Concurso Queimados-RJ: veja dicas para a prova de domingo, 6

O concurso Prefeitura de Queimados-RJ aplica provas no domingo, 6. FOLHA DIRIGIDA conversou com professores sobre as disciplinas cobradas.

O concurso Prefeitura de Queimados, localizada no Rio de Janeiro, realiza o segundo dia de provas no próximo domingo, 6. Desta vez, o exame objetivo será para os concorrentes aos cargos do grupo II, formado por professor II e secretário escolar. 

Mesmo em véspera de provas, os concurseiros não param sua rotina de estudos. FOLHA DIRIGIDA esteve no aulão do Curso Preparatório Passei, realizado neste sábado, 5, e conversou com os professores, que fizeram não só uma revisão final, mas também orientaram os candidatos nesse último dia antes da prova.

Para a prova deste domingo, a dica do professor de Português e diretor do curso, Ramon Matos, é sobre alguns assuntos que a Cepuerj sempre pede: 

  • Figuras de linguagem
  • Conjunção
  • Estrutura e formação de palavras
  • Sintaxe de período simples e composto

O professor também lembrou a todos os presentes a conhecida frase do mundo dos concursos, falando que "não se estuda para passar e sim, até passar".

Aulão de Véspera do concurso Prefeitura de Queimados
Aulão de véspera do concurso para professores de Queimados foi
realizado pelo curso preparatório Passei

Provas costumam ser bem contextualizadas e mais extensas

Já a professora de Conhecimentos Pedagógicos, Ana Vital, explica que a Cepuerj é uma banca bem contextualizada, então as questões são grandes e o candidato deve focar na pergunta. Ela destaca ainda que a banca aborda muito os autores que estão no edital. 

Na véspera, Ana Vital destaca ser importante que o candidato tenha bastante calma e uma boa noite de sono, pois a prova é grande e, depois de um tempo, pode estressar. 

"Hoje, nós estamos com uma parte da educação muito voltada para o currículo pós-crítico. Então, essas questões de multiculturalidade, de etnia, questões relacionadas ao currículo, que coloca o aluno como protagonista, devem ser cobradas", orientou. 

Antes de encerrar o bate-papo com a FD, a professora deixou uma mensagem a todos os candidatos deste domingo:

"Todo mundo deve acreditar em si mesmo antes de tudo. Você tem que acreditar no seu sonho e que deu o seu máximo para chegar até aqui. A prova é parte do processo, vocês precisam chegar nessa prova com a mensagem de vitória."

Para encerrar, o professor Ramon destaca que os candidatos não devem nunca deixar de estudar, sempre colocar metas, tarefas, fazer exercícios e não deixar a matéria acumular, pois muitos estudantes acabam deixando para cima da hora.

Provas terão 50 ou 60 questões, de acordo com cargo

A prova para a função de professor II será composta por 60 questões de múltipla escolha, divididas da seguinte forma:

  • Língua Portuguesa - 15; 
  • Legislação de Queimados - cinco;
  • Legislação Educacional - cinco; 
  • Conhecimentos Pedagógicos - dez; e
  • Conhecimentos Específicos - 25.

A seleção também conta com uma avaliação de títulos para os graduados. Os documentos deverão ser entregues nos dias 21 e 22 de novembro. A publicação das notas dessa etapa está prevista para o dia 12 de dezembro. 

Além disso, o concurso também tem vagas para o cargo de secretário escolar. Estes responderão a 50 questões, sendo dez de Língua Portuguesa, cinco de Legislação de Queimados, dez de Informática, cinco de Raciocínio Lógico e 20 de Conhecimentos Específicos.

Queimados-RJ reuniu mais de 13 mil inscritos

O concurso Queimados-RJ reuniu 13.511 concorrentes, de acordo com o Centro de Produção da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Cepuerj), banca organizadora. 

Ao todo, foram publicados dois editais de abertura, resultando em 64 vagas. O destaque ficou para a função de professor II - anos iniciais, que exige o nível médio de escolaridade.

São 7.240 inscritos na disputa para as 46 chances oferecidas para esta função, tendo concorrência de, aproximadamente, 157 candidatos por vaga.

Para a função de professor I - Língua Portuguesa, para graduados, a concorrência também é acirrada. O cargo reuniu o total de 1.046 inscritos para a oferta de apenas uma vaga.

Já para a função de orientador educacional foram registrados 537 candidatos, enquanto para orientador pedagógico 496.

Aprovados no concurso Queimados-RJ terão contratação imediata

Em entrevista recente à FOLHA DIRIGIDA, o secretário Lenine Lemos afirmou que as contratações dos aprovados deverão acontecer logo após a homologação do concurso, prevista para o dia 9 de janeiro de 2020. Dessa forma, é provável que os novos servidores iniciem as suas atividades no início do ano letivo, em fevereiro. 

O secretário de Educação de Queimados disse ainda que outras vagas deverão ser preenchidas durante o prazo de validade do concurso, tendo em vista que há muitos servidores com idade para se aposentar. 

O concurso Queimados-RJ tem validade de dois anos, podendo ser prorrogada por igual período. Os contratos de trabalho serão no regime estatutário, com garantia de estabilidade empregatícia.  

Comentários