Folha Dirigida Entrar Assine

Concurso PF: conheça os cargos de nível superior da área de apoio

A Polícia Federal confirmou o envio de novo pedido de concurso para nível superior na área administrativa. Conheça os cargos!

Na última semana, a diretora de Gestão de Pessoal da Polícia Federal confirmou que o pedido de concurso enviado ao Governo contemplará cargos de nível superior da área administrativa. Pensando nisso,  FOLHA DIRIGIDA fez um resumo sobre as carreiras para que você, concurseiro, escolha a que mais se encaixa no seu perfil.

Em resposta no Portal de Acesso à Informação, a representante da PF disse que um pedido para provimento de cargos de agente administrativo, nos níveis médio e superior, estão no Ministério da Economia e tem respaldo do ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro. 

No total, foram solicitadas 234 vagas na área Administrativa. A distribuição delas pelas carreiras ainda não foi confirmada, mas espera-se que a oferta seja variada entre os diversos cargos, visto que não há concurso em validade para aproveitar remanescentes.

Para concorrer a essas, os candidatos deverão ter nível superior na respectiva área. As carreiras deverão proporcionar remuneração de R$5.554,87, valor já somado com o auxílio-alimentação de R$458.

Conheça os cargos de nível superior

Resultado de imagem para icone sirene Administrador

Requisitos: nível superior em Administração e inscrição no Conselho Regional de Administração.
Atribuições: atividades de supervisão, programação, coordenação ou execução especializada em grau de maior complexidade, referentes a estudos, pesquisas, análise e projetos sobre administração pública, de pessoal, material, orçamento, organização e métodos.

Resultado de imagem para icone sirene Arquiteto

Requisitos: nível superior em Arquitetura e inscrição no Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia.
Atribuições: atividades de supervisão, planejamento, coordenação, estudos e execução em grau de maior complexidade, referentes à construção e fiscalização de obras do DPF e à elaboração de normas para a administração e conservação dos próprios nacionais.

Resultado de imagem para icone sirene Arquivista

Requisitos: nível superior em Arquivologia.
Atribuições: planejamento, organização e direção de serviços de arquivo; elaboração de pareceres e trabalhos de complexidade sobre assuntos arquivísticos; assessoramento aos trabalhos de pesquisa científica ou técnico-administrativa e desenvolvimento de estudos sobre documentos culturalmente importantes.

Resultado de imagem para icone sirene Assistente social

Requisitos: nível superior em Serviço Social.
Atribuições:: atividades de execução qualificada, sob supervisão superior, de trabalhos relacionados com o desenvolvimento, diagnóstico e tratamento dos servidores do órgão em seus aspectos sociais.

Resultado de imagem para icone sirene Bibliotecário

Requisitos: nível superior em Biblioteconomia.
Atribuições: atividades de supervisão, coordenação, programação ou execução especializada, em grau de maior complexidade, referentes a trabalhos de pesquisa, estudo e registro bibliográfico de documentos e informações culturalmente importantes.

+ Prepare-se para os concursos da Polícia Federal

Resultado de imagem para icone sirene Contador

Requisitos: nível superior em Ciências Contábeis e Atuariais e inscrição no Conselho Regional de Contabilidade.
Atribuições: atividades de supervisão, coordenação ou execução em grau de maior complexidade relativas à administração pública, financeira e patrimonial, contabilidade e auditoria, compreendendo análise, registro e perícia contábeis, de balancetes, balanços e demonstrações contábeis.

Resultado de imagem para icone sirene Enfermeiro

Requisitos: nível superior em Enfermagem e inscrição no Conselho Regional de Enfermagem.
Atribuições: atividades de supervisão, coordenação e execução em grau de maior complexidade, relativas à observação, ao cuidado, à educação sanitária dos doentes, das gestantes e dos acidentados, à administração de medicamentos e tratamento prescritos, bem como à aplicação de medidas destinadas à prevenção de doenças.

​​​​​Resultado de imagem para icone sirene Engenheiro Civil

Requisitos: nível superior em Engenharia Civil e inscrição no Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia.
Atribuições: elaboração e fiscalização de projetos de construção civil e estudos de viabilidade econômica; planejamento da manutenção predial do DPF.

Resultado de imagem para icone sirene Engenheiro de Aeronaves

Requisitos: nível superior em Engenharia de Aeronaves e inscrição no Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia.
Atribuições: supervisão e recepção dos equipamentos de aviação do DPF; planejamento de manutenção preventiva e corretiva de frota e pela coordenação; supervisão dos técnicos aviônicos e de aeronaves do DPF.

​​​Resultado de imagem para icone sirene Engenheiro de Telecomunicações

Requisitos: nível superior em Engenharia de Telecomunicações e inscrição no Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia.
Atribuições: elaboração, análise e fiscalização de projetos de instalações de telecomunicações elaborados ou contratados pelo DPF; instalação, configuração, manutenção e inspeção de sistemas e equipamentos de telecomunicações em instalações prediais.

+ Intensifique os seus estudos para o concursos públicos

Resultado de imagem para icone sirene Engenheiro Eletricista

Requisitos: nível superior em Engenharia Elétrica e inscrição no Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia.
Atribuições: elaboração, análise e fiscalização de projetos de instalações elétricas elaborados ou contratados pelo DPF; acompanhamento e supervisão da manutenção de instalações prediais elétricas.

​​​​​​Resultado de imagem para icone sirene Engenheiro Mecânico

Requisitos: nível superior em Engenharia Mecânica e inscrição no Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia.
Atribuições:: supervisão e recepção de equipamentos; elaboração de planos de manutenção preventiva e corretiva da frota; planejamento e supervisão de manutenção mecânica dos veículos e equipamentos do DPF.

Resultado de imagem para icone sirene Estatístico

Requisitos: nível superior em Estatística.
Atribuições: atividades de execução qualificada, sob supervisão superior, de trabalhos relativos a levantamentos, análises e controles estatísticos com vistas às atividades econômico-sociais e científicas do DPF.

Resultado de imagem para icone sirene Farmacêutico

Requisitos: nível superior em Farmácia.
Atribuições: atividades de orientação ou execução especializada em grau de complexidade mediana, referentes a trabalhos e estudos relativos a métodos e técnicas de produção; controle e análise clínica de produtos químicos.

Resultado de imagem para icone sirene Médicos: cardiologista, ortopedista, psiquiatria, 

Requisitos: nível superior em Medicina, especialização na área, e inscrição no Conselho Regional de Medicina.
Atribuições: atividades relativas a supervisão, planejamento, coordenação, programação ou execução especializada em grau de maior complexidade, de trabalhos de defesa e proteção da saúde individual na respectiva especialidade médica, ligadas à patologia, ao tratamento clínico e cirúrgico do organismo humano e às perícias médicas.

PF confirma envio de pedido para concurso na área de apoio (Foto: Mateus Carvalho)
PF confirma envio de pedido para concurso na área de apoio
(Foto: Mateus Carvalho)

Resultado de imagem para icone sirene Médico Veterinário

Requisitos: graduação de nível superior em Medicina Veterinária e inscrição no Conselho Regional de Medicina Veterinária.
Atribuições: atividades de supervisão, coordenação, programação ou execução especializada em grau de maior complexidade, relativas à biologia e à patologia animais.

Resultado de imagem para icone sirene Nutricionista

Requisitos: nível superior em Nutrição.
Atribuições: atividades de supervisão, coordenação, programação ou execução especializada, referentes a trabalhos relativos à educação alimentar, à nutrição e à dietética para indivíduos ou coletividades.

Resultado de imagem para icone sirene Odontólogo

Requisitos: nível superior em Odontologia e inscrição no Conselho Regional de Odontologia.
Atribuições: atividades de execução qualificada, sob supervisão superior, relativas à estomatologia maxilar e dentária, à assistência buco-dentária, envolvendo, inclusive, perícia odonto-administrativa e odonto-legal.

Resultado de imagem para icone sirene Psicólogo clínico

Requisitos: nível superior em Psicologia e inscrição no Conselho Regional de Psicologia.
Atribuições: atividades de supervisão e coordenação, relativas ao estudo do comportamento humano e da dinâmica da personalidade, com vistas à orientação psicopedagógica e ao ajustamento individual.

Resultado de imagem para icone sirene Psicólogo organizacional

Requisitos: nível superior em Psicologia e inscrição no Conselho Regional de Psicologia.
Atribuições: atividades de supervisão e coordenação, relativas ao estudo do comportamento humano e da dinâmica da personalidade, com vistas à aplicação, à correção e à análise de testes visando à seleção de profissional.

Curso PF

Resultado de imagem para icone sirene Técnico em assuntos culturais

Requisitos: nível superior em Museologia.
Atribuições: atividades de supervisão, coordenação, programação ou execução especializada em grau de maior complexidade, referentes a trabalhos de difusão, aprimoramento de assuntos culturais, conservação e restauração de obras históricas e artísticas.

Resultado de imagem para icone sirene Técnicos em assuntos educacionais - áreas: Educação Física, Filosofia, Sociologia e Pedagogia

Requisitos: nível superior na área.
Atribuições: atividades de supervisão, coordenação, programação ou execução especializada, em grau de maior complexidade, referentes a trabalhos de pesquisa e estudos pedagógicos, visando à solução dos problemas de educação, bem como de orientação e técnicas educacionais, administração escolar e educação sanitária.

Resultado de imagem para icone sirene Técnico em comunicação social - Jornalismo

Requisitos: nível superior em Jornalismo, fornecido por instituição de ensino superior credenciada pelo Ministério da Educação.
Atribuições: atividades de supervisão, coordenação e execução, em grau de maior complexidade, de trabalhos de relações públicas e redação, com ou sem apreciações ou comentários; supervisão de trabalhos de revisão; coleta e preparo de informações para divulgação oficial escrita, falada ou televisionada.

Resultado de imagem para icone sirene Técnico em comunicação social - Relações Públicas

Requisitos: nível superior em Relações Públicas, fornecido por instituição de ensino superior credenciada pelo Ministério da Educação.
Atribuições: atividades de supervisão, coordenação e execução, em grau de maior complexidade, de trabalhos de relações públicas, redação, com ou sem apreciações ou comentários, de supervisão de trabalhos de revisão, de coleta e preparo de informações, para divulgação oficial escrita, falada ou televisionada.

Último concurso PF para área de apoio foi realizado em 2013

Embora o edital ainda não tenha data prevista para ser publicado, quem deseja ser aprovado deve iniciar os estudos de forma antecipada. Isso permite ganhar tempo e conhecer como a corporação costuma selecionar os profissionais.

Para isso, recomenda-se pegar como base o edital anterior. O último concurso PF para a área de apoio no nível superior foi realizado em 2013. Na época, foram oferecidas 566 vagas em cargos dos níveis médio e superior da área administrativa.

+ Confira cursos para alavancar a sua preparação na PF

A validade dessa seleção foi expirada em 2 de junho de 2018 e, dessa forma, não há mais cadastro de reserva válido para que a corporação possa chamar remanescentes. A solução é realizar um novo concurso e preencher a carência desses profissionais.

Como de praxe, a PF escolheu o Cebraspe (antigo Cespe/UnB) para realizar o concurso. A banca tem longa tradição de organizar os concursos administrativos e policiais. Das vagas ofertadas, 32 foram destinadas aos graduados, todas para o Distrito Federal. Eram 11 para engenheiro, sete para assistente social, cinco para contador, quatro para administrador, três para psicólogo e duas para arquivista. 

Foram registrados 324.497 inscritos em todo o país, sendo 318.832 para o cargo de agente de nível médio e os demais distribuídos pelas carreiras de nível superior. O processo contou com provas objetivas e discursivas.

PF confirma 600 vagas na área policial

Além das vagas para área de apoio para o nível superior, o documento assinado pela diretora de Gestão de Pessoas da PF confirma que foram pedidas 600 vagas de agente policial. Para este cargo, a exigência é o nível superior em qualquer área e carteira de habilitação. Este, tem ganhos iniciais de R$12.441,26.

A PF mencionou o provimento para o cargo de agente, mas espera-se que esse quantitativo seja dividido também entre os cargos de escrivão, papiloscopista, perito e delegado. Isso porque tradicionalmente, a PF se refere a todos os cargos policiais como "agentes de polícia". 

Dentro do pedido da área de apoio estão confirmadas, também, as vagas para nível médio, para o cargo de agente administrativo. A única exigência é a formação completa e a função proporciona remuneração inicial de R$4.710,76 mensais.

Pedido de concurso PF 2019/2020

Carreira Requisitos Remuneração
Agente administrativo Nível médio completo R$4.710,76
Plano Especial de Cargos da PF Nível superior em várias áreas  R$5.554,87
Agente policial Nível superior em qualquer + CNH R$12.441,26

Confira o material de preparação da FOLHA DIRIGIDA e comece já os estudos para o concurso!

E-books 
Provas para download
Artigos sobre concursos
Editais verticalizados
Vídeos com dicas  



Comentários