Concurso Polícia Civil-DF: confira dicas para a prova discursiva

A Polícia Civil do Distrito Federal está prestes a divulgar um novo concurso e a especialista Vivian Barros dá dicas para a prova discursiva

O próximo edital de concurso para a Polícia Civil do Distrito Federal é aguardado com bastante ansiedade pelos futuros candidatos. Serão diversas etapas de seleção, sendo uma delas a prova discursiva. Para orientação dos interessados, a especialista e professora Vivian Barros dá dicas para fazer um bom exame.

Vivian, que tem grande conhecimento neste tipo de prova, alerta aos candidatos sobre a possibilidade de o Cebraspe ser novamente o escolhido como organizador.

Recentemente, um documento chegou a circular, mas a Polícia Civil desmentiu que a banca estaria contratada. No entanto, Vivian aconselha que os candidatos foquem na prova do Cebraspe, uma vez que ele foi o organizador do último concurso.

Sendo assim, a banca serve de referência para quem optou em se preparar antecipadamente.

Dicas para a prova discursiva da PC-DF
a Especialista dá dicas para a prova discursiva da PC-DF
(Foto: Pixabay)

Qual o perfil da prova discursiva?

Para a professora, se a Polícia Civil concretizar a escolha do Cebraspe, os candidatos podem esperar semelhança com a prova de 2013, que pedia um texto dissertativo expositivo.

A especialista explica que muitos candidatos começaram a questionar se o Cebraspe não estaria mudando o seu perfil, migrando para o dissertativo argumentativo. No entanto, ela acredita que a banca continuará ainda por um tempo mantendo o seu padrão de ser conteúdista. Não descarta o argumentativo, mas o perfil ainda é o expositivo.

• Concurso PC-DF: conheça cinco motivos para participar da seleção
• PC-DF desmente escolha da banca do concurso e espera por um aval

Sobre a estrutura da prova, Vivian Barros observa que ela deverá ser composta por um modelo com texto motivador (apenas para inspirar) e trará em seguida os aspectos. Será com base nesses aspectos que a nota será atribuída.

Se não for o Cebraspe, ou se a banca mudar o seu perfil, a professora dá dicas para o texto disserativa argumentativo. Segundo ela, a estrutura deverá obrigatoriamente conter introdução e conclusão, além do desenvolvimento.

A professora fala ainda sobre os possíveis temas que poderão ser cobrados. Quer saber mais e ficar por dentro? Assista o vídeo completo!  

ASSINE

Para ter acesso a este conteúdo, notícias e preparativos

ASSINAR


Governador confirma oferta de vagas e edital em abril

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, confirmou que o edital do concurso Polícia Civil-DF está programado para sair em abril, segundo uma nota oficial divulgada pela Agência Brasília.

A confirmação do praazo foi dada pelo chefe do executivo durante um evento que marcou o anúncio da proposta de paridade salarial da Polícia Civil do Distrito Federal com a Polícia Federal.

Vale ressaltar que o concurso ainda precisa ser autorizado, e o processo atualmente encontra-se na Secretaria de Estado de Fazenda, Planejamento, Orçamento e Gestão do GDF, de acordo com a própria Policia Civil.

Acesse curso para escrivão com simulados

Com o anúncio da divulgação do edital no próximo mês, tudo indica que o aval deve sair nas próximas semanas. A corporação precisará ainda de tempo para contratar a organizadora e trabalhar no crongorama do concurso.

O governador também confirmou a oferta de vagas da seleção, que foi reduzida com relação ao que vinha sendo anunciado e previsto pela própria cosporação. A Polícia Civil trabalha com um quantitativo de 1.800 vagas, sendo 1.500 agentes e 300 escrivães, número este confirmado pela Assessoria de Comunicação.

Confira o material de preparação da FOLHA DIRIGIDA e comece já os estudos para o concurso!

E-books 
Provas para download
Artigos sobre concursos
Editais verticalizados
Vídeos com dicas