Folha Dirigida Entrar Assine

Notícia principal

Concurso Polícia Civil-RS tem 16 mil inscritos para delegado

Concurso Polícia Civil-RS tem 16 mil inscritos para delegado

Já estão disponíveis no site da banca Fundatec os locais de prova e número de inscritos no concurso da Polícia Civil do Rio Grande do Sul.

Se você é um dos inscritos no concurso da Polícia Civil do Rio Grande do Sul para o cargo de delegado, saiba que não é o único: ao todo, 16.039 candidatos estão participando da seleção. A informação foi divulgada no site da banca Fundatec no dia 11 de maio. A consulta aos locais de prova também está disponível.

Segundo o edital de densidade de inscritos, a concorrência no concurso PC-RS é de 160,39 pessoas por vaga. Ao todo, a seleção oferta 100 vagas de delegado. Do total de inscritos, 222 se inscreveram para vagas reservadas para Pessoa com Deficiência e 2.359 para vagas para candidatos negros ou pardos.

Prova será aplicada no dia 20 de maio

Além disso, quem vai participar da prova escrita preambular, que vai acontecer no próximo domingo, 20, já pode consultar o local de prova. A opção está disponível no site da banca. A avaliação será aplicada em dois turnos.

polícia civil
PC-RS divulga locais de prova e número de inscritos
(Foto: Divulgação)

O primeiro turno será destinado aos conhecimentos de Língua Portuguesa, com 40 questões objetivas e duração máxima de três horas. Os candidatos deverão se apresentar no local as 8h30 porque os portões vão fechar às 9h30. A avaliação em si está prevista para começar às 9h40.

Já o segundo turno está reservado para aos conhecimentos jurídicos, com 80 questões objetivas divididas entre as disciplinas de Direito Penal, Direito Processual Penal, Direito Administrativo, Direito Constitucional, Direito Civil, Direitos Humanos, Medicina Legal Judiciária e Criminologia. A duração dessa fase será de quatro horas.

Para a segunda parte, os candidatos deverão se apresentar às 14h, com fechamento dos portões às 15h. A segunda parte do exame terá início às 15h10.

Instruções para o dia da prova da PC-RS

O edital de convocação traz algumas instruções muito importantes para o dia da aplicação das provas escritas. Na data, é necessário levar um documento de identificação com foto, original e em perfeito estado. Além disso, os inscritos devem levar caneta de tinta preta ou azul, de corpo transparente e ponta grossa.

Diversos objetos estão proibidos para o dia da prova, e caso sejam portados durante o exame, o candidato estará eliminado do concurso. Veja alguns deles: óculos escuros, carteira, protetor auricular, relógio, papel, chave com controle eletrônico, isqueiro, cigarro, telefone celular, tablets, notebook, máquina fotográfica, calculadora, controles em geral, aparelhos de comunicação, receptores ou transmissor de dados, fones de ouvido, entre outros.

A banca instrui que os candidatos que têm porte de armas não levem o objeto no dia da avaliação. Àqueles que estiverem obrigados a portar arma por deveres legais, deverão procurar a coordenação do local de prova, com uma hora de antecedência, junto do Termo de Posse de Arma - formulário disponível no site da banca, que deve ser preenchido.

Os gabaritos preliminares da prova escrita preambular serão disponibilizados no site da Fundatec no dia 22 de maio. O período para recebimento de recursos administrativos dos gabaritos preliminares será 23 a 25 de maio.

Concurso PC-RS para delegados oferece 100 vagas

O concurso PC-RS oferece 100 vagas, todas para o cargo de delegado. Para concorrer, é preciso nível superior em Direito e possuir carteira da OAB.  Além disso, conforme Lei estadual aprovada no início de janeiro, é necessário ter experiência jurídica ou prática policial de, no mínimo, três anos.

O candidato aprovado no concurso será investido no cargo para delegado de polícia, na classe inicial da carreira e em estágio probatório, no regime estatutário. O aprovado receberá um vencimento de R$20.353,06 para jornada de trabalho de 40 horas semanais.

Como não esquecer o que foi estudado no dia da prova?

Esquecer o conteúdo na hora de responder a uma questão, ou ainda, não compreender o que lhe foi perguntado são alguns empecilhos com que os concurseiros se deparam nos concursos públicos. Para ajudar, o Especialista ensina a não esquecer o conteúdo estudado.

CADASTRE-SE AGORA E VEJA MAIS SOBRE ESTE CONTEÚDO

OU

Comentários

NEWSLETTER
Cadastre-se para receber notícias e Informações