Concurso PC PA: licitação confirma escolha da banca em 25 de junho

A Polícia Civil do Estado do Pará confirma a data de realização do processo licitatório que definirá a banca organizadora do concurso.

Após a retomada do processo ter sido confirmado pelo diretor-geral e pela pasta, foi divulgado o edital de licitação para a contratação da banca organizadora. Esta será a terceira tentativa de contratar a empresa que organizará o concurso da Polícia Civil do Pará.

O documento confirma que a abertura das propostas acontecerá no dia 25 de junho, às 9h. A modalidade escolhida permanece sendo a concorrência, do tipo técnica e preço.

O endereço de realização do processo será o mesmo das outras duas tentativas, na Secretaria de Estado e Planejamento e Administração - Seplad Sede (Travessa do Chaco, nº 2350, CEP. 66.093-542 - Marco, Belém-PA).

Em abril, o diretor-geral da corporação, Alberto Teixeira, já havia informado que o processo seria retomado. No entanto, ainda não havia uma data prevista para a divulgação do edital de licitação, tampouco da abertura das propostas.

Na época, Teixeira chegou a indicar o nome do Cebraspe como um dos concorrentes e banca cotada para participar do processo. A Seplad confirmou, ainda, que mesmo com o Coronavírus os preparativos foram mantidos.

(Foto: Divulgação)
Polícia Civil do Pará prepara concurso e já tem vagas definidas
(Foto: Divulgação)


Resumo do concurso PC PA

  • Órgão: Polícia Civil do Estado do Pará
  • Banca: em definição
  • Vagas: 1.495
  • Cargos: delegado, escrivão, investigador e papiloscopista
  • Requisito: nível superior

Edital deverá ser divulgado até setembro, diz diretor

Por meio das redes sociais, o diretor-geral da PC PA também confirmou o prazo para a publicação do edital de abetura. Segundo Alberto Teixeira, o processo licitatório tem um calendário que estima a publicação do documento em meados de agosto ou setembro.

"Somente após o término do processo licitatório, portanto definida a empresa que fará o certame, é que teremos o edital do concurso."

Teixeira ainda confirmou, por meio de publicação, que a banca terá que passar pelas três fases do processo, que são: habilitação, técnica e financeira.

A Polícia Civil do Estado do Pará já confirmou a oferta de vagas do próximo concurso público. De acordo com a autorização, serão 1.495 vagas para os cargos de delegado, escrivão, investigador e papiloscopista, com a seguinte distribuição:

Delegado 265 vagas 
Escrivão 252 vagas
Investigador 818 vagas
Papiloscopista  160 vagas


Todas as oportunidades exigem o nível superior completo. Até o momento, a corporação não confirma as remunerações atualizadas, mas, de acordo com o concurso anterior, os ganhos eram de R$5.204,05 para as funções de investigador, escrivão e papiloscopista e R$12.250 para o delegado.

De acordo com o projeto básico já divulgado, a PC PA trabalha com uma estimativa de receber 42.183 inscritos no concurso. O número foi obtido com base no último concurso, realizado em 2016. O número de inscritos ficaria distribuído da seguinte maneira para cada cargo:

  • Delegado: 14.519 inscritos;
  • Investigador: 18.205 inscritos;
  • Escrivão: 7.709 inscritos;
  • Papiloscopista: 1.750 inscritos.

Confira o material de preparação da FOLHA DIRIGIDA e comece já os estudos para o concurso!

✔ E-books 
✔ Provas para download
✔ Artigos sobre concursos
✔ Editais verticalizados
✔ Vídeos com dicas