Folha Dirigida Entrar Assine

Notícia principal

8 dicas para estudar para inspetor da Polícia Civil-RJ

8 dicas para estudar para inspetor da Polícia Civil-RJ

O maior número de vagas no concurso da PC-RJ é para inspetor. Como você está organizando sua preparação? Confira as dicas!

Você que está se preparando para o concurso de inspetor da Polícia Civil-RJ sabe quais são as etapas? Será que você está se organizando da melhor maneira?

Pela legislação, os concursos da PC-RJ devem ter duas fases. São elas:

1ª fase: provas de conhecimentos, exame psicotécnico, exame médico e prova de capacidade física (TAF);

2ª fase: curso de formação profissional, com apuração de frequência, aproveitamento e conceito.

Os habilitados na primeira fase do concurso são matriculados no curso de formação, realizado na Academia de Polícia Sylvio Terra, no Centro do Rio de Janeiro.

Você já deve estar por dentro que a previsão informada pela própria Polícia Civil é que os editais saem em julho. Inclusive, já leu a última novidade?

Com a autorização das mil vagas pelo governador Wilson Witzel, o projeto básico está em fase de reformulação para adequar-se a essa mudança. 

Em seguida vem a escolha da banca e, então, a publicação do aguardado edital para os sete cargos da PC-RJ (auxiliar de necropsia, técnico de necropsia, investigador, inspetor, delegado, perito médico e perito criminal).

Dicas para o concurso da PC RJ
Edital da Polícia Civil-RJ sai em julho (Foto: Bruna Somma)

Como estudar para inspetor da PC-RJ em 2019?

Os professores Alexandre Prado e Thiago Brandão, coordenadores do curso Projeto Aprovação, deram algumas dicas para ajudar você nessa jornada rumo à uma vaga na Polícia Civil do Rio de Janeiro.

#1 Prova de conhecimentos

Alexandre Prado ressalta a importância de usar as últimas provas dos concursos públicos como referência. Nesse sentido, a última prova de Inspetor de polícia 6 º Classe foi em 2012, com a banca FEC/UFF.

As disciplinas cobradas nessa etapa foram Língua Portuguesa, Conhecimentos Específicos (Direito Constitucional, Direito Processual Penal, Direito Penal/extravagante e Direito Administrativo) e Conhecimentos Básicos de Informática.

#2 Como distribuir todo esse conteúdo no seu planejamento?     

O professor Thiago Brandão dá a dica de realizar uma análise do tempo disponível que você tem para estudo.

Após ter essa definição, você deve multiplicar essas horas por sete. Esse número final de horas será a base que você distribuirá as matérias.

Exemplo:

Você possui três horas por dia para estudo. Essas três horas multiplicadas por sete (dias) resultam em 21 horas por semana para estudo. Assim, você distribuirá o seu estudo dentro desse período semanal.

#3 Maior peso da prova: Informática e Português

Falando das disciplinas, o professor Alexandre levanta a questão de que as disciplinas de Informática e Português compreendem 50% da prova se 2012, logo você deve dar uma atenção especial a elas.

Afinal, caso você não acertasse metade das questões de cada disciplina, estava reprovado.

Como você pode se preparar para as duas matérias? O professor Thiago Brandão recomenda que você realize muitos exercícios e simulados dessas disciplinas.

E o fundamental: a cada questão que você errar faça um resumo do assunto. Pode parecer um trabalho pesado, entretanto fará com que de fato você consiga assimilar o conteúdo.

#4 Conhecimentos específicos

Embora Alexandre Prado recomende usar a prova do último edital para inspetor como referência, ele ressalta que você deve ter cuidado com as atualizações na legislação.

Em relação à legislação federal, você pode consultar no site do Planalto. Já em relação à legislação estadual tome bastante cuidado, pois estas sofreram muitas alterações, tanto o estatuto do servidor estadual, como o regulamento do policial e a de carreira.

O professor Thiago Brandão recomenda que você verifique os artigos preferidos das bancas e provas anteriores e faça um resumo desses assuntos também!

Combo para inspetor da PC-RJ

#5 Exame psicotécnico

Muitas pessoas não dão atenção a essa etapa, porém ela também tem caráter eliminatório e é bem rígida por conta do cargo de inspetor permitir porte de arma.

Nesse caso, você deverá pesquisar previamente sobre os tipos de testes psicotécnicos, como o de teste palográfico, de figuras e reconhecimento de encaixe.

#6 Exame médico

Está etapa deverá ser consultada no momento da publicação do edital! Você deve ter atenção aos exames que serão solicitados e como deverá ser a entrega.

#7 Prova de capacidade física (TAF)

O teste de aptidão física reprova muitos candidatos. Logo, você deve começar desde já a se preparar para o TAF do concurso PC-RJ.

O TAF possui diferenças de cobrança para o sexo masculino e feminino. O Especialista Alexandre Prado explica que não se deve negligenciar a etapa do teste físico.

Os professores concordam e ressaltam que você não terá a definição prévia de em qual horário irá realizar o seu TAF, por isso é importante estar física e mentalmente pronto para desempenhar a prova.

Tenha atenção! A prática de alguma etapa como flexão de cúbitos ou abdominal com a técnica errada não será contabilizado na hora da aplicação do teste.

Em relação à corrida, você deve iniciar de forma gradativa para não arrumar uma lesão! Busque acompanhamento profissional e explique os seus objetivos para o professor de sua escolha!

#8 Curso de formação profissional

O curso de formação profissional envolve uma apuração de frequência, aproveitamento e conceito. Segundo o professor Alexandre Prado, você deve levar esse curso com muita seriedade.

O propósito é preparar você para o cargo. Por conta de sua aprovação na primeira etapa você certamente estará apto a encarar as atividades realizadas durante o curso de formação!

Logo, dedique-se e dê o seu melhor quando esse momento chegar!

Falta pouco para o edital! E a sua preparação?

Os professores Alexandre Prado e o Thiago Brandão fazem parte do Projeto Aprovação que junto da Folha Dirigida está oferecendo um preparatório completo para a prova objetiva de inspetor.

Você terá aula com os melhores professores e um material com tudo que é exigido nessa prova.

Você pode encontrar todos esses conteúdos de legislação atualizada, com videoaulas, no curso para o cargo de Inspetor da PC-RJ do Projeto Aprovação!

Ao todo, o combo é composto por três cursos do Projeto Aprovação. Você terá acesso à Turma Teórica PC-RJ, totalmente online, Turma de Exercícios online e a Simulados Online 100% corrigidos.

Não perca a chance de garantir a preparação com teoria + exercícios + simulados para o concurso de inspetor Polícia Civil-RJ!

Combo para inspetor da PC-RJ






Comentários