Folha Dirigida Entrar Assine

Concurso Marabá-PA: saem gabaritos e primeiro dia tem 20% de faltosos

A Prefeitura de Marabá-PA divulgou o número de faltosos do primeiro dia de provas do concurso público, que teve um candidato eliminado.

Neste domingo, 17, foram realizadas as primeiras provas do concurso Marabá-PA. O primeiro dia de exames foi reservado apenas para concorrente aos cargos de nível fundamental. A prefeitura divulgou que foram registrados 20% de faltosos.

O turno da manhã foi reservado para os cargos de agente de serviços gerais, auxiliar de secretaria de escola, operador de máquinas pesadas e motoristas categoria C e D. Foram registrados 18.769 inscritos e 4.009 não compareceram. 

Já no turno da tarde, foi a vez dos concorrentes a agente de portaria. Para este, foram 15.085 inscritos e 2.785 se abstiveram do exame. A aplicação aconteceu em diversas escolas da região.

Gabaritos do concurso Marabá já estão disponíveis

No mesmo dia, 17, já foram divulgados os gabaritos do concurso Marabá. Os documentos foram disponibilizados no site da Fadesp, a organizadora, divididos em dois anexos de acordo com o turno de aplicação (manhã e tarde).

Gabaritos Marabá

Vale ressaltar que esses gabaritos são provisórios e ainda caberão recursos. Os candidatos poderão contestar até esta terça-feira, 19, pelo site da banca.

Os candidatos tiveram que responder a 50 questões que foram distribuídas pelas disciplinas de Português, Matemática/Raciocínio Lógico, Atualidades e Regime Jurídico Único (RJU).

De acordo com a Fadesp, a banca organizadora da seleção, estiveram presentes fiscais e coordenadores, além do apoio das Polícias Civil e Militar, da Guarda Municipal e do Departamento Municipal de Trânsito (DMTU).

“A prova foi Boa. Estou otimista. Aconteceu tudo na tranquilidade”, disse Michele Viana em entrevista à Prefeitura de Marabá.

Primeiro dia de provas do concurso Marabá (Foto: Paulo Sérgio dos Santos/Ulisses Pompeu)
Marabá-PA aplicou provas no domingo, 17, para cargos de fundamental
(Foto: Paulo Sérgio dos Santos/Ulisses Pompeu)

Candidato é preso com ponto eletrônico durante o concurso

Apesar da tranquilidade relatada pelos candidatos e das poucas irregularidades, o concurso Marabá-PA registrou um caso inusitado que acabou com a prisão de um candidato. Dessa forma, que resultou na sua eliminação.

O concorrentes foi pego utilizando um ponto eletrônico durante a realização da prova. Ele foi pego e encaminhado para a seccional da Polícia Civil.

Segundo a Fadesp, o participante foi pego devido ao detector de metais nos banheiros em todos os locais de prova. Ele disputava para o cargo de motorista. De acordo com informações divulgadas pelo G1, a Polícia investiga agora quem estaria repassando essas informações ao candidato.

De acordo com a Prefeitura de Marabá, esse foi um caso isolado e não interfere na realização e no andamento do concurso.

Marabá aplicará provas nos dias 23 e 24 de março

O segundo dia de provas do concurso Marabá-PA acontecerá no próximo final de semana, em dois dias, 23 e 24 de março, sábado e domingo, respectivamente.

No dia 23, à tarde, será a vez dos cargos de nível superior. Já no domingo, pela manhã ocorrerá a aplicação para os cargos de agente de trânsito e auxiliar de secretaria escolar, enquanto que à tarde será a vez dos demais cargos.

Confira como ficou a distribuição das questões:

  • Nível fundamental: Português (20), Legislação Municipal (cinco), Matemática e Raciocínio Lógico (15) e  Atualidades (10)
  • Nível médio: Português (dez), Legislação Municipal (dez), Matemática e Raciocínio Lógico (cinco), Noções de informática (cinco) e Conhecimento Específico (20)
  • Nível superior (professores): Português (dez), Legislação Municipal  (dez), Legislação Pedagógica (dez) e Conhecimento Específico (20)
  • Nível superior (demais cargos): Português (dez), Legislação Municipal (dez), Atualidades (dez) e Conhecimento Específico (20)

⇒ E-book: 10 dicas para passar em concursos públicos

O edital traz 845 vagas para todos os níveis de escolaridade. Para ser aprovado, o candidato precisará de pelo menos 50% de aproveitamento na prova objetiva. Para os de nível superior, haverá ainda uma avaliação de títulos, enquanto para o guarda municipal será realizada uma prova de aptidão física.

Para ser aprovado nessa fase, os candidatos devem acertar, no mínimo, 50% das provas objetivas. Os candidatos de nível superior aprovados na prova objetiva serão convocados para uma avaliação de títulos. Haverá, também, uma prova de aptidão física para os candidatos às vagas de Guarda Municipal. 

O concurso da Prefeitura de Marabá-PA terá prazo de validade de dois anos, a partir de sua data de homologação, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período. 

CADASTRE-SE

Para ter acesso a este conteúdo

CADASTRE-SE


Comentários