Folha Dirigida Entrar Assine

Notícia principal

Prova de oficial de cartório: portão abre às 7h

Os candidatos do concurso para oficial de cartório da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro podem consultar o cartão de confirmação, com o local da prova, no site do organizador Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC). A seleção conta com 22.654 inscritos na disputa por 750 vagas, de acordo com o IBFC.

Os candidatos do concurso para oficial de cartório da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro podem consultar o cartão de confirmação, com o local da prova, no site do organizador Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC). A seleção conta com 22.654 inscritos na disputa por 750 vagas, de acordo com o IBFC. Neste domingo, dia 8 de dezembro, será aplicado o exame objetivo, das 8h30 às 13h30. É aconselhável que os participantes cheguem com bastante antecedência, às 7h, horário de abertura dos portões, que serão fechados às 8h. É preciso estar munido com o documento de identidade com o qual o candidato se inscreveu, o cartão de confirmação e caneta esferográfica azul ou preta.
 
Não será permitida a entrada aos locais dos exames com aparelhos eletrônicos, como notebook, gravador, máquina fotográfica, agenda eletrônica, entre outros. Caso o concorrente esteja com celular, é preciso desligá-lo, retirar a bateria (quando for possível) e guardá-lo em saco plástico fornecido pelo fiscal. Além disso, também será proibida a utilização de qualquer material de consulta (como anotações, livros ou papéis), objetos de chapelaria (boné, gorro, chapéu) e óculos escuros.
 
A prova será composta por 100 questões de múltipla escolha, sendo 30 de Língua Portuguesa, 20 de Conhecimentos Básicos de Informática e 50 de Conhecimentos Específicos (Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Penal e Leis Penais Especiais). Será aprovado quem obtiver, no mínimo, 50% dos pontos em cada disciplina. Para ser convocado para a próxima fase, correspodente ao teste de capacidade física, é preciso estar classificado até a posição 1.500º (incluindo os empates) no exame objetivo. Nessa etapa, ainda sem data definida para ser realizada, deverão ser feitos exercícios de flexão de braços, flexão abdominal, corrida de resistência e corrida de velocidade. Em seguida, os participantes ainda passarão por exame psicotécnico, exame médico, curso de formação e, por fim, prova de investigação social.

Os selecionados serão contratados sob o regime estatutário, que garante estabilidade. O prazo de validade do concurso é de um ano, podendo ser prorrogado por igual período.
Inspetor - Foi divulgado, na última segunda-feira, dia 2 de dezembro, no Diário Oficial do Rio de Janeiro, o resultado final do concurso para inspetor da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro e o resultado de recursos interpostos contra as notas do curso de formação. No próximo dia 16, os candidatos realizarão os exames pré-admissionais, em horário e locais estabelecidos. A seleção é para preenchimento de 1.200 vagas de inspetor. A validade do concurso é de um ano, podendo ser prorrogado pro igual período.

Serviço
Cartão de confirmação: www.ibfc.org.br

Comentários

NEWSLETTER
Cadastre-se para receber notícias e Informações