Concurso Rio das Ostras-RJ: saem locais do primeiro dia de provas

A banca organizadora do concurso Rio das Ostras-RJ divulgou os cartões de confirmação para o primeiro dia de provas, marcado para o dia 24

No próximo domingo, 24 de novembro, serão realizadas as primeiras provas do concurso Rio das Ostras-RJ para os cargos do edital 01/2019. Os locais de aplicação já estão disponíveis para consulta pelo site do Instituto Brasileiro de Administração Municipal (Ibam), banca organizadora, na 'área do candidato'.

O cartão de confirmação de inscrição conta com os horários e locais de prova. Os exames ocorrerão em dois períodos. Na parte da manhã, será a vez dos concorrentes a auxiliar de cuidados escolares, auxiliar de secretaria escolar, monitor de transporte escolar e monitor escolar. Os portões serão fechados às 9h.

Já no turno da tarde, as avaliações serão para os cargos de professor I (30h, Libras, Informática Educativa e Mediador de Leitura) e tradutor intérprete de libras. O fechamento dos portões será às 15h30. Em ambos os períodos, as provas terão quatro horas de duração.

De acordo com a Prefeitura, nesse primeiro dia de provas foram convocados 15.400 concorrentes de ampla concorrência. Os exames serão aplicados em 14 escolas do município de Rio das Ostras e duas de Macaé.

Prefeitura de Rio das Ostras-RJ realiza concurso com mais de 
800 vagas (Foto: Divulgação)

 

A organização do concurso orienta que os inscritos cheguem aos locais de prova com uma hora de antecedência. Eles deverão levar um documento original de identidade (oficial e com foto) e canetas esferográficas de tinta azul ou preta.

Para os inscritos aos editais 2 e 3 da prefeitura e da Fundação de Fundação de Cultura (FROC) e Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) as avaliações serão nos dias 1º e 15 de dezembro, a depender do cargo.

Nesse caso, os cartões de confirmação com os locais de prova serão divulgados em até cinco dias úteis antes da realização do exame.

+ Assine a Folha Dirigida e turbine sua preparação!
+ Concurso Rio das Ostras-RJ: professor analisa perfil da banca Ibam

Provas do concurso Rio das Ostras-RJ terão 50 questões

As provas do concurso Rio das Ostras-RJ serão compostas por 50 questões de múltipla escolha. Tais perguntas estarão distribuídas pelas disciplinas de Língua Portuguesa; Lei Orgânica do Município e Conhecimentos Gerais sobre Rio das Ostras; Matemática; Informática; e Conhecimentos Específicos.

O número de questões por área varia conforme a função escolhida. A avaliação será de zero a 100 pontos, sendo classificado quem obtiver pontuação mínima de 38. 

Apenas passarão por prova prática os participantes ao cargo de motorista, nos dias 1º e 2 de fevereiro de 2020. Para contador, professor I e outras carreiras de nível superior (editais 2 e 3), ainda haverá uma avaliação de títulos. 

Segundo o cronograma, os resultados finais estão marcados para 28 de janeiro de 2020, no caso dos candidatos do edital n°1, e 7 de fevereiro para os concorrentes do edital n°2. Os demais editais terão o resultado final publicado em 17 de fevereiro.

As oportunidades do concurso Rio das Ostras-RJ estão divididas entre a Prefeitura, Fundação de Cultura (FROC) e Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE). Os ganhos vão de R$998 a R$7.186,73.

O município, localizado a 156 km do Rio de Janeiro, contrata pelo regime estatutário. Isto é, que garante a estabilidade empregatícia ao servidor.  

+ Concurso Rio das Ostras-RJ: prefeitura confirma novos editais

Concurso Rio das Ostras-RJ tem mais de 47 mil inscritos

Mais de 47 mil pessoas se candidataram ao concurso. De acordo com a banca organizadora, a seleção totalizou 47.515 candidatos nos cinco editais. Esse quantitativo já inclui ampla concorrência e pessoas com deficiência. 

O destaque foi o cargo de professor I - 30 horas com 7.849 concorrentes. Em seguida, a função de agente administrativo com 3.463 inscritos. Ao todo, o concurso oferece 822 vagas para todos os níveis de escolaridade. 

Para quem tem o nível fundamental, o concurso contempla 51 vagas. Já para o nível médio são 295 oportunidades e somente uma para formados no ensino técnico. Enquanto para os graduados, a seleção traz 495 vagas.

Prefeitura de Rio das Ostras:

  • Nível fundamental incompleto (antiga 4ª série, atual 5º ano): auxiliar de creche (feminino);
  • Nível fundamental: auxiliar de secretaria escolar e motorista;
  • Nível médio: agente administrativo, auxiliar de desenvolvimento infantil, auxiliar educacional, monitor de transporte escolar, monitor escolar, secretário escolar;
  • Nível técnico: programador; e
  • Nível superior: analista de sistemas, assistente social, bibliotecário, contador, fonoaudiólogo, médico em diversas especialidades, nutricionista, professor em diferentes disciplinas, tradutor e intérprete de línguas, psicólogo, psicomotricista, psicopedagogo, terapeuta educacional e web designer.

Fundação Rio das Ostras de Cultura (FROC):

  • Nível médio: agente administrativo; e
  • Nível superior: contador. 

Sistema Autônomo de Águas e Esgoto (SAAE):

  • Nível fundamental: motorista;
  • Nível médio: agente administrativo; e
  • Nível superior: contador.