Versão nova do site ativada

Concurso Polícia Civil-PA: número de vagas e cargos são confirmados

A Polícia Civil do Pará confirmou o número de vagas que será oferecido no próximo concurso PC-PA e os cargos que estão confirmados. Confira!

25/09/2019 13:00 | Atualizado: 26/09/2019 13:10

25/09/2019 13:00 | Atualizado: 26/09/2019 13:10

Polícia Civil-PA confirmou nesta quarta-feira, 25, o número de vagas e a distribuição por cargos do próximo concurso PC-PA. Ao todo, serão oferecidas 1.495 oportunidades, que serão distribuídas por quatro cargos, sendo eles:

Delegado265 vagas
Escrivão252 vagas
Investigador818 vagas
Papiloscopista160 vagas

 

Em sua página no Facebook, a Polícia Civil-PA deixou uma mensagem aos futuros candidatos: "Alô, concurseiros. Mantenha foco total nos estudos e nos treinos. Já temos o quantitativo de vagas por cargo para o concurso da Polícia Civil do Pará", disse.

No último dia 18 de setembro, a instituição deu os primeiros passos para o processo de escolha da banca organizadora do concurso Polícia Civil-PA. Na ocasião, foi criada uma comissão especial que cuidará de todos os trâmites para a contratação da empresa.

A portaria não trouxe mais detalhes sobre a seleção, assim como o prazo para o início da escolha da banca. No entanto, com a distribuição de cargos fechada, é possível que o projeto básico do edital esteja concluído. O documento é usado durante o processo para definir a empresa organizadora.

Concurso Polícia Civil-PA foi anunciado em abril

Ainda não há uma data exata para a publicação do edital do concurso Polícia Civil-PA. No entanto, a seleção é aguardada desde abril deste ano, quando o governador do estado, Helder Barbalho, anunciou a seleção.

Na ocasião, o chefe do Executivo Estadual anunciou 1.500 oportunidades, nos cargos de delegado, escrivão, investigador e papiloscopista. Além disso, o governador confirmou o edital ainda este ano. Com a distribuição de vagas fechada e a comissão organizadora formada, é possível que o documento seja publicado até dezembro.

Polícia Civil-PA confirma novo concurso (Foto: Divulgação/PC-SC)
Divulgado número de vagas por cargos no concurso Polícia Civil-PA
(Foto: Divulgação/PC-SC)

 

Para todos os cargos anunciados, a exigência é o nível superior completo. Já as remunerações atualizadas ainda não foram informadas, mas, de acordo com o concurso anterior, os ganhos eram de R$5.204,05 para as funções de investigador, escrivão e papiloscopista e R$12.250 para o delegado.

Último concurso PC-PA segue válido

Em janeiro deste ano, Helder Barbalho autorizou a prorrogação, por mais um ano, do prazo de validade do concurso Polícia Civil-PA de 2016. Dessa forma, seria possível convocar até 472 excedentes.

A portaria que comunica a autorização do concurso foi publicada no Diário Oficial do Estado. O documento confirma que a seleção ficará válida até janeiro de 2020.

Somente poderão ser convocados aqueles dentro do cadastro de reserva, ou seja, que foram aprovados e alcançaram nota mínima. Estes, passarão pelo Curso de Formação de Policiais Civis do Pará, coordenado pela Academia de Polícia Civil (Acadepol). 

O último concurso teve como organizadora a banca Funcab. Os participantes foram avaliados por meio de diversas etapas, como provas escritas, provas de capacitação física, exame médico, exame psicológico e investigação social. 

Newsletter

Newsletter

Quer receber novidades sobre concursos?

Quer receber diretamente no seu e-mail as principais notícias dos concursos da sua região?

E de quebra dicas para seus estudo? Cadastre-se gratuitamente na newsletter FD para ter tudo isso!

Sobre o concurso

Previsto

Polícia Civil-PA - 2020 - delegado, escrivão, investigador e papiloscopista

PA
Não informado
Fund...
1500 vagas