Concurso PC DF: escrivão dá dicas para prova prática de digitação

O escrivão Agnaldo Machado Cruz fala sobre a prova de digitação do concurso PCDF e dá dicas para aqueles que desejam ingressar na carreira.

Se você deseja ingressar na área de segurança pública, o concurso da Polícia Civil do Distrito Federal (PC-DF) pode ser a sua chance. A seleção oferta, ao todo, 300 vagas para o cargo de escrivão.

As inscrições foram abertas na última quarta-feira, 22. O prazo se estenderá até o dia 10 de fevereiro. O regime de contratação é o estatutário, quando o servidor tem garantida a estabilidade empregatícia.

Para ser um escrivão da PC DF é preciso ter nível superior em qualquer área. Além disso, é necessário ter 18 anos ou mais (não há idade máxima) e possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH), na categoria "B" ou superior em plena validade.
 

+ Concurso PCDF: saiba como chegar preparado para as provas


A remuneração inicial começa na terceira classe, quando o escrivão de polícia recebe R$8.698,78. Com as progressões, ele passa pela segunda e primeira classe, até chegar na especial, cujo valor pago será de R$13.751,51.

As inscrições do concurso PCDF estão abertas e vão até as 18h do dia 10 de fevereiro. Os interessados podem se inscrever por meio do site do Cebraspe, o organizador da seleção.

A seleção contará com diversas etapas divididas em duas etapas. Na primeira, os candidatos realizarão diferentes provas e exames, enquanto na segunda etapa acontecerá o curso de formação profissional, que capacitará os servidores.
 

 

Umas das avaliações da primeira etapa será a prova prática de digitação, de caráter eliminatório. Nela, os candidatos terão 10 minutos para digitar um texto de 2 mil caracteres.

É uma etapa que exige um certo nível de atenção dos candidatos, uma vez que os mesmos serão avaliados quanto ao número de toques por minuto e o de erros cometidos durante a digitação do texto.

Excesso ou falta de letras, sinais e acentos, falta de espaço entre palavras, falta ou uso indevido de maiúsculas, parágrafos desiguais e desacertos similares serão considerados como erros.
 

Como chegar pronto para as provas discursivas do concurso PCDF


A prova terá valor de 10 pontos e, para ser aprovado, o candidato deverá obter pelo menos 6 pontos. Para ajudar na preparação dos futuros servidores, FOLHA DIRIGIDA conversou com o escrivão da PC DF Agnaldo Machado Cruz.

Agnaldo também é presidente da Associação dos Escrivães de Polícia da Polícia Civil do Distrito Federal (AESP/DF). Em entrevista, ele deu dicas sobre a prova prática de escrivão .

O escrivão conta que, para chegar bem nessa etapa, é preciso que o candidato esteja bem preparado e indica até que seja feito um curso de digitação, mas lembra da importância de se ter constância na preparação.

ASSINANTES FOLHA DIRIGIDA ACESSAM CONTEÚDO EXCLUSIVO SOBRE O CONCURSO PCDF

(Você precisa estar logado para conferir o conteúdo)

Convocados para a prova prática de digitaçao 


O concurso PCDF para o cargo de escrivão tem estipulado no edital o número de candidatos que terão as provas discursivas corrigidas no concurso. Respeitados os empates da última posição, a seleção terá cerca de 900 textos para correção.

Assine e tenha acesso completo ao conteúdo do Folha Dirigida