Versão nova do site ativada

Concurso PCPA: diretor confirma licitação e prevê edital até setembro

O diretor-geral da PC PA confirmou nesta terça-feira, 26, que o processo licitatório do concurso PC PA será reiniciado em junho.

26/05/2020 17:05 | Atualizado: 27/05/2020 17:03

26/05/2020 17:05 | Atualizado: 27/05/2020 17:03

O diretor-geral da Polícia Civil do Estado do Pará acaba de confirmar que o processo licitatório para a escolha da banca organizadora será reiniciado em junho, após duas suspensões. Além disso, o chefe da corporação prevê que o edital do concurso PC PA sairá até setembro.

As informações foram confirmadas no início da tarde desta terça-feira, 26, por meio da conta oficial do Instagram do delegado Alberto Teixeira, diretor-geral da instituição.

De acordo com Teixeira, a Concorrência Pública (modalidade escolhida para o processo licitatório) para escolha da banca do concurso será reiniaida no próximo mês. No entanto, o delegado não confirmou a data exata da abertura das propostas.

"Somente após o término do processo licitatório, portanto definida a empresa que fará o certame, é que teremos o edital do concurso."

Segundo o delegado, foi estabelecido um novo cronograma para essa licitação. Ele garante que, caso o processo ocorra sem recursos nas três fases, a previsão é de edital em meados de agosto ou setembro. As três fases do processo são: habilitação, técnica e financeira.

Vale lembrar que a Polícia Civil do Pará já tentou, por meio da pasta responsável, realizar a contratação da banca em duas oportunidades. Mas, em ambas, o processo foi suspenso por decisão judicial.

(Foto: Divulgação)
Polícia Civil do Pará terá edital de concurso no segundo semestre
(Foto: Divulgação)

Concurso PC PA mantém preparativos em meio à pandemia

Mesmo com o processo licitatório tenso sido suspenso pela segunda vez, em abril o prório delegado Alberto Teixeira confirmou a sua retomada - sem prever nenhum prazo. 

Logo em seguida, em resposta à FOLHA DIRIGIDA, a Secretaria de Estado de Planejamento e Administração do Estado do Pará informou que os preparativos do concurso foram mantidos mesmo durante a pandemia do novo Coronavírus.

"Todo o processo interno, referente ao planejamento dos concursos previstos para 2020, continuam em andamento, pois a Seplad trabalha dentro da sua competência para que a execução de cada processo não seja prejudicada."

Isso indica que a pasta e a corporação enxergam o concurso como urgente, e deram celeridade ao processo para que o quadro de pessoal da corporação seja reposto o quanto antes.

Resumo do concurso PC PA

  • Órgão: Polícia Civil do Estado do Pará
  • Banca: em definição
  • Vagas: 1.495
  • Cargos: delegado, escrivão, investigador e papiloscopista
  • Requisito: nível superior

Cebraspe é uma das bancas cotadas para o concurso

Mesmo sem nenhuma confirmação oficial, o Cebraspe (antigo Cespe/UnB) é, até o momento, a banca mais cotada para organizar a seleção. O seu nome circula nos bastidores como o mais forte concorrente na disputa desse processo licitatório.

Inclusive, em publicação  recente feita pelo diretor-geral, confirma-se que o processo terá a participação da banca. Mas, ainda não é possível cravar a sua contratação, uma vez que ela terá que passar por todas as fases e ser habilitada.

Como de praxe, o procedimento deverá acontecer na Secretaria de Estado e Planejamento e Administração - Seplad Sede (Travessa do Chaco, nº 2350, CEP. 66.093-542 - Marco, Belém-PA). O horário ainda não foi confirmado.

A banca contratada ficará responsável pela publicação do edital completo com todas as regras, além de recerber as inscrições e aplicar as principais etapas de seleção - bem como as provas escritas e eventos complementares.

Concurso PC PA será para nível superior

O concurso da Polícia Civil do Estado do Pará tem oferta confirma, após a autorização confirmar 1.495 vagas para os cargos de delegado, escrivão, investigador e papiloscopista, com a seguinte distribuição:

Delegado265 vagas 
Escrivão252 vagas
Investigador818 vagas
Papiloscopista 160 vagas


Será preciso ter nível superior completo. Anda não foram confirmadas as remunerações atualizadas, mas, de acordo com o concurso anterior, os ganhos eram de R$5.204,05 para as funções de investigador, escrivão e papiloscopista e R$12.250 para o delegado.

Confira o material de preparação da FOLHA DIRIGIDA e comece já os estudos para o concurso!

✔ E-books 
✔ Provas para download
✔ Artigos sobre concursos
✔ Editais verticalizados
✔ Vídeos com dicas

Newsletter

Newsletter

Quer receber novidades sobre concursos?

Quer receber diretamente no seu e-mail as principais notícias dos concursos da sua região?

E de quebra dicas para seus estudo? Cadastre-se gratuitamente na newsletter FD para ter tudo isso!

Sobre o concurso

Previsto

Polícia Civil-PA - 2020 - delegado, escrivão, investigador e papiloscopista

PA
Não informado
Fund...
1500 vagas