Concurso PRF agente administrativo: confira as notas de corte de 2014

FOLHA DIRIGIDA fez um levantamento com a nota de corte do último concurso para agente administrativo da PRF em cada estado. Confira!

A expectativa pelo concurso para área de apoio da PRF é alta e muitos concurseiros já iniciaram seus estudos. Alguns dados sobre o último concurso, como a nota de corte podem ajudar nessa preparação.

Pensando nisso, FOLHA DIRIGIDA fez um levantamento sobre as notas para agente administrativo do concurso PRF 2014, além dos critérios de avaliação. Lembrando que foram pedidas, este ano, 75 vagas para a carreira, cuja exigência é o nível médio.

Além disso, para se candidatar a essa função é necessário ter idade mínima de 18 anos, na data da posse. Não há exigência mínima em relação à altura.

O salário inicial para a carreira é de R$4.022,77, contando o salário base e o auxílio-alimentação. O valor total da remuneração ainda pode aumentar, com o valor da gratificação por desempenho.

A jornada de trabalho do servidor é de 40 horas por semana. O regime de contratação é o estatutário, que garante estabilidade empregatícia.

O último concurso para agente administrativo da Polícia Rodoviária Federal foi realizado há cinco anos. A seleção teve como organizadora a Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (Funcab). Foram ofertadas na época 216 vagas, distribuídas por todos os estados e o Distrito Federal.

No entanto, 477 aprovados no concurso foram nomeados, segundo levantamento da FOLHA DIRIGIDA. O estado com o maior número de aprovados foi o Rio Grande do Sul, com 53 nomeações. Em seguida ficou o estado de Santa Catarina, com 42 e Minas Gerais, com 30 convocações.

Prepare-se para o concurso PRF

Os candidatos foram submetidos a duas etapas de seleção: prova objetiva e investigação social. Ambas as fases tinham caráter eliminatório e classificatório.

A prova objetiva foi composta por 60 questões, distribuídas entre disciplinas de Conhecimentos Básicos e Específicos. À exceção de Língua Portuguesa, que contou com 12 questões, as demais disciplinas apresentaram seis itens, cada. O valor de cada questão era variável. 

A prova de Português tinha peso 2, enquanto Ética e  Conduta Pública e Raciocínio Lógico tinham peso 1. Todas as disciplinas de Conhecimento Específico tinham peso igual a 1,5.

Eram elas: Noções de Direito Constitucional; Noções de Direito Administrativo; Noções de Administração; Noções de Informática; Legislação Relativa à PRF; e Noções de Arquivologia;

No total, a avaliação valia 90 pontos. Foram aprovados nesta etapa os que alcançaram, no mínimo, 30% de acertos no total da avaliação. 

enlightenedConcurso PRF 2019: saiba tudo sobre o cargo de agente administrativo

Se autorizado, concurso deve acontecer no início de 2020 (Foto: Divulgação)

Conheça as notas de corte do concurso para agentes administrativos da PRF em 2014

Após entender como funcionou o critério de avaliação, os interessados no próximo concurso para agente administrativo da PRF também devem avaliar a nota de corte da última seleção. Ou seja, a nota mínima a ser atingida para garantir a classificação ou avançar para a próxima etapa.

Em 2014, as notas de corte para a função variaram de acordo com o estado. O estado que apresentou o melhor aproveitamento foi o Ceará, com uma nota 68 pontos para o último classificado.

Em seguida ficaram os estados da Paraíba e do Rio Grande do Norte, com 67,5, em cada. E, ainda, Distrito Federal e Rio de Janeiro, com 67 pontos.

O Rio Grande do Sul, por exemplo, era o estado com a maior oferta de vagas, 25 . O último aprovado alcançou 60 pontos, ou seja, cerca de 66% do total da avaliação.

Já o Ceará, estado que apresentou a melhor pontuação, era um dos que possuíam a menor oferta de vagas, apenas 3. Nesse caso, o percentual de acertos ficou em cerca de 75%. 

+ Como voltar a estudar para concurso?

+ Qual é a melhor forma de estudar para concurso?

Confira na tabela abaixo as notas de corte para cada um dos estados no último concurso:

Estados N° de vagas  Nota de corte
AC Três 60,5
AL Três 64,5
AM Três 60,5
AP Três 60
BA 18 62,5
CE Três 68
DF Oito 67
ES Três 66
GO Sete 63,5
MA Cinco 63
MG 17 63
MS 15 61
MT Nove 60
PA Seis 61
PB Quatro 67,5
PE 12 65,5
PI 10 63,5
PR 18 62,5
RJ Uma 67
RN Três 67,5
RR Três 61,5
RS 25 60
SC 19 62
SE Quatro 64,5
SP 10 59.5
TO Quatro 56

Novo pedido de concurso já foi encaminhado à Economia

Conforme a Assessoria de Imprensa da PRF informou à FOLHA DIRIGIDA no início de junho, o pedido de um novo concurso para agente administrativo foi encaminhado ao Ministério da Economia. O prazo para os órgãos federais solicitarem novos concursos ao ministério encerrou no dia 31 de maio.

Foram solicitadas 4.435 vagas, sendo 75 para a carreira de agente administrativo.O pedido passará por análise e dependerá de um aval do ministro Paulo Guedes.

A presidente do Sindicato Nacional dos Servidores Administrativos da PRF (SinaPRF), Rejane Maria da Rosa, já havia alertado sobre o grave déficit de agentes administrativos no quadro de servidores da PRF. Segundo ela, há pessoas que foram aprovadas no concurso para policial rodoviário, mas que atuam como administrativos. 

Quando começar a estudar para o concurso? 

CADASTRE-SE

Para ter acesso a este conteúdo

CADASTRE-SE


Comentários