Folha Dirigida Entrar Assine

Notícia principal

Decisão judicial autoriza concurso para agente da Polícia Civil-DF

Decisão judicial autoriza concurso para agente da Polícia Civil-DF

Decisão judicial autoriza novo concurso para agente da Polícia Civil-DF, após anular a suspensão do prazo de validade da seleção de 2013.

O concurso para agente da Polícia Civil do Distrito Federal pode finalmente ocorrer. No último dia 29, a Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público (Prodep) obteve uma decisão liminar que suspende a nomeação de candidatos excedentes da última seleção para agentes, realizada em 2013.

A determinção suspende a ação do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TC-DF), que havia permitido a convocação dos candidatos remanescentes para um novo curso de formação. Possibilidade que não estava prevista na abertura do concurso.

Com a determinação do TC-DF, a Polícia Civil ficou impedida de abrir uma nova seleção, tendo que nomear candidatos excedentes de 2013. No entanto, na ação, a Prodep pediu que os candidatos com colocações a partir de 901º, descontadas desistências e empates, fossem considerados eliminados do concurso.

Além disso, a Promotoria solicitou que as decisões baseadas na interpretação equivocada do TC-DF fossem desconstituídas. A ação considerou ainda que:

"Admitir a chamada de eliminados é como permitir a entrada de qualquer um nas forças policiais: bastaria ter estado inscrito no concurso e a vaga ficaria assegurada. A burla tentada é tão esdrúxula que se aproxima de algo como uma criação de uma 'dispensa de licitação' no âmbito do concurso público".

O edital do concurso de 2013 ofereceu 300 vagas, para o cargo de agente da Polícia Civil-DF, além da criação de cadastro de reserva com 600 aprovados. A partir da posição 901º, os candidatos estariam eliminados da seleção, independente das notas obtidas.

A decisão do TC-DF, no entanto, permitia que os candidatos eliminados fossem convocados. Além disso, com a antiga determinação, a realização de um novo concurso estaria proibida, até que todos os excedentes fossem nomeados.

Polícia Civil-DF prevê 2.100 vagas em concurso (Foto: Divulgação)
Decisão judicial permite novo concurso para agente da PC-DF
 (Foto: Divulgação)

 

Polícia Civil-DF prevê concurso com 1.200 vagas

Com a suspensão da decisão do TC-DF, a Polícia Civil-DF pode abrir uma nova seleção. A autorização para 1.200 vagas de agente já foi adiantada. Na ocasião, no entanto, a corporação foi impedida de realizar o concurso.

A última movimentação do pedido de concurso para o cargo foi em 22 de maio de 2018, quando chegou ao Departamento de Gestão de Pessoal da corporação. Em março do mesmo ano, o setor de Comunicação da corporação informou que o pedido foi para 2.100 vagas, sendo 1.800 para agente e 300 para escrivão. As duas carreiras exigem o nível superior. 

Até o momento, apenas o concurso para a carreira de escrivão foi autorizado. Os trâmites para esta função já estão em andamento. Em outubro, Polícia Civil-DF iniciou a escolha da banca organizadora

Confira curso para escrivão com simulados!

Com a suspensão da decisão de proibia um novo concurso para agente, a Polícia Civil do Distrito Federal pode enfim dar andamento às seleções previstas. De acordo com o Orçamento da União para 2019, divulgado em 19 de dezembro de 2018, 700 vagas devem ser preenchidas este ano, na corporação, por meio de novos concursos.

Prepare-se para concursos da área de Segurança!

Além do concurso da Polícia Civil-DF, outras seleções estão previstas para a área de Segurança em 2019. Para ajudar quem deseja se preparar para concursos deste segmento, FOLHA DIRIGIDA traz abaixo um resumo com os principais concursos para este ano. Confira! 




Comentários


NEWSLETTER
Cadastre-se para receber notícias e Informações