Versão nova do site ativada

Concurso PC PA será regionalizado. Veja locais de provas!

A Polícia Civil do Estado do Pará prepara um novo concurso público e já tem confirmados os locais de provas. Confira!

29/07/2020 15:50

Por: Mateus Jose

29/07/2020 15:50 - Por: Mateus Jose

Você está se preparando para o concurso Polícia Civil PA? Este é um edital bastante esperado na Região Norte, cujos preparativos estão adiantados. Além de todo o processo já realizado, a Seplad confirmou quais serão as localidades de aplicação de provas.

Isso mesmo, não serão aplicadas provas em todo o estado, mas sim em apenas seis cidades, incluindo a capital Belém. A informação foi confirmada pela coordenadora de seleção de pessoas, Anna Laura Araújo.

As seis cidades escolhidas para receber aplicação das provas objetivas foram:

  • Belém
  • Marabá
  • Altamira
  • Santarém
  • Itaituba
  • Redenção

A primeira etapa do concurso da Polícia Civil do Estado do Pará será composta pelas provas escritas, sendo elas objetiva e discursiva. A distribuição das disciplinas e o programa de conteúdos ainda não foi confirmado pela Seplad.

Mas, o projeto básico do concurso PC PA, utilizado como referência no processo licitatório, confirma as demaias etapas de seleção. Elas serão prova oral, prova de capacitação física, exames médicos, exames psicológicos e investigação social e criminal.

Como ainda não há uma banca definida, tampouco a data de publicação do edital, não é possível estimar se a primeira etapa ocorrerá este ano. Mas, é provável que fique para o primeiro semestre de 2021, tendo em vista a previsão de edital.

(Foto: Divulgação)
Polícia Civil do Estado do Pará prepara concurso e terá provas regionalizadas
(Foto: Divulgação)

Resumo do concurso PC PA

  • Órgão: Polícia Civil do Estado do Pará
  • Banca: em definição
  • Publicação do edital: segundo semestre de 2020
  • Vagas: 1.495
  • Cargos: delegado, escrivão, investigador e papiloscopista
  • Requisito: nível superior

Concurso PC PA tem seis bancas na disputa

Parece superstição, mas não é. O número seis está aparecendo também no quantitativo de bancas que disputam a organização do concurso. Isso mesmo, são seis empresas que foram habilitadas e passam pelo processo de análise de propostas.

Das seis empresas, apenas o Cebraspe entrou com recurso na primeira etapa e está tendo a contestação analisada pela Seplad. O processo licitatório é realizado pelo tipo concorrência, e terá três fases, que são: habilitação, técnica e financeira. 

Além da banca brasiliense, outras cinco bancas participam da licitação, sendo elas:

  • Cetap;
  • Consulplam;
  • Fadesp;
  • Instituto AOCP; e
  • Iades.

"A empresa terá 30 dias para mandar a minuto do edital, após a assinatura do contrato. Essa minute ainda será analisada pelo corpo técnico, jurídico da Seplad e pela Procuradoria Geral do Estado (PGE)"

A expectativa da Seplad é revelar o nome da banca até novembro, o que indicou a coordenadora da pasta, em resposta no Instagram. A escolhida ficará responsável por todas as etapas do concurso, bem como recebimento das inscrições e aplicação das provas.

Assine a Folha Dirigida e turbine os estudos

Concurso PC PA terá edital publicado ainda em 2020

A previsão da Seplad, que já foi passada e confirmada mais de uma vez, é publicar este edital ainda em 2020. E não só este, a pasta prevê vários concursos no Estado do Pará, como o da Polícia Militar e nas áreas Fiscal, Saúde e Educação.

O quantitativo de vagas também está confirmado. A oferta será de 1.495 vagas, todas de nível superior. Os salários, carga horária e benefícios ainda não foram confirmados.

Os cargos ofertados serão os de delegado, escrivão, investigador e papiloscopista. Desses, apenas o delegado exige curso específico, o de Direito.

Delegado 265 vagas 
Escrivão 252 vagas
Investigador 818 vagas
Papiloscopista  160 vagas

“Nós temos a convicção de que ainda no primeiro semestre de 2021 teremos o início das provas de seleção para a Polícia Civil do Estado. Vamos disponibilizar vagas para delegado, escrivão e papiloscopista, todos de suma importância no desvendar de crimes naquilo que trabalhamos enquanto polícia judiciária. Vamos ofertar em torno de 1.500 vagas, o maior da história do órgão levado a efeito por este Governo. Ganha a sociedade, com mais segurança pública e a tão almejada paz social”, disse o delegado-geral da Polícia Civil, Alberto Teixeira.

Confira o material de preparação da FOLHA DIRIGIDA e comece já os estudos para o concurso!

✔ E-books 
✔ Provas para download
✔ Artigos sobre concursos
✔ Editais verticalizados
✔ Vídeos com dicas

Newsletter

Quer receber novidades sobre concursos?

Quer receber diretamente no seu e-mail as principais notícias dos concursos da sua região?

E de quebra dicas para seus estudo? Cadastre-se gratuitamente na newsletter FD para ter tudo isso!

Sobre o concurso

Não informado
Não informado
Não informado
Não informado

Preparação