Guarda Municipal de Cariacica ES tem provas adiadas por Coronavírus

Banca Ibade solicita que candidatos acompanhem em seu site a divulgação de um novo cronograma.

A Prefeitura de Cariacica, no Espírito Santo, adiou as provas objetivas do concurso da Guarda Municipal Cariacica ES, por causa da pandemia causada pelo Coronavírus. 

A medida, publicada nesta terça-feira, 24, visa atender ao Decreto Municipal nº054 de 13 de março de 2020 que declarou situação de emergência em saúde pública no Município de Cariacica.

Instituto brasileiro de Apoio e Desenvolvimento Executivo (Ibade), organizador do concurso, solicita que os candidatos acompanhem em seu site a divulgação de todos os atos, editais e comunicados referentes a seleção.

As provas objetivas, que estavam agendadas para o próximo domingo, 29 de março, serão compostas por 60 questões de múltipla escolha das disciplinas Língua Portuguesa (dez), Raciocínio Lógico (dez), Informática Básica (dez) e Conhecimentos Específicos (30). 

Para ser considerado aprovado, o candidato precisará obter, pelo menos, 50 pontos, em uma escala que vai de 0 a 100, e não zerar em nenhuma das disciplinas. 
 

Guarda Municipal de Cariacica ES tem provas adiadas por Coronavírus. (Foto: divulgação)
Guarda Municipal de Cariacica ES tem provas adiadas por Coronavírus. (Foto: divulgação)


Os classificados passarão ainda por mais cinco etapas:

  1. Prova de capacidade física, eliminatória;
  2. Avaliação psicológica, eliminatória;
  3. Exames médicos, eliminatória;
  4. Investigação de conduta social, eliminatória; e
  5. Curso de formação, eliminatória e classificatória.

No teste de aptidão física os concorrentes terão que fazer flexão de braço no solo, abdominal remador e corrida de 12 minutos. As repetições de metros variam para candidatas mulheres e candidatos homens. 


Seleção da Guarda de Cariacica ES oferta 50 vagas


O concurso Guarda de Cariacica ES oferta 50 vagas para o nível médio completo. Pelo menos 20% das oportunidades, ou seja, dez, deverão ser preenchidas por mulheres.

Além de comprovação de escolaridade, a seleção também exige que os concorrentes tenham idade entre 18 e 45 anos e possuam Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou permissão para dirigir, no mínimo, na categoria “AB”. 

Os habilitados em todas as etapas do concurso serão convocados para o Curso de Formação, que será realizado pela própria Guarda Municipal. 

A função tem ganhos iniciais de R$1.700. E os novos servidores também terão direito a adicional de risco de vida de 30% sobre o salário base. A carga horária semanal será de 40 horas.

A jornada de trabalho dos guardas poderá ocorrer em turnos diurnos e noturnos, inclusive em finais de semana, de acordo com as especificidades das atividades e das necessidades da Guarda Municipal, podendo ser praticado o sistema de plantão e/ou escala.