Itaboraí RJ suspende concurso com mais de 600 vagas para professor

Concurso Itaboraí RJ é suspenso para evitar a propagação do novo Coronavírus.

Com edital publicado no dia 19 de março, o concurso Itaboraí RJ para o magistério precisou ser suspenso por tempo indeterminado. Durante esse período, não será possível efetuar inscrições.

A medida foi tomada devido ao novo Coronavírus, considerando os termos dos Decretos Municipais nº 30, 31 e 35 de 2020, que estabelecem medidas para evitar a propagação da doença. 

O documento que suspende a seleção foi publicado por meio do Diário Oficial Eletrônico do Município de Itaboraí na última terça-feira, 24.

De acordo com o texto, a forma mais adequada de reduzir a aceleração de difusão do vírus é reduzir ao máximo o número de aglomeração de pessoas, conforme o indicado pelo Ministério da Saúde. 

Confira mais sobre o concurso Itaboraí RJ:


Concurso Itaboraí RJ conta com 653 vagas

A Prefeitura de Itaboraí, no Rio de Janeiro, visa ao preenchimento de 653 vagas na carreiras de professor. Desse quantitativo, 383 são de nível médio e 270 de nível superior, incluindo reserva para pessoas com deficiência e negras.

Para aqueles que possuem o ensino médio na modalidade Normal (Formação de Professores) será possível concorrer a 51 vagas de professor de Educação Infantil ou 332 de professor docente II, do Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano).

Os ganhos de ambos os cargos são de R$1.526,13. Os candidatos nomeados terão carga de trabalho de 22 horas semanais. 
 

Concurso Itaboraí RJ suspende concurso para magistério
(Foto: Pixabay)

 

Já para graduados as 270 vagas estão distribuídas entre cargos de professor docente I nas seguintes especialidades:

  • Língua Portuguesa - 50 vagas
  • Língua Estrangeira (Inglês) - 20 vagas
  • Matemática - 60 vagas
  • História - 27 vagas
  • Geografia - 39 vagas
  • Artes - 20 vagas
  • Educação Física - 15 vagas
  • Ciências - 39 vagas
     

Para essas vagas é exigida a licenciatura plena na área de atuação. O vencimento inicial é de R$1.983,36 para trabalhar 14 horas por semana. 

Os selecionados no concurso Itaboraí RJ serão contratados pelo regime jurídico estatutário, que assegura a estabilidade após o estágio probatório.
 

Quando retomado, concurso terá três etapas

Os candidatos do concurso Itaboraí RJ para o magistério serão submetidos a até três etapas de avaliação:

1ª: prova objetiva, de caráter classificatório e eliminatório;
 2ª: prova discursiva, de caráter classificatório e eliminatório;
⇒ 3ª: prova de títulos de caráter apenas classificatório.

Todas as avaliações são aplicáveis a todos os cargos. As duas primeiras estavam previstas para o dia 3 de maio e aconteceriam nos turnos da manhã e da tarde, com duração máxima de quatro horas. 

 Coronavírus: como aproveitar a quarentena para se qualificar de casa?

Embora o concurso tenha sido suspenso, a prova continuará com a mesma estrutura. Ao todo, serão 40 questões, distribuídas pelas seguintes disciplinas:

  • 15 de Língua Portuguesa
  • duas de Estatuto dos Funcionários Públicos Municipais
  • três de História do Município
  • cinco de Fundamentos da Educação
  • 15 de Conhecimentos Específicos
     

As duas últimas disciplinas mencionadas possuirão peso 3 na avaliação da prova. As demais terão peso 2. 

O exame será avaliado na escala de 0 a 100 pontos, sendo considerado habilitado quem alcançar, pelo menos, 50% do total e não zerar qualquer uma das disciplinas.

Já a prova discursiva consistirá em uma redação, em texto dissertativo, sobre tema a ser enunciado no caderno de questões relacionado à área de Educação.

A etapa valerá 20 pontos e será aprovado quem alcançar, no mínimo, 10. Os critérios de avaliação podem ser consultados no edital. Por fim, serão convocados para entrega dos títulos os candidatos aprovados nas duas provas anteriores.