Folha Dirigida Entrar Assine

Concurso PRF: veja recomendações do Cebraspe para as provas

Em entrevista à FOLHA DIRIGIDA, a diretora de avaliação do Cebraspe deu recomendações para os candidatos do concurso PRF.

*Matéria atualizada no dia 04/02/2019, às 09h26 

Com a aproximação das provas para a Polícia Rodoviária Federal (PRF) é comum que surjam dúvidas como: Quais itens levar? E se o celular tocar? Para responder a esses questionamentos, FOLHA DIRIGIDA conversou com a diretora do Cebraspe, Claudia Griboski. Ela deu orientações aos candidatos que farão a primeira etapa do concurso neste domingo, 3.

As provas objetivas e discursivas serão realizadas a partir das 14h, nos estados onde há oferta de vagas. O Pará, por exemplo, teve a maior procura com 12.700 inscritos. Os locais de aplicação já estão disponíveis para consulta pelo site do Cebraspe, organizador da seleção.

A diretora de avaliação da banca orienta que os concorrentes cheguem aos locais de prova com uma hora de antecedência. Outra atenção deve ser ao horário de verão e eventuais fusos horários, já que a hora oficial a ser seguida é a de Brasília.  

“Visitar previamente o local de provas e se programar para chegar com uma hora de antecedência são medidas importantes para prevenir eventuais atrasos no dia das provas”, recomenda Claudia.

De acordo com o edital, no dia das provas, será necessário apresentar um documento de identificação original; caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente e cartão de confirmação de inscrição.

Diversos documentos poderão ser apresentados para identificação, como carteira de identidade (usual), carteira de trabalho, carteira nacional de habilitação (modelo com foto), entre outros.

PRF realiza concurso com oferta de 500 vagas em diversos
estados brasileiros (Foto: Divulgação)

 

E se o candidato não puder apresentar nenhum desses documentos, por motivo de perda, roubo ou furto? Segundo a diretora do Cebraspe, ele “deverá entregar à equipe de aplicação das provas documento que ateste o registro da ocorrência em órgão policial, desde que tenha sido expedido há, no máximo, 90 dias antes da data de realização das provas”.

enlightenedE se o celular tocar durante a prova do concurso?

Os editais dos concursos são claros ao informar da eliminação do candidato que, durante a realização da prova, for surpreendido portando aparelhos eletrônicos, smartphones e relógios. Mesmo assim, os alarmes de celulares são causa frequente de eliminação.

A diretora de avaliação do Cebraspe recomenda que, se optar por levar o aparelho, o participante desative todos os alarmes e mantenha-o desligado e guardado na embalagem porta-objeto lacrada.

“É importante destacar que o candidato será eliminado do concurso caso o seu telefone celular ou qualquer equipamento eletrônico entre em funcionamento, mesmo sem a sua interferência direta, durante a realização das provas”, destaca Claudia.

Outra preocupação constante entre os concurseiros é quanto à lisura e a transparência das seleções públicas. Claudia Griboski explica que o Cebraspe tem preocupação com a segurança dos eventos, desde a elaboração do edital até a geração de resultados.

“Pensando nisso, nossas equipes utilizarão o que há de mais avançado na tecnologia de detectores de metais, rastreadores de sinais eletrônicos e inteligência no cruzamento de dados e informações para garantir a segurança e coibir fraudes durante o concurso”, identifica.

Quer acessar 20 horas de reta final para a PRF?

Reta Final para a PRF

A diretora ainda completa que a Polícia Federal será parceira para garantir a segurança da seleção. “Contamos com o apoio de Delegados Auditores da PF durante toda a aplicação, que irão colaborar com a fiscalização e garantia da segurança do evento”.

De Cebraspe para candidatos do concurso PRF

“O Cebraspe deseja uma excelente prova a todos. Estamos focados em oferecer provas que permitam a aferição de conhecimentos, habilidades e competências dos participantes de forma eficiente, consoantes com o já conhecido método Cebraspe de qualidade.

Uma logística de aplicação organizada e isonômica, segurança e rigor durante toda a realização do concurso público e resultados confiáveis para os candidatos. Essa é a nossa missão e estamos empenhados em cumpri-la”, disse Claudia Griboski, em nome da banca oraganizadora do concurso PRF.

Gabaritos das provas sairão na segunda-feira, 4

Durante quatro horas e 30 minutos, os candidatos do concurso PRF deverão responder a 120 questões e elaborar uma redação, no estilo dissertativo. Na tabela abaixo, confira a distribuição das disciplinas cobradas na avaliação objetiva:

Bloco I (50 questões) Português, Raciocínio Lógico-Matemático, Informática, Noções de Física, Ética no Serviço Público, Geopolítica Brasileira, História da PRF
Bloco II (40 questões) Legislação de Trânsito
Bloco III (30 questões) Noções de Direito Administrativo, Noções de Direito Constitucional, Legislação Especial, Direitos Humanos e Cidadania, Noções de Direito Penal e Direito Processual Penal

 

Os gabaritos preliminares das provas objetivas serão divulgados na segunda-feira, 4, a partir das 19h. Quem for contra as respostas da banca poderá recorrer nos dias 5 e 6 de fevereiro, pelo site do Cebraspe.

O edital indica que será classificado na prova objetiva quem obtiver mais de 10 pontos no bloco I, 12 pontos no bloco II, seis pontos no bloco II e 48 pontos no conjunto.

Apenas os habilitados na objetiva terão as redações corrigidas. As demais etapas do concurso serão: exame de capacidade física; avaliação de saúde; avaliação psicológica; avaliação de títulos; investigação social; curso de formação.

Neste concurso, a PRF oferece 500 vagas para policial rodoviário federal. Para se candidatar foi preciso ter ensino superior completo, idade até 65 anos e Carteira Nacional de Habilitação na categoria B. A remuneração atualizada da carreira é de R$10.357,88.

Revise as disciplinas do concurso PRF com aulas exclusivas: 

PLAYLIST

Reprodução automática

Notícias

Aula PRF AO VIVO: o que cai em Geopolítica

Duração: 01:00:00

3344 exibições

Notícias

AO VIVO PRF: assista à aula de Informática

Duração: 00:01:00

3488 exibições

Notícias

AO VIVO: Legislação de Trânsito para a PRF 2018

Duração: 00:00:00

2881 exibições

Notícias

Aula PRF AO VIVO: fique craque em Física

Duração: 01:00:00

1648 exibições

Notícias

Aula AO VIVO PRF: tudo sobre Penal e Processo Penal

Duração: 01:00:00

3474 exibições



Comentários