Sai primeiro resultado final do concurso Defesa Civil de Maricá-RJ

Candidatos a técnico em meteorologia e em cargos de nível superior no concurso Defesa Civil de Maricá-RJ já podem ver resultado final.

Foi publicado no fim da tarde de terça-feira, 10, o resultado final do concurso Defesa Civil de Maricá-RJ para os candidatos a analista de sistemas, analista geotécnico, engenheiro civil, geólogo, hidrólogo, meteorologista e técnico em meteorologia. 

Os candidatos a essas carreiras podem consultar suas notas e classificação, bem como o resultado da prova de títulos, no site da Coseac-UFF, organizadora. Segundo relação divulgada pela banca, mais de 300 pessoas foram eliminadas. 

Das 69 vagas ofertadas no concurso para a secretaria de Proteção e Defesa Civil da Prefeitura de Maricá,  duas são para técnico em meteorologia, que exige o nível médio e tem vencimento inicial de R$1.977,14 para trabalhar 40 horas por semana. 

Outras 12 vagas são de nível superior, distribuídas entre analista de sistemas (duas), analista geotécnico (duas), engenheiro civil (duas), geólogo (duas), hidrólogo (duas) e meteorologista (duas). Todos possuem inicial de R$2.614,76 para carga semanal de 40 horas.

Os candidatos que ficarem aprovados além da oferta de vagas imediata para esses cargos vão compor o cadastro de reserva da seleção, que poderá ser aproveitada durante a validade do resultado conforme surgirem novas vagas e a disponibilidade orçamentária da prefeitura. 

O prazo de validade será de dois anos contados a partir da homologação dos resultados, podendo ser prorrogado uma vez por igual período, chegando a quatro anos, a critério da Administração Municipal. 

Assine a Folha Dirigida e turbine os estudos

Teste físico para agente será realizado na sexta-feira, 13

As outras 55 vagas do concurso são para o cargos de agente de defesa civil, cujo resultado será divulgado mais tarde. Acontece que para esta carreira são aplicadas mais etapas de avaliação. 

A próxima será a realização do teste biathlon, que faz parte da etapa de aptidão física. O exame era previsto para ser realizado no dia 28 de novembro junto com outros dois testes, mas precisou ser adiado devido às condições climáticas

A nova data foi marcada para próxima sexta-feira, 13, para todos os candidatos que realizaram os Testes 1 e 2 da referida prova no dia 28. A etapa será realizada na Praia da Barra de Maricá (Avenida Litorânea, final da Rua Zero, Zacarias, Maricá). 

Segundo comunicado divulgado pela banca, será mantido o escalonamento dos candidatos divulgados na convocação inicial, no Anexo I. 

Para realizar o teste, os concorrentes deverão se apresentar no local com unhas das mãos e dos pés devidamente aparadas e sem fazer uso de qualquer tipo de relógio, piercing, jóias, bijuterias ou adornos de cabelo.

Os habilitados no teste físico seguirão para as próximas etapas de avaliação: exame psicotécnico, exames médicos e análise de títulos. 

(Foto: Elsson Campos/ Prefeitura de Maricá)
Concurso para a Defesa Civil de Maricá tem 69 vagas
(Foto: Elsson Campos/ Prefeitura de Maricá)

Concurso atraiu quase 2 mil candidatos

O concurso da Defesa Civil de Maricá atraiu um total de 1.910 candidatos. Mais da metade, 1.461, se inscreveram para a carreira de agente de defesa civil, que tem 55 vagas. Deste modo, a concorrência estimada é de cerca de 26 candidatos por vaga. 

As outras carreiras, cada uma com duas oportunidades, atraíram juntas 449 inscritos:

  • técnico em meteorologia - 39
  • analista de sistemas - 64
  • analista geotécnico - 40
  • engenheiro civil - 160
  • geólogo - 74
  • hidrólogo - 48
  • meteorologista - 24

Todos os candidatos foram submetidos a provas objetivas em novembro. Foram quatro horas para responder a 50 questões de múltipla escolha valendo de 0 a 100 pontos. 

Foram eliminados os candidatos que obtiveram pontuação zero em qualquer uma das disciplinas, ou cuja pontuação total tenha sido inferior a 50 pontos no exame.