Folha Dirigida Entrar Assine

Notícia principal

Concurso Receita: presidente do Sindifisco reforça déficit do órgão

Concurso Receita: presidente do Sindifisco reforça déficit do órgão

Presidente do Sindifisco falou sobre o déficit do órgão, na função de auditor. Sindicalista também se encontrou com o ministro da economia.

Na última segunda-feira, 4, o presidente do Sindifisco Nacional, Kleber Cabral, reuniu-se com o ministro da Economia, Paulo Guedes. Apesar da grande carência de pessoal pela qual o órgão vem sofrendo, o assunto concurso Receita Federal não foi abordado. 

De acordo com a Assessoria de Imprensa do Sindifisco, no breve encontro com o ministro, o presidente tratou de assuntos relacionados à reforma tributária e se colocou à disposição para esmiuça-los oportunamente. Além disso, o convidou para a posse da atual diretoria, quarta-feira que vem.

Concurso Receita (Foto: Divulgação)
Receita espera aval para concurso (Foto: Divulgação)


Também na segunda-feira, 4, o presidente do Sindifisco, Kleber Cabral, concedeu uma entrevista a Agência Brasil. Nela, abordou a falta de pessoal na Receita Federal. De acordo com ele, a Receita tem 9,2 mil auditores, sendo que 400 cuidam dos julgamentos de processos tributários. 

Com base nos dados do Tribunal de Contas da União (TCU) e Controladoria-Geral da União (CGU), o sindicalista menciona que:

"Se mantido o ritmo atual, levaria 77 anos para finalizar o estoque atual de processos, isso se não entrasse nenhum processo novo. Nós apresentamos ao Marcos Cintra [secretário especial da Receita Federal] um documento que diz respeito aos grandes desafios estruturais que, com ou sem reformas, o país precisa fazer", disse.

Concurso Receita pode ter 5 mil vagas

O órgão espera autorização para um novo concurso Receita. Foram solicitadas, em um primeiro momento, 2.083 vagas, sendo 1.453 de analista e 630 de auditor. No entanto, conforme informações do SindReceita, em reunião realizada em 2018, houve a menção de aumento deste número de vagas. 

No encontro, teria sido discutido subir as oportunidades para até 5 mil. O aumento é devido a um acréscimo de 1.547 vagas para analista-tributário, totalizando 3 mil, e mais 2 mil para auditor-fiscal. 

Apesar disso, o pedido que tramitava no sistema do extinto Ministério do Planejamento desde 2017 teria sido arquivado, assim como outras 26 solicitações, protocoladas também em 2017.

FOLHA DIRIGIDA tentou contato com a Receita Federal para saber se o órgão possui um outro pedido de concurso em análise, ou pretende fazer esta solicitação em 2019, mas não obteve retorno até a publicação desta matéria. 

Estude para o concurso da Receita Federal!

Concursos no orçamento federal 2019

ASSINE

Para ter acesso a este conteúdo, notícias e preparativos

ASSINAR



Comentários


NEWSLETTER
Cadastre-se para receber notícias e Informações