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Comissão e banca vão definir cronograma do concurso da PRF

Comissão e banca vão definir cronograma do concurso da PRF

A Polícia Rodoviária Federal trabalha para definir o quanto antes o cronograma, que é o único impedimento para a publicação do edital.

Falta muito pouco para o edital do concurso PRF ser publicado. Após a assinatura do contrato com o Cebraspe, que aconteceu no último dia 29 de outubro, a ausência de um cronograma tornou-se o principal entrave para a liberação do documento com as regras da seleção.

A Assessoria de Imprensa da Polícia Rodoviária Federal informou à FOLHA DIRIGIDA nesta terça-feira, dia 6, que "ainda não há cronograma definido", o que impede o edital de ser divulgado. Fora esse detalhes, a corporação não tem mais nenhum impedimento para a publicação do edital.

A banca e a comissão responsável pelo concurso realizam encontros para definir esses últimos detalhes, que, tão logo sejam concluídos, o edital será encaminhado para publicação no Diário Oficial da União. Ainda não há uma data definida ou previsão para que isso aconteça.

Em outra ocasião, a Polícia Rodoviária Federal informou que trabalha com rapidez para concluir todos os trâmites o mais rápido possível, "por uma questão de efetivo". A corporação precisa urgentemente dos novos policiais para recompor o seu quadro de pessoal que já soma um grande déficit.

O único prazo estipulado pela Assessoria da PRF é que o edital está dentro do prazo legal previsto na portaria autorizativa. O aval foi publicado em julho deste ano e prevê que o documento saia em até seis meses após, ou seja, até janeiro. A corporação, no entanto, não deve esperar até completar esse período e deve divulgar o documento o quanto antes.

Déficit da PRF é maior que número de vagas autorizadas

O próximo concurso da Polícia Rodoviária Federal é uma prioridade e tido como urgente, tendo em vista a necessidade na recomposição do quadro de pessoal. O déficit da corporação é grande. Exemplo disso é que o número de vagas autorizadas não vão suprir toda a carência atual.

Logo após o ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, ter autorizado as 500 vagas da seleção extraoficialmente, a corporação e a Federação Nacional dos Policiais Rodoviários Federais (FenaPRF) iniciaram uma luta para conseguir aumentar esse quantitativo.

De acordo com a federação, seriam necessárias, pelo menos, 3 mil vagas para suprir a atual necessidade. Durante um encontro em julho com parlamentares e o ministro Jungmann, o vice-presidente da federação, Dovercino Neto, disse à reportagem de FOLHA DIRIGIDA que o déficit da PRF chegou a 2.954 servidores.

Esse número, no entanto, deve ser ainda maior atualmente, o que reforça ainda mais a importância da realização do concurso. Outra informação importante é que o número de vagas também não suprem as aposentadorias. A Polícia Rodoviária Federal já soma 738 aposentadorias desde o término da validade do último concurso.

"Mesmo com a imensidão do país, o cidadão sente-se protegido com a presença da Polícia Rodoviária Federal. Precisamos recompor o efetivo da PRF e dar à sociedade aquilo que ela merece: uma polícia cada vez mais presente", disse o senador José Medeiros.

Déficit da PRF é maior que vagas do concurso (Foto: Divulgação)
PRF tem déficit maior do que o quantitativo de vagas do concurso autorizado
(Foto: Divulgação)

O que precisa ter para concorrer?

Requisitos ⇒ o candidato precisará ter de 18 a 65 anos de idade. Podem concorrer homens e mulheres e a escolaridade exigida é o ensino superior completo, em qualquer área de formação. A PRF exige ainda que o candidato tenha carteira de habilitação, na categoria B ou superior.

Remuneração ⇒ a remuneração inicial do cargo de policial rodoviário federal é de R$9.931,57 em 2018 e passará para R$10.357,88 em 2019. Os valores já incluem o auxílio-alimentação, que atualmente é de R$458.

O órgão conta com as seguintes lotações:

  Sede, em Brasília
  27 superintendências regionais
  150 delegacias
  413 unidades operacionais
  Total de mais de 550 unidades em todo o país

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