Inspetor da Polícia Civil-RJ: como se preparar para o concurso

Quer saber mais sobre o cargo de inspetor da PC-RJ? Os professores Alexandre Prado e Thiago Brandão ajudam!

O cargo de inspetor da Polícia Civil-RJ terá a maior oferta do concurso 2019, com 500 vagas das 1 mil autorizadas pelo governador Wilson Witzel. O grande atrativo desse cargo também é exigir apenas o nível superior, em qualquer área de formação, e Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria B.

O cargo pertence ao grupo de agentes de polícia estadual de investigação e prevenção criminais, junto com os oficiais de cartório, investigadores, além do cargo isolado de piloto policial.

Quer saber mais detalhes do cargo e, o principal, como se preparar para a prova de inspetor da PC-RJ? Acompanhe esse conteúdo até o final!

Você vai ler nessa matéria:

  1. Qual a função de um Inspetor da Polícia Civil?
  2. Quanto ganha um inspetor da PC-RJ?
  3. O que é preciso para ser inspetor da Polícia Civil?
  4. Quando foi o último concurso para inspetor?
  5. Como se preparar para o concurso de inspetor da PC-RJ?
  6. Materiais de estudo para inspetor da PC-RJ
Polícia Civil-RJ prepara concurso 2019 para inspetor e outras seis
carreiras (Foto: Governo do RJ)

Qual a função de um Inspetor da Polícia Civil?

De acordo com a Lei 3.586/2001, que rege a Polícia Civil do Rio de Janeiro, os inspetores de polícia são responsáveis por exercer atividades envolvendo supervisão, coordenação, orientação e controle de chefias de policiais civis.

Os profissionais da área respondem pela assistência às autoridades superiores em assuntos técnicos especializados e fiscalização de trabalhos de segurança, investigações e operações policiais, entre outras atividades.

Exercem também, quando exigidas no concurso público, a especialidade e habilitação profissionais, atividades de natureza técnica envolvendo supervisão, orientação e execução de serviços em oficinas ou unidades policiais relacionadas com a função.

Quando ocupante da classe Comissário de Polícia, o inspetor realiza investigações e operações policiais, segurança de autoridades, bens, serviços e de áreas de interesse da segurança pública, investigações e operações policiais.

Quanto ganha um inspetor da PC-RJ?

Ao ser aprovado em um concurso público, o ingresso ocorre pela 6ª classe. Em 2019, a remuneração dos inspetores é de R$6.280,31. Esse valor já inclui o auxílio-alimentação de R$264.

Mensalmente, os policiais civis também recebem adicional de atividade perigosa; adicional por tempo de serviço; gratificação por habilitação profissional e gratificação de atividade técnico-científica de nível superior.

O que é preciso para ser inspetor da Polícia Civil?

A lei determina que as seleções para ingresso na corporação sejam divididas em duas fases.

1ª fase: provas de conhecimentos, exame psicotécnico, exame médico e prova de capacidade física;

2ª fase: curso de formação profissional, com apuração de frequência, aproveitamento e conceito.

Os habilitados na primeira etapa do concurso são matriculados no curso de formação, realizado na Academia de Polícia Sylvio Terra, no Centro do Rio de Janeiro.

Durante as aulas, o concorrente recebe bolsa-auxílio correspondente a 80% do valor do vencimento-base da classe inicial do cargo. Sem incidência de descontos relacionados com o regime próprio de previdência.

Quando foi o último concurso para inspetor?

O último concurso para inspetor da Polícia Civil do Rio foi realizado no ano de 2012. Na ocasião, o edital trouxe a oferta de 600 vagas para o cargo. A banca organizadora foi a Fec UFF (atual Fundec).

Na primeira etapa, foram cobradas:

  • 30 questões objetivas de Língua Portuguesa.
  • 20 perguntas de Conhecimentos Básicos de Informática
  • 50 de Conhecimentos Específicos (Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Penal e Leis Penais Especiais, Direito Processual Penal).

Os classificados na prova objetiva foram os candidatos que alcançaram ao menos 50% dos pontos em cada um dos módulos, isoladamente.

Como se preparar para o concurso de inspetor da PC-RJ?

Com a extensa grade de conteúdos exigida, é preciso bastante organização para estudar tudo para a prova de inspetor da Polícia Civil do Rio de Janeiro. O professor Thiago Brandão, coordenador do Projeto Aprovação, e O Especialista da FOLHA DIRIGIDA, professor Alexandre Prado, apontaram como você pode seguir nessa missão.

#1 - Calcular tempo de estudo semanal

A primeira dica do professor Thiago é realizar uma análise do tempo disponível que você tem para estudo. Após ter essa definição, você deve multiplicar essas horas por sete. Esse número final de horas será a base que você distribuirá as matérias.

Exemplo:

Você possui três horas por dia para estudo. Essas três horas, multiplicadas por sete (dias), resultam em 21 horas por semana para estudo. Assim, você distribuirá o seu estudo dentro desse período semanal.

#2 Atenção nas provas de Informática, Português e Legislações

Em relação ao estudo para as disciplinas, o professor Alexandre levanta a questão de que Informática e Português compreenderam 50% da prova se 2012. Logo, é preciso dar uma atenção extra para elas.

Afinal, caso você não acertasse metade das questões de cada disciplina, estaria reprovado.

Como se preparar para as duas matérias? Thiago Brandão recomenda a realização de muitos exercícios e simulados dessas disciplinas.

O fundamental é: a cada questão que você errar, fazer um resumo do assunto. Pode parecer um trabalho pesado, porém fará com que de fato você consiga assimilar o conteúdo.

Na parte de Legislação, o professor recomenda que você verifique os artigos preferidos das bancas e provas anteriores e faça um resumo desses assuntos também!

Já O Especialista indica que os candidatos usem a prova do último concurso para inspetor como referência. Entretanto, ele ressalta que você deve estar atento às atualizações na legislação.

Em relação à legislação federal, pode consultar no site do Planalto.

Quanto à legislação estadual, é preciso tomar bastante cuidado, pois estas sofreram muitas alterações. Tanto o estatuto do servidor estadual, como o regulamento do policial e a de carreira foram alteradas.

#3 Tenha atenção às etapas

► Exame psicotécnico

Muitas pessoas não dão atenção a essa etapa, porém ela também tem caráter eliminatório e é bem rígida por conta do cargo de inspetor permitir porte de arma.

Nesse caso, você deverá pesquisar previamente sobre os tipos de testes psicotécnicos, como o de teste palográfico, de figuras e reconhecimento de encaixe.

► Exame médico

Esta etapa deverá ser consultada no momento da publicação do edital! Você deve ter atenção aos exames que serão solicitados e como deverá ser a entrega.

► Curso de formação profissional

O curso de formação profissional envolve uma apuração de frequência, aproveitamento e conceito. Segundo o professor Alexandre Prado, você deve levar esse curso com muita seriedade. O propósito é preparar o aluno para o cargo.

Por conta de sua aprovação na primeira etapa você certamente estará apto a encarar as atividades realizadas durante o curso de formação. Logo, dedique-se e dê o seu melhor quando esse momento chegar!

Materiais de estudo para inspetor da PC-RJ

Aqui na FOLHA DIRIGIDA você encontra uma série de conteúdos, abertos e exclusivo para assinantes, para o cargo de inspetor:

#PDF

#Cadernos de teste

#Questões para download

#Vídeos exclusivos

  • Por Dentro da Prova - Especial inspetor da PC-RJ
  • O Especialista - Como se preparar para o cargo
  • O Especialista - O que estudar para inspetor 

    PLAYLIST

    Reprodução automática

    Notícias

    Questões de Direito Administrativo para o concurso PC-RJ

    Duração: 01:00:00

    2407 exibições

    Notícias

    Concurso PC-RJ: o que estudar para inspetor 2019

    Duração: 01:00:00

    3772 exibições

    ASSINE

    Para ter acesso a este conteúdo, notícias e preparativos

    ASSINAR

    ASSINE

    Para ter acesso a este conteúdo, notícias e preparativos

    ASSINAR

    ASSINE

    Para ter acesso a este conteúdo, notícias e preparativos

    ASSINAR

    Notícias

    Concurso Polícia Civil-RJ 2019: professor da ACADEPOL fala

    Duração: 01:06:00

    2148 exibições

    Notícias

    Concurso Polícia Civil-RJ: entrevista EXCLUSIVA com secretário

    Duração: 00:01:19

    2526 exibições

    Notícias

    Concurso Polícia Civil-RJ: como foi prova de Leis Penais?

    Duração: 00:11:16

    3836 exibições

    Notícias

    Concurso Polícia Civil-RJ e o PL que altera carreiras

    Duração: 00:08:30

    4248 exibições

    ASSINE

    Para ter acesso a este conteúdo, notícias e preparativos

    ASSINAR

    ASSINE

    Para ter acesso a este conteúdo, notícias e preparativos

    ASSINAR

    Notícias

    Concurso inspetor da Polícia Civil-RJ: como se preparar?

    Duração: 00:10:46

    5656 exibições

    ASSINE

    Para ter acesso a este conteúdo, notícias e preparativos

    ASSINAR

    ASSINE

    Para ter acesso a este conteúdo, notícias e preparativos

    ASSINAR


Comentários