haverá ainda uma avaliação de títulos. 

De acordo com o cronograma, os resultados finais estão previstos para 28 de janeiro de 2020, no caso dos candidatos do edital n°1, e 7 de fevereiro para os concorrentes do edital n°2. Os demais editais terão o resultado final publicado em 17 de fevereiro.

As 822 chances do concurso Rio das Ostras-RJ estão distribuídas entre a Prefeitura, Fundação de Cultura (FROC) e Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE). Os ganhos são variáveis de R$998 a R$7.186,73.

O município, localizado a 156 km do Rio de Janeiro, contrata pelo regime estatutário. Ou seja, que garante a estabilidade empregatícia ao servidor.  

+ Concurso Rio das Ostras-RJ: prefeitura confirma novos editais

Concurso Rio das Ostras-RJ registrou mais de 47 mil inscritos

Mais de 47 mil pessoas se candidataram ao concurso. De acordo com a banca organizadora, a seleção totalizou 47.515 candidatos nos cinco editais. Esse quantitativo já inclui ampla concorrência e pessoas com deficiência. 

O destaque foi o cargo de professor I - 30 horas com 7.849 concorrentes. Em seguida, a função de agente administrativo com 3.463 inscritos. Ao todo, o concurso oferece 822 vagas para todos os níveis de escolaridade. 

Para quem tem o nível fundamental, o concurso contempla 51 vagas. Já para o nível médio são 295 oportunidades e somente uma para formados no ensino técnico. Enquanto para os graduados, a seleção traz 495 vagas.

Prefeitura de Rio das Ostras:

  • Nível fundamental incompleto (antiga 4ª série, atual 5º ano): auxiliar de creche (feminino);
  • Nível fundamental: auxiliar de secretaria escolar e motorista;
  • Nível médio: agente administrativo, auxiliar de desenvolvimento infantil, auxiliar educacional, monitor de transporte escolar, monitor escolar, secretário escolar;
  • Nível técnico: programador; e
  • Nível superior: analista de sistemas, assistente social, bibliotecário, contador, fonoaudiólogo, médico em diversas especialidades, nutricionista, professor em diferentes disciplinas, tradutor e intérprete de línguas, psicólogo, psicomotricista, psicopedagogo, terapeuta educacional e web designer.

Fundação Rio das Ostras de Cultura (FROC):

  • Nível médio: agente administrativo; e
  • Nível superior: contador. 

Sistema Autônomo de Águas e Esgoto (SAAE):

  • Nível fundamental: motorista;
  • Nível médio: agente administrativo; e
  • Nível superior: contador.

Comentários