Polícia Civil-AL: veja o que caiu no concurso anterior

Confira como foram as etapas de avaliação do último concurso público da Polícia Civil de Alagoas.

Além da Polícia Militar, mais um concurso que está em pauta no Alagoas é o da Polícia Civil, para agente, escrivão e delegado. Embora os preparativos ainda estejam nos trâmites iniciais, a Secretaria de Planejamento reafirmou nesta terça, 19, à FOLHA DIRIGIDA, que é intenção da gestão lançar o edital. Por isso, aqueles que desejarem concorrer devem começar a preparação o quanto antes. 

A melhor referência de estudos pode ser o edital anterior, para os mesmos cargos, lançado em 2012. É importante lembrar, no entanto, que os candidatos precisam estar atentos às atualizações legislativas. Ainda assim, é provável que a estrutura de avaliação permaneça semelhante.

O concurso ofereceu 400 vagas, das quais 240 foram para agente de polícia, 120 para escrivão e 40 para delegado. Na época as remunerações eram de R$2.071,80 para os dois primeiros e de R$12.593,22 para delegado. Todos exigem formação em nível superior e, no caso de agente, ainda é preciso a Carteira de Habilitação. 

Último concurso é referência para candidatos da Polícia Civil-AL
(Foto: Divulgação)

Candidatos fizeram duas etapas de avaliação

Todos os candidatos do concurso foram avaliados por meio de vários exames divididos em duas etapas. A primeira variava de acordo com o cargo concorrido e a segunda consistiu no curso de formação policial, de caráter eliminatório e classificatório. Confira como foi a primeira etapa de cada cargo:

Agente de Polícia

Os candidatos a agente de polícia, que exige formação em nível superior e CNH, foram submetidos, na primeira etapa, a seis exames, sendo eles: 

- Prova objetiva
- Prova discursiva
- Capacidade física
- Avaliação psicológica
- Investigação social
- Exame médico

A prova de múltipla escolha foi dividida em duas partes, uma com 50 questões de conhecimentos básicos e outra com 70 de conhecimentos específicos. Ambas tiveram caráter eliminatório e classificatório e a aplicação teve quatro horas de duração. 

Como estudar leis por áudio?

A parte de conhecimentos básicos abrangeu Língua Portuguesa e noções de Informática. Já a parte de conhecimentos específicos tinha noções de Direito Constitucional, de Direito Administrativo, de Direito Penal, Direito Processual Penal, Legislação Complementar e Medicina Legal. A prova discursiva consistiu em apenas uma questão. Esta e as demais provas de primeira etapa tiveram caráter apenas eliminatório. 

Delegado de polícia 

No caso de delegados, a primeira etapa foi formada por:

- Prova objetiva
- Prova discursiva
- Capacidade física
- Avaliação psicológica
- Avaliação de títulos
- Investigação social
- Exame médico

A objetiva também foi dividida em duas partes de caráter eliminatório e classificatório, uma com 50 questões de conhecimentos básicos e outra com 70 de conhecimentos específicos. O exame foi aplicado no turno da tarde, com duração de cinco horas. 

Em conhecimentos básicos foram cobradas Língua Portuguesa e noções de Informática. Já em conhecimentos específicos caíram Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Penal, Direito Processual Penal, Direito Civil, Legislação Complementar e Medicina Legal. Neste caso, a prova discursiva foi formada por três questões. A etapa de investigação social foi classificatória e as demais apenas eliminatórias. 

Leitura de questões em concursos públicos

Escrivão de polícia

Para escrivão a primeira etapa teve:

- Prova objetiva
- Prova discursiva
- Capacidade física
- Prática de digitação
- Avaliação psicológica
- Investigação social
- Exame médico

A objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, consistiu em uma parte com 50 questões de conhecimentos básicos e outra com 70 de conhecimentos específicos. Também foi aplicada em quatro horas de duração. A parte de conhecimentos básicos abrangeu Língua Portuguesa e noções de Informática. Já a parte de conhecimentos específicos tinha noções de Direito Constitucional, de Direito Administrativo, de Direito Penal, Direito Processual Penal, Legislação Complementar e Medicina Legal. 

A discursiva foi composta também por apenas uma questão e teve caráter eliminatório e classificatório. As demais provas da primeira etapa tiveram caráter apenas eliminatório. 

Para se preparar melhor para o concurso da Polícia Civil de Alagoas confira o banco de provas para download da FOLHA DIRIGIDA

São esperadas vagas de agente, delegado e escrivão

O documento publicado no DO não menciona o quantitativo de vagas que serão ofertadas, já que ainda é necessária uma análise dos quadros da instituição para tal conclusão. No entanto, em 2016 a Delegacia Geral do órgão também solicitou ao Gabinete Civil a abertura de um concurso público para o preenchimento de, no mínimo, 300 vagas. 

Tendo em vista que já completam dois anos desde que este pedido foi feito, é provável que o déficit dos quadros tenha aumentado. A solicitação era de, pelo menos, 80 vagas de escrivão, 20 de delegado e 200 de agente. 

Prepare-se para o concurso da Polícia Civil-AL

Quem se prepara com antecedência tem mais chances de ser aprovado. Mesmo que esteja previsto apenas para depois das eleições, os futuros candidatos da Polícia Civil-AL devem começar a se preparar o quanto antes. Para ajudar, confirma o material de estudos da FOLHA DIRIGIDA:

Baixe o e-book "10 erros que você não pode cometer em teste físico":



CADASTRE-SE

Para ter acesso a este conteúdo

CADASTRE-SE


Comentários