Concurso Defesa Civil de Maricá-RJ: sai cartão com locais de provas

Coseac-UFF divulga cartões do concurso para a Defesa Civil de Maricá com informações sobre locais de horários das provas.

Foram divulgados na tarde desta quinta-feira, 7, os Cartões de Confirmação de Inscrição (CCI) do concurso para a Defesa Civil de Maricá, no Rio de Janeiro. Por meio deles, os candidatos terão acesso às informações de horário e endereço de realização da prova objetiva. 

Para acessar o documento o concorrente deve entrar com o login individual no site da Coseac-UFF, organizadora. Aqueles que não conseguirem o acesso ou que perceberem qualquer incorreção nas informações pessoais do documento, deverão entrar com contato com banca na sexta-feira, 8. 

Assine a Folha Dirigida e turbine os estudos

O CCI deverá estar com o candidato no dia da prova objetiva, bem como o documento de identidade original. O exame está marcado para o feriado do dia 15 de novembro (sexta-feira) com início às 13h. Os concorrentes terão até quatro horas para responder a 50 questões de múltipla escolha, sendo: 

  • dez de Língua Portuguesa
  • dez de Raciocínio Lógico e Noções de Informática
  • 30 de Conhecimentos Específicos

♦ Confira provas para download! ♦

Aprovação no exame exige mínimo de 50 pontos

A prova objetiva do concurso para a Defesa Civil de Maricá terá caráter eliminatório e classificatório. Cada questão específica valerá 2,5 pontos, já as questões das outras disciplinas valerão 1,5 ponto cada uma. 

Deste modo, o exame será avaliado na escala de 0 a 100 pontos. Para não ser eliminado do concurso público será preciso obter, pelo menos, 50 pontos, além de não zerar nenhuma das disciplinas. 

Para técnico em meteorologia e os cargos de nível superior a seleção contará apenas com prova objetiva e análise de títulos. Já os candidatos a agente de defesa civil, de nível médio, que forem habilitados no exame de múltipla escolha, seguirão para as etapas de: 

  • prova de aptidão física
  • exames psicotécnico e médico
  • análise de títulos

A prova de aptidão física, de caráter eliminatório, está marcada para os dias 25 e 26 de novembro e será composta por três testes: natação em mar (800 metros), corrida pós-praia e biathlon (400 metros pós-praia seguida de 450 metros de natação em mar).

Os exames psicotécnico e médico terão caráter eliminatório e serão realizados entre os dias 1º e 3 de dezembro. Já a análise de títulos de agentes, de caráter classificatório, ocorrerá em 2 e 3 de dezembro. O edital de convocação para as duas etapas está previsto para sair em 29 de novembro. 

Seu concurso tem teste físico? Confira as dicas!

Os andidatos de nível superior e para o cargo de técnico habilitados na prova objetiva serão convocados para análise de títulos no dia 21 de novembro. A entrega dos documentos será no dia 27 do mesmo mês.

Defesa Civil de Maricá (Foto: Elsson Campos/ Prefeitura de Maricá)
Concurso para a Defesa Civil de Maricá tem 69 vagas
(Foto: Elsson Campos/ Prefeitura de Maricá)

Concurso tem quase 2 mil candidatos

Conforme relação divulgada pela Coseac-UFF, o concurso para a Defesa Civil de Maricá homologou um total de 1.910 inscrições. Desses candidatos, 1.461 vão concorrer à carreira de agente de defesa civil, que tem 55 vagas. 

Deste modo, a concorrência estimada é de cerca de 26 candidatos por vaga. As outras carreiras, cada uma com duas oportunidades, atraíram juntas 449 inscritos:

  • técnico em meteorologia - 39
  • analista de sistemas - 64
  • analista geotécnico - 40
  • engenheiro civil - 160
  • geólogo - 74
  • hidrólogo - 48
  • meteorologista - 24

Ao todo, o concurso visa preencher 69 vagas. No nível médio são 55 oportunidades de agente de defesa civil e duas de técnico em meteorologia. Os vencimentos iniciais são de R$1.502 e 1.977,14, respectivamente, para trabalhar 40 horas por semana. 

No nível superior são 12 vagas distribuídas entre analista de sistemas, analista geotécnico, engenheiro civil, geólogo, hidrólogo e meteorologista, cada um com duas oportunidades. Todos possuem inicial de R$2.614,76 para carga semanal de 40 horas.

Além dos vencimentos básicos, os os selecionados no concurso poderão receber gratificação de periculosidade de 40% do valor do seu vencimento básico, exceto para o cargo de analista de sistemas, cuja gratificação de periculosidade é de 20%.

O prazo de validade do concurso será de dois anos, contados a partir da homologação do resultado. O período ainda poderá ser prorrogado uma vez, chegando a quatro anos, a critério da Administração Municipal. 

Comentários