Versão nova do site ativada

Concurso Politec RO: Conselho inicia estudo de novo edital

Estudos para novo concurso Politec RO são iniciados pelo Conselho Superior de Gestão da Superintendência de Polícia Técnico-Científica.

10/06/2020 01:55 | Atualizado: 23/06/2020 16:27

10/06/2020 01:55 | Atualizado: 23/06/2020 16:27

O Conselho Superior de Gestão da Superintendência de Polícia Técnico-Científica de Rondônia iniciou os estudos para novo concurso Politec RO. Em reunião realizada no dia 7 de fevereiro, uma das pautas foi o regramento de concursos públicos.

A ata do encontro só foi publicada no Diário Oficial do Estado de 5 de junho . De acordo com o texto, será encaminhado à Assembleia Legislativa do Estado (ALE RO) a legislação que respalda a realização do concurso.

Isso porque a abertura da seleção depende da aprovação de Lei que cria o quadro de servidores próprio da Politec. A Superintendência foi criada pelo governo de Rondônia entre 2015 e 2016 e incorporou profissionais do antigo Departamento de Polícia Técnica, vinculado a Polícia Civil do Estado.

“Estão sendo realizados os estudos para realização do concurso, enquanto aguardamos a aprovação da Lei que cria o quadro de servidores na Politec”, consta na ata da reunião.  

A Superintendência ainda não informou quais cargos devem constar no quadro próprio de pessoal. A tendência é que inclua peritos criminais, técnicos de laboratórios, agentes de criminalística, datiloscopistas e técnicos de necropsia.

Politec RO prepara novo concurso
Novo concurso Politec RO depende da criação de quadro de pessoal
próprio (Foto: Governo de Rondônia)


Também não há dados sobre salários, escolaridade e previsão de abertura do concurso Politec RO, uma vez que dependem da aprovação do plano de cargos pela ALE RO.

A Politec é um órgão da administração direta que tem como missão a produção da prova pericial. É responsável por gerir, planejar, coordenar, orientar, administrar, dirigir, supervisionar, controlar e avaliar a gestão e a execução da Perícia Criminal Oficial no Estado de Rondônia.

+ Quer passar em concursos públicos? Saiba como!

Resumo concurso Politec RO:

  • Órgão: Superintendência de Polícia Técnico-Científica de Rondônia (POlitec RO)
  • Cargos: a definir
  • Requisitos: não informados
  • Salários: não informado
  • Link para edital anterior

Último concurso para perito criminal foi em 2014

O último concurso para cargos ligados a Polícia Técnico-Científica foi realizado em 2014. Na época, a Polícia Civil do Estado de Rondônia ofertou 144 vagas para os níveis médio e superior.

No nível médio, as chances foram para escrivão (70), agente de polícia (40), datiloscopista (cinco), técnico de necropsia (sete), agente de criminalística (duas) e técnico de laboratório (duas).

Já para nível superior, as oportunidades foram para delegado (dez), perito criminal (oito). As vagas de perito criminal estavam distribuídas entre as áreas de:

  • Química;
  • Ciência Contábeis;
  • Engenharia Elétrica;
  • Engenharia Civil;
  • Engenharia Florestal;
  • Geologia.

     

A carga horária era de 40 horas semanais. A remuneração para ensino superior chegou a R$11.213,14, enquanto para médio a R$3.332,46. A contratação dos aprovados ocorreu pelo regime estatutário, com a garantia da estabilidade empregatícia. Houve reserva para pessoas com deficiência.

A Funcab foi a banca organizadora do concurso PC RO 2014. Para os cargos de nível médio foram cobradas duas fases. A primeira foi uma prova de conhecimentos, redação e teste de capacidade física. Somente para candidatos ao cargo de escrivão houve prova prática de digitação.

A segunda fase compreendeu curso de formação profissional, na qual foram realizadas a investigação social e avaliação psicológica. Enquanto para as carreiras de nível superior, a seleção foi dividida em três etapas.

A primeira foi composta por prova objetiva, prova discursiva, teste de aptidão física e avaliação de títulos. A segunda fase foi constituída por prova oral e terceira foi o curso de formação profissional, em que foram realizadas a investigação social e a avaliação psicológica.

Newsletter

Newsletter

Quer receber novidades sobre concursos?

Quer receber diretamente no seu e-mail as principais notícias dos concursos da sua região?

E de quebra dicas para seus estudo? Cadastre-se gratuitamente na newsletter FD para ter tudo isso!

Sobre o concurso

Previsto

Politec-RO - 2020

RO
Não informado
Fund...
Não informado

Preparação